Posições para dormir

Qual o melhor lado para dormir

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 junho 2023
Qual o melhor lado para dormir

Um descanso correto é essencial para o benefício da saúde humana. Dormir por um determinado número de horas e a qualidade ideal do sono depende de vários fatores, sendo um deles a posição em que você dorme. Nesse sentido, uma das dúvidas mais frequentes é sobre qual é o melhor lado para dormir à noite, ou seja, se é o esquerdo ou o direito.

Para um descanso correto e reparador, é importante seguir uma série de hábitos como evitar o consumo de álcool, tabaco, desligar os aparelhos eletrônicos mais utilizados (telefones celulares, computadores e tablets, entre outros) ou não beber muita água momentos antes de adormecer. Apesar da existência de diferentes posições para dormir, nem todas são adequadas.

Para descobrir qual o melhor lado para dormir, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como dormir melhor
Índice
  1. Qual o melhor lado para dormir
  2. Lado certo para dormir: benefícios do lado esquerdo
  3. Melhores posições para dormir

Qual o melhor lado para dormir

Dormir de lado é uma das melhores opções para descansar, adormecer e, ao mesmo tempo, manter uma postura correta da coluna. O lado esquerdo é considerado o melhor para dormir, pois com essa posição a coluna fica alinhada e em posição neutra.

Para que você durma bem e mantenha a coluna alinhada, é necessário ajustar um travesseiro ou almofada entre as coxas. Desta forma, você conseguirá manter uma postura adequada para a coluna e evitará que seus joelhos batam enquanto você dorme.

O travesseiro utilizado deve ser duro, mas ter a capacidade de se adaptar ao formato da sua cabeça. O braço que está abaixo de você é preferível que você o deixe na borda do travesseiro em vez de ficar abaixo dele, pois o peso de sua cabeça pode causar cãibras nesse braço.

Qual o melhor lado para dormir - Qual o melhor lado para dormir

Lado certo para dormir: benefícios do lado esquerdo

O lado esquerdo na hora de dormir é o que traz mais benefícios para a saúde, por isso é importante se adaptar a essa posição para adormecer. Estes são os principais benefícios:

Ajuda o bom funcionamento do coração

Dormir do lado esquerdo é a melhor opção para o seu coração se beneficiar, já que esta posição permite que ele bombeie o sangue com mais facilidade. Isso se deve à gravidade, já que a veia aorta sai do coração, arqueando para o lado esquerdo, chegando até o abdômen.

Benefícios para o cérebro e drenagem linfática

A drenagem linfática cerebral é um processo muito útil para eliminar resíduos do sistema nervoso, que são muito prejudiciais à saúde. Esses nós estão em sua maioria do lado esquerdo e, por isso, o mesmo não acontece quando você dorme do lado direito.

Benefícios na digestão

Dormir do lado esquerdo é uma opção melhor do que dormir do lado direito quando se trata de digestão. Essa postura permite que o estômago e o pâncreas fiquem em uma posição natural. Além disso, desta forma, os resíduos de alimentos que seu corpo precisa expelir tem um caminho mais fácil através do intestino grosso para o cólon.

Melhora da circulação

Dormir para o lado esquerdo deixa a veia cava livre, pois assim nenhum órgão exerce pressão sobre ela. Por isso, essa posição facilita uma melhor circulação sanguínea e evita um esforço extra do sangue carregado de oxigênio que sai da aorta.

Alívio da dor nas costas

Se você sofre de dor crônica nas costas, pode se beneficiar muito ao dormir do lado esquerdo. Ao deitar nessa posição na cama à noite por pelo menos algumas horas, você conseguirá aliviar a pressão na coluna e, assim, dormir e acordar melhor.

Recomendado para gestantes

Durante a gravidez, é altamente recomendável dormir sobre o lado esquerdo, pois melhora a circulação sanguínea e ajuda a aliviar a pressão nas costas. Com esta posição, consegue-se também que o útero fique em uma posição em que não exerça pressão sobre o fígado. Além disso, aumenta o suprimento de sangue para os rins, o útero e o feto.

Qual o melhor lado para dormir - Lado certo para dormir: benefícios do lado esquerdo

Melhores posições para dormir

Depois de aprender que o lado esquerdo é o melhor lado para dormir porque traz múltiplos benefícios para a saúde, no umCOMO te ajudamos a descobrir quais são as melhores posições para dormir. São as seguintes:

  • A posição fetal: ou seja, as pernas levemente dobradas permitirá aliviar a tensão lombar.
  • Dormir de lado: é a posição mais recomendada pelas suas vantagens, pois permite evitar dores cervicais e nas costas, melhorar a respiração, diminuir o ronco e o refluxo gastroesofágico.
  • Dormir de barriga para cima: apesar de não ser a posição mais ideal para um bom descanso, pode ser correta desde que você use um travesseiro que mantenha a cabeça reta, para que a coluna fique totalmente alinhada. Esta posição não é recomendada para pessoas que sofrem de apnéia do sono, pois pode acentuar os sintomas.

Agora que você já sabe qual é o melhor lado para dormir, não perca estes artigos sobre Como fazer para dormir bem e Como relaxar antes de dormir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o melhor lado para dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual o melhor lado para dormir