Dormir com ou sem travesseiro?


Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. Um bom descanso permite recarregar o corpo com a energia necessária para enfrentar as obrigações do dia a dia. Saber se o travesseiro influencia positiva ou negativamente suas horas de sono é importante para tomar medidas a respeito e escolher o mais adequado para você.
Conforme a posição corporal em que você costuma dormir, é melhor dormir com ou sem travesseiro. Por isso, não há uma resposta geral para essa questão: tudo depende de cada pessoa. Para saber mais sobre dormir com ou sem travesseiro e qual é a melhor forma, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
É melhor dormir com ou sem travesseiro?
Dormir sem travesseiro é bom para algumas pessoas, principalmente se for feito de forma correta e conforme a postura ao dormir. Geralmente, dormir sem travesseiro é mais adequado para quem dorme de bruços, pois essa posição pode causar tensão no pescoço se for usada um travesseiro grosso.
Nessa postura, ao dormir sem travesseiro, você evita que a cabeça fique em uma posição desconfortável. Em caso de dúvida sobre ser melhor dormir com ou sem travesseiro para a dor cervical, lembre-se de que dormir sem travesseiro pode aliviar essa dor. Por isso, no umCOMO recomendamos dormir sem travesseiro se você dorme de bruços e sofre de dores cervicais.
No entanto, para quem dorme de costas ou de lado, o travesseiro é necessário. A falta de suporte pode causar mais problemas do que benefícios. Nesses casos, o travesseiro contribui para manter o alinhamento natural do pescoço e da coluna, reduzindo a possibilidade de desenvolver tensões ou dores nessas áreas.
Como escolher um travesseiro para dormir bem
Assim como acontece com os colchões, os travesseiros podem ser macios, acolchoados ou firmes. Não há uma opção melhor que a outra, pois a escolha do melhor travesseiro depende da postura em que você dorme. A largura do travesseiro deve ser maior que a dos seus ombros, e a altura varia conforme a sua postura ao dormir.
Travesseiros macios ou baixos (10 centímetros)
Esses travesseiros suportam tanto a cabeça quanto a parte superior dos ombros. São ideais para crianças pequenas e adultos que dormem de bruços.
Travesseiros acolchoados ou médios (entre 12 e 13 centímetros)
São travesseiros que suportam a cabeça, a parte superior dos ombros e o pescoço. Proporcionam um conforto aconchegante e maleável, perfeito para quem dorme de costas ou de lado, pois envolvem a cabeça delicadamente.
Travesseiros firmes ou duros (15 centímetros)
Esses travesseiros são resistentes à pressão do peso da cabeça. Além disso, oferecem um bom suporte para o pescoço. São ideais para quem dorme de lado, pois mantêm o pescoço e a cabeça bem alinhados com o eixo da coluna vertebral.

Quando é bom dormir sem travesseiro?
Dormir sem travesseiro é a melhor opção se você dorme de bruços, pois evita que sua cabeça se incline para os lados ou para trás, algo que poderia acabar causando tensões nas costas e no pescoço com o passar do tempo.
Dormir sem travesseiro também ajuda a melhorar a circulação sanguínea em algumas pessoas, já que a cabeça fica mais alinhada com o resto do corpo. Outro grande benefício de dormir sem o suporte de um travesseiro é a possibilidade de reduzir a pressão sobre a pele do rosto e as rugas faciais. Usar um travesseiro para dormir, especialmente se for muito alto ou firme, pode criar vincos na pele. Isso poderia contribuir, com o tempo, para o envelhecimento prematuro.
Dormir sem travesseiro também incentiva a adoção de uma postura mais neutra, um fator que ajuda algumas pessoas a melhorar a respiração durante o sono, já que não comprime tanto a garganta.
Uma das questões que mais podem interessar sobre dormir com ou sem travesseiro está relacionada às costas, principalmente se você sofre de problemas ou dores constantes nessa área do corpo. Dormir sem travesseiro ajuda a melhorar alguns desses problemas, especialmente se você dorme de bruços, pois a curvatura anormal da coluna vertebral é reduzida.
Então, dormir sem travesseiro elimina a corcunda? Se você dorme de bruços, isso ajudará a reduzi-la. Por outro lado, para quem dorme de costas ou de lado, a ausência de um travesseiro pode piorar a dor nas costas, já que não há o suporte adequado.
Adaptar a postura para dormir sem travesseiro
Se você dorme de costas, experimente usar um travesseiro bem fino ou colocar uma toalha pequena enrolada embaixo do pescoço para dar um pouco de suporte enquanto você se acostuma com a nova postura. E se você dorme de lado, tente colocar uma almofada entre os joelhos para manter a coluna alinhada e evitar tensões adicionais.
Agora que você já sabe se é melhor dormir com ou sem travesseiro, recomendamos a leitura deste outro post sobre "Como dormir com dor no nervo ciático".
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Dormir com ou sem travesseiro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.