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Como dormir com barulho - conselhos eficazes!

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 agosto 2020
Como dormir com barulho - conselhos eficazes!

Dormir é um dos grandes prazeres da vida mas, para isso, necessitamos de estar extremamente relaxados e, assim, descansar confortavelmente. No entanto, isto nem sempre é possível graças aos ruídos externos que podem ser muito incômodos, como o ronco do parceiro, o zumbido de um pernilongo ou o som dos carros na rua.

Por esse motivo, o umCOMO quer te ajudar a solucionar este problema sem ter de pedir a alguém para dormir no sofá. Existem várias soluções práticas para dormir com barulho, como é o caso do uso de tampões de ouvido, protetores ou fones de ouvido, alterações na rotina de sono do parceiro caso ele ronque ou instalação de telas nas janelas no caso dos pernilongos. Continue lendo este artigo para conhecer melhor as soluções para a sua insônia, de acordo com cada causa que a provoca.

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Malefícios de dormir pouco

O ideal para o nosso corpo é dormir entre 7 e 8 horas, embora dormir não seja o mesmo que descansar. Muitas vezes conseguimos dormir, mas não descansamos devido a ruídos incômodos e, como resultado, começamos a ter o que se chama de "sono acumulado", que não é mais do que uma série de malefícios de dormir pouco ou mal:

  • Falta de rendimento durante o dia: se você não dorme bem graças ao barulho, o mais provável é que esteja tão cansado no dia seguinte que nem a cafeína ajuda. Como resultado, o seu rendimento diário será inferior, o que se manifesta a nível profissional e doméstico.
  • Desequilíbrio emocional: a longo prazo, dormir mal pode provocar consequências graves como o desequilíbrio emocional. Quando você não descansa bem, começa a ficar frustrado e aborrecido sem motivo, alterando assim seus sentimentos habituais.
  • Problemas de concentração e memória: se você dormir pouco ou mal durante muito tempo, é normal que o seu cérebro perca forças. Caso seja necessário estudar, você terá muitas dificuldades em reter informação na memória.
  • Ansiedade para comer: quando não descansamos o suficiente, o cérebro pede grandes quantidades de açúcar para compensar a perda e poder suportar o dia corretamente. Se a falta de descanso é recorrente, os malefícios de dormir pouco podem incluir obesidade, diabetes e outros problemas de saúde devido ao excesso de glucose no organismo, reduzindo a esperança de vida.
  • Debilitamento do sistema imunológico: um dos motivos pelos quais você necessita dormir bem é para que o seu organismo se recupere durante a noite. Caso contrário, o nosso corpo não pode realizar esta tarefa, enfraquecendo o sistema imunológico e abrindo o caminho para contrair doenças.
Como dormir com barulho - conselhos eficazes! - Malefícios de dormir pouco

Como dormir com barulho de ronco

Sabemos que pode ser muito incômodo compartilhar a cama com alguém que ronca. Por esse motivo, sugerimos algumas soluções para dormir como barulho de ronco:

  • Comprar um umidificador: muitas vezes, a secura do ambiente é a causa do ronco. Logo, usar um umidificador no ambiente pode se ruma solução eficaz. Contudo, se essa é a causa principal dos roncos, esta solução apenas funciona a curto prazo.
  • Corrigir a postura de dormir: na maioria das vezes, os roncos são produzidos quando a pessoa dorme de barriga para cima, já que a garganta se oprime com a força da gravidade. Neste caso, a solução consiste em dormir de lado. Você pode pedir ao seu parceiro para tentar dormir nesta postura, ao invés de barriga para cima. Contudo, se ele se move durante a noite e muda de postura, voltará a roncar - tente acordá-lo e pedir que volte à postura de lado.
  • Peça que ele inicie uma dieta: está comprovado que, quanto maior for o volume corporal de uma pessoa, mais ela ronca durante a noite. Isso acontece porque o excesso de peso aumenta a propensão para sofrer de apneia do sono. A dieta contribuirá para melhorar o estado geral de saúde do seu companheiro, mas também diminuirá ou eliminará os roncos, fazendo com que você durma melhor.
  • Tiras nasais: existem bandas ou tiras nasais nos supermercados e nas farmácias que previnem os roncos. Este produto ajuda a abrir os orifícios nasais, permitindo que a pessoa respire melhor e deixe de roncar em simultâneo.

Se você quer saber mais sobre este tema, confira esse artigo que explica como parar de roncar naturalmente.

Tampão de ouvido para dormir

Outra solução é usar tampão de ouvido para dormir e não escutar o ruído. Você pode encontrá-los em farmácias e em alguns supermercados. Existem diversos tipos e cores e você deve buscar os mais indicados para o seu caso. Os tipos de tampão de ouvido para dormir que você pode encontrar são:

  • Tampão de ouvido de silicone: perfeitos para quem está tentando dormir com ruído. São facilmente adaptáveis ao interior do ouvido, permitindo que você durma confortavelmente. Embora não seja habitual, podem ser encontrados em versões modeláveis.
  • Tampão de ouvido de espuma: estes tampões são modeláveis e podem ser colocados nos ouvidos apertando ligeiramente. Uma vez no ouvido, a espuma volta a expandir, adaptando-se assim ao canal auditivo. Perfeitos para quem busca tampar completamente a entrada dos ouvidos.
  • Tampão de ouvido de cera: os melhores para quem tem problemas de alergia, já que são hipoalergênicos, modeláveis e cômodos. São facilmente adaptáveis ao ouvido e são perfeitos para dormir.
Como dormir com barulho - conselhos eficazes! - Tampão de ouvido para dormir

Protetor de ouvido para dormir

Também existem protetores ou fones de ouvido para dormir. Podem ser encontrados em supermercados, embora sejam um pouco menos seguros porque se deslocam quando nos movimentamos durante a noite.

Consistem, basicamente, numa cinta ou tira que se coloca na cabeça, desde a parte da frente até à nuca, passando pelos ouvidos. Desse modo, o ouvido fica totalmente coberto pela tira, bloqueando o ruído externo.

Dica: Se a origem do barulho é um vizinho baladeiro ou um bar próximo, confira Como denunciar som alto - Números e recomendações.

Como dormir com barulho de pernilongo

O zumbido do pernilongo também pode ser um obstáculo na hora de cair do sono. Além disso, os pernilongos podem ser veículos de doenças como viroses ou dengue. Algumas técnicas podem te ajudar a manter os pernilongos longe do seu quarto e, assim, permitir que você possa dormir tranquilamente:

  • Evite o acúmulo de água pela casa;
  • Instale telas em portas e janelas;
  • Impregne as telas com inseticida (matando os pernilongos que conseguem passar);
  • Use repelente caseiro para insetos.

Sugestão: Além de todas estas para dicas para dormir com barulho, algumas soluções naturais também podem ser muito eficazes nesta missão. Descubra os remédios caseiros para dormir bem nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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