Outros As dores de cabeça e enxaquecas

Dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 9 janeiro 2025
Dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer

Quase todo mundo já teve dor de cabeça alguma vez na vida. Na maioria das vezes, é um incômodo passageiro, que não causa preocupação. No entanto, muitas pessoas sentem dor de cabeça ao acordar e não sabem o motivo, o que pode acabar atrapalhando suas atividades diárias, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

Ter insônia, apresentar bruxismo e sofrer com roncos ou apneia durante o sono são algumas das causas desse tipo de dor de cabeça ao despertar. Recomendamos que continue lendo este artigo do umCOMO para saber mais sobre dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer.

Índice
  1. Insônia
  2. Bruxismo
  3. Ronco e apneia
  4. Álcool e medicamentos
  5. Dormir em uma posição ruim ou usar o travesseiro errado
  6. Fome e sede
  7. Falta de cafeína

Insônia

A característica principal da insônia é a dificuldade de manter um sono contínuo e, consequentemente, de dormir bem. É comum que, ao sofrer de insônia, você acorde com uma sensação de pressão na cabeça ou com cefaleias. Essa situação costuma ocorrer em períodos de muito estresse, podendo também estar associada à gravidez, depressão, menopausa ou andropausa.

A insônia pode ser tratada de várias formas, dependendo de sua duração, intensidade e da causa. O tratamento começa geralmente com a adoção de hábitos que ajudam a conciliar o sono e o uso de suplementos naturais que facilitam o sono sem causar dependência, como o triptofano, a melatonina, o espinheiro-branco e a papoula-da-califórnia.

Nos casos mais graves de insônia, pode ser necessário recorrer à psicoterapia e até mesmo a tratamentos com medicamentos, como antidepressivos indutores do sono e ansiolíticos.

Recomendamos que confira estas opções que podem ajudar na insônia: "Quais são os ansiolíticos naturais - 10 opções poderosas".

Bruxismo

O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes de forma inconsciente, seja durante o dia (bruxismo de vigília) ou à noite (bruxismo do sono). Ao pressionar ou tensionar tanto a área da mandíbula, a região da cabeça também é afetada, causando dor de cabeça ao despertar. Entre as principais causas do bruxismo estão fatores genéticos, doenças do sistema nervoso central, o uso de certas drogas ou medicamentos, estresse emocional, desequilíbrio dos neurotransmissores cerebrais e alguns distúrbios do sono, como apneia e insônia.

O tratamento do bruxismo é indolor e pode exigir uma abordagem multidisciplinar. Ele inclui o uso de placas oclusais dentárias para evitar o desgaste dos dentes e facilitar o relaxamento dos músculos mastigatórios. Além disso, são indicadas fisioterapia crânio-mandibular, técnicas de controle da ansiedade e do estresse, como respiração diafragmática, biofeedback ou mindfulness.

Ronco e apneia

A presença de ronco e apneia é outra das causas da dor de cabeça ao despertar. Essas condições causam interrupções intermitentes na respiração, fragmentando o sono e tornando-o superficial. Isso provoca cansaço e dores de cabeça pela manhã. Além disso, agravam ou podem desencadear doenças como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou acidentes cerebrovasculares.

O tratamento inicial do ronco e da apneia inclui a correção de certos hábitos de vida, como a redução do consumo de álcool e tabaco, além do controle do excesso de peso. Nos casos moderados, é comum a aplicação de um tratamento odontológico com dispositivos de avanço mandibular, que melhoram a respiração durante o sono.

Nos casos mais graves, geralmente é necessário o uso de um CPAP, um pequeno compressor que introduz ar sob pressão por meio de um tubo conectado a uma máscara facial. Também pode ser indicada uma cirurgia na via aérea superior.

Evite outros desconfortos descobrindo "Qual o melhor lado para dormir".

Dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer - Ronco e apneia

Álcool e medicamentos

O consumo excessivo de álcool pode causar dor de cabeça ao despertar, sendo um dos sintomas mais comuns da ressaca. Além disso, o uso de certos medicamentos pode ter a dor de cabeça como efeito colateral.

É frequente a dor de cabeça associada ao uso de adesivos transdérmicos de opioides, utilizados no controle da dor crônica. Também é comum a dor de cabeça causada pelo uso excessivo e prolongado de analgésicos, como o paracetamol.

Se sua dor de cabeça ao despertar for causada pelo consumo excessivo de álcool, beba bastante água. Você também pode tomar um analgésico suave de venda livre, como o paracetamol. Caso seja um efeito colateral de algum medicamento, identifique qual é e procure um médico para que ele seja eliminado gradualmente.

Veja também este outro artigo sobre "Truques para curar a bebedeira".

Dormir em uma posição ruim ou usar o travesseiro errado

O uso inadequado do travesseiro ou dormir em uma posição ruim também pode causar dor de cabeça ao despertar, já que isso pode provocar tensão muscular no pescoço e na cabeça. Para evitar esse problema, utilize um travesseiro que mantenha o pescoço e a cabeça alinhados com o eixo da coluna vertebral.

Fome e sede

Não comer o suficiente no dia anterior ou manter um jejum prolongado pode causar dor de cabeça ao despertar. Essa situação pode desencadear ou agravar enxaquecas devido à queda nos níveis de açúcar no sangue. Para pessoas que sofrem frequentemente de enxaquecas, pular o jantar ou comer muito pouco à noite pode ser um fator desencadeante da dor de cabeça pela manhã. Por outro lado, um jantar muito pesado pode ter o mesmo efeito devido ao excesso de açúcar no sangue.

A desidratação é outro fator importante a considerar. Portanto, manter uma dieta equilibrada, sem pular refeições, e garantir uma boa hidratação pode ser suficiente para eliminar a dor de cabeça ao acordar.

Dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer - Fome e sede

Falta de cafeína

Esquecer de tomar um café pela manhã pode desencadear dor de cabeça ao despertar, especialmente se você consome mais de 200 miligramas de cafeína por dia. Uma xícara de café contém normalmente entre 80 e 100 miligramas de cafeína por 240 mililitros. Essa reação também pode ocorrer se você estiver reduzindo ou deixando de consumir café intencionalmente.

Ao consumir cafeína, a dor geralmente desaparece rapidamente. Lembre-se de que a cafeína também está presente em outras bebidas, como energéticos, alguns refrigerantes e chás. Caso deseje parar de consumir café, saiba que essas dores ou incômodos durarão alguns dias, mas irão passar. Enquanto isso, beba bastante água, tome algum analgésico suave, se necessário, e procure dormir ou descansar o máximo possível.

Agora que você já sabe por que sente dor de cabeça ao despertar e o que fazer conforme a causa, sugerimos que leia também este outro artigo sobre "Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor de cabeça ao despertar: causas e o que fazer