Como dormir no calor


Conseguir dormir com calor é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Dormir e descansar bem durante o verão não é simples porque as altas temperaturas afetam a qualidade do sono. Por isso, manter seu quarto fresco é a melhor solução para dormir bem, e uma das mais óbvias é usar o ar-condicionado.
No entanto, utilizar esse aparelho por muitas horas implica um gasto energético e econômico significativo. Truques como beber mais água, abrir as janelas e tomar um banho quente antes de ir para a cama são muito simples e eficazes. Para saber como dormir no calor e conhecer as melhores dicas para descansar bem, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
- Beba mais água
- Abra as janelas
- Tome um banho quente antes de dormir
- Faça uma compressa úmida
- Durma com gelo
- Reduza a iluminação e deixe o ambiente mais escuro
- Desligue os eletrônicos
- Coloque os lençóis no congelador
- Use roupa de cama respirável
- Escolha um bom colchão
- Use pijamas largos e de algodão
- Mantenha distância
- Use o ventilador
Beba mais água
Beber um copo de água gelada antes de dormir ajudará a refrescar e hidratar seu corpo, reduzindo a sensação de calor interno. Além disso, você repõe a perda de líquidos causada pelo suor durante o dia e à noite. Manter-se bem hidratado também melhora a circulação e favorece um descanso mais profundo e reparador. Mas evite tomar água em excesso logo antes de deitar para não precisar ir ao banheiro durante a noite, ou pelo menos não várias vezes.
Abra as janelas
Se você perceber que está ventando um pouco, mesmo que não seja um vento muito fresco, e a umidade não estiver muito alta, deixe as janelas abertas durante a noite para que a brisa entre no seu quarto. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas esquecem de abri-las quando começa a anoitecer para que o ambiente vá esfriando antes de dormir. Além disso, se possível, crie correntes cruzadas de ar abrindo portas ou janelas opostas para melhorar a circulação.

Tome um banho quente antes de dormir
Tomar um banho quente se estiver com calor antes de dormir é uma boa opção, até melhor do que com água fria. Se for frio, seu corpo reduz rapidamente o fluxo sanguíneo na pele, e minutos depois você sentirá calor novamente quando o fluxo aumentar. Já um banho quente aumenta a circulação sanguínea na pele e ajuda o corpo a perder calor.
Faça uma compressa úmida
É um método clássico e eficaz para baixar a temperatura do corpo durante a noite. Umedeça um pano ou toalha e coloque-o sobre o corpo ou na testa. Tome cuidado para não exagerar na água e evite molhar os lençóis. Você também pode aplicá-lo em áreas estratégicas, como pescoço, pulsos, virilhas ou tornozelos, onde o calor se concentra mais, para um alívio mais rápido.
Durma com gelo
Se você tiver gelo no congelador, pegue um saco plástico e envolva-o em um pano de prato ou toalha pequena. Depois, coloque-o na cama na área que achar mais confortável. É um alívio instantâneo: posicione a bolsa de gelo nos pontos de pulso como pescoço, pulsos, virilha, cotovelos, atrás dos joelhos e até nos tornozelos. O frio se espalhará rapidamente pelo corpo e você sentirá uma sensação refrescante quase imediatamente.

Reduza a iluminação e deixe o ambiente mais escuro
Qualquer lâmpada, mesmo que pareça pequena, emite calor e pode esquentar o quarto sem que você perceba. Aproveite a luz natural durante o dia e limite ao máximo o uso de luzes artificiais à noite, especialmente antes de dormir. Além disso, manter o quarto com pouca luz ajuda o corpo a se preparar melhor para o descanso e a ficar mais fresco.
Desligue os eletrônicos
Assim como é importante apagar as luzes, também é bom desconectar os aparelhos eletrônicos sempre que possível. Dispositivos como celular, computador ou televisão emitem luz e calor, o que dificulta pegar no sono e aumenta a sensação de abafamento. Guarde-os pelo menos uma hora antes de ir para a cama para relaxar a mente. Aproveite esse momento para ler um livro, meditar ou simplesmente descansar em silêncio.
Coloque os lençóis no congelador
Dobre seus lençóis, coloque-os em um saco plástico e leve ao freezer enquanto termina de se arrumar antes de dormir. Não os deixe muito tempo, mas o suficiente para esfriarem. Depois, coloque-os na cama para uma sensação de alívio temporário enquanto você pega no sono.
Use roupa de cama respirável
Roupas de cama de boa qualidade e leves são respiráveis, ou seja, não retêm o calor do corpo. Tente deixar o mínimo de calor possível preso sob os lençóis para ser mais fácil se sentir confortável e fresco enquanto adormece.
Neste outro artigo, mostramos quais são os "Tipos de lençol e como escolher".

Escolha um bom colchão
Escolher um colchão de qualidade é fundamental para dissipar o calor do corpo de forma mais eficaz do que com outros modelos básicos. Procure materiais respiráveis e frescos, como os que incorporam tecnologias de ventilação ou tecidos termorreguladores. Assim, você evita o acúmulo de calor enquanto dorme. Investir em um bom colchão não só melhora seu descanso no verão, mas durante todo o ano.
Use pijamas largos e de algodão
Se você gosta de dormir de pijama mesmo no verão, escolha um de algodão, solto e macio, para se manter fresco durante a noite. Esse tipo de tecido permite a circulação do ar e favorece a transpiração natural, além de absorver o excesso de suor e evitar irritações na pele. Além disso, por ser leve e confortável, ajuda a pegar no sono mais facilmente nas noites mais quentes.

Mantenha distância
Se você dorme sozinho, isso não será um problema, mas, para quem dorme acompanhado e sente calor, manter uma distância mínima evita o aumento da temperatura corporal causado pelo contato físico. Pode não parecer muito romântico, mas pode ser necessário dependendo do calor da noite.
Use o ventilador
Um ventilador é mais barato que um ar-condicionado, pelo menos na hora da compra. Ligue um durante as primeiras horas da noite para que o ar circule suavemente até você adormecer. Esse aparelho ajuda a reduzir a sensação de calor no quarto. Além disso, se colocar uma tigela com cubos de gelo na frente do fluxo de ar do ventilador, a brisa chegará um pouco mais fresca ao seu corpo.
Neste post falamos respondemos a seguinte dúvida: "Dormir com o ventilador ligado faz mal?".
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dormir no calor, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.