Quais são os remédios para dormir
Dos hábitos imprescindíveis do cotidiano, uma boa noite de sono com certeza está no topo da lista, junto com a alimentação, por exemplo. Uma noite mal dormida pode acabar com o nosso humor, com o nosso dia, além de prejudicar o nosso desempenho no trabalho ou nos estudos. O sono não é apenas uma necessidade do cérebro de descansar, é a necessidade do corpo de recarregar as energias. Não obstante, existem pessoas que acabam desenvolvendo dificuldade de pegar no sono, e é para isso que existem os remédios que os ajudam a dormir.
Neste artigo, umComo apresenta alguns dos remédios para dormir mais receitados pelos médicos, estes que geralmente podem ser comprados na farmácia, com retenção de receita, e possuem tarjas como a tarja preta ou vermelha.
Remédios para dormir prescritos
Os remédios para dormir que os médicos mais costumam receitar são (princípio ativo ao lado):
- Xanax - Alprazolam
- Valium - Diazepam
- Lexotan - Bromazepam
- Tranxilene - Clordiazepóxido
- Dalmadorm - Flurazepam
Estes remédios enquadram se na classe dos tarja preta ou tarja vermelha, ou seja, para adquiri-los é necessário ter a receita médica. Isto acontece porque o paciente jamais deve medicar a si mesmo, não só pelo fato de que podem haver compostos dos quais ele é hipersensível (alérgico); mas também porque existem outras limitações, compostos recomendados e compostos que devem ser evitados, e isto cabe ao médico avaliar a situação. A causa da insônia também é levada em consideração no diagnóstico.
Remédios para dormir naturais
Além dos remédios farmacêuticos, existem aqueles naturais que proporcionam uma noite de sono mais bem dormida, como por exemplo o chá de capim limão ou camomila, o suco ou chá de maracujá; receitas estas com propriedades calmantes que podem combater a insônia, a ansiedade e irritabilidade e até os transtornos nervosos.
Veja também, em nosso site, artigos que falam sobre métodos para ajudar a ter uma boa noite de sono:
Vantagens e desvantagens de se medicar para dormir
Vantagens de se usar remédios para dormir:
- O efeito é mais rápido e duradouro;
- Ajuda a manter o sono, além de te fazer adormecer;
- Diminuem a ansiedade, o estado de alerta, trazendo mais tranquilidade.
Desvantagens e efeitos colaterais dos remédios para dormir:
- O sono pode ser prolongado para o dia, atrapalhando a atenção e alerta da pessoa, algo que deve ser visto pelo médico se você, por exemplo, trabalha com máquinas ou algo que exija a sua atenção por segurança.
- Os medicamentos podem viciar, fazendo com que o paciente tenha dificuldade de dormir sem ele; causam dependência química.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os remédios para dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.
Conselhos
- Lembrando que mesmo com a facilidade de acesso à informação de hoje em dia, você jamais deve se auto medicar. O seu médico é quem sabe qual o melhor remédio para você, por isso, não deixe a consulta de lado.