Partilhar

Como tratar a coceira no ânus

Como tratar a coceira no ânus

A coceira no ânus é normalmente causada pelo crescimento excessivo da Candida albicans que é uma verminose comum, especialmente em crianças, no entanto isto pode ser consequência de outras condições como, por exemplo as hemorroidas, fissura anal, infeções de pele, micose, etc. Esta condição pode ser facilmente tratada com base de medicamentos, higiene cuidada e com uma alimentação adequada ao seu problema. Neste artigo do umCOMO você vai entender como tratar a coceira no ânus, o que pode ser e como prevenir este mal.

Causas da coceira no ânus

Você precisa saber se a causa da sua coceira anal é derivada de alguma doença. Normalmente as doenças que podem gerar coceira no ânus são micose, fístula anal, hemorroidas, fissura anal, dermatite, eczema atópico, infecção da pele, psoríase e lesões malignos do reto e ânus. Diferencie os sintomas de cada uma:

  • Candidíase anal: a candidíase mucocutânea, causada pelo fungo Candida albicans é uma das causas mais comuns da coceira anal. Além do prurido, vermelhidão e ardência são sintomas comuns. Quando não tratada ela pode evoluir para fissuras anais, que também causam coceira e dor;
  • Micose: prurido anal e possíveis manchas brancas e vermelhas na região e descamação
  • Hemorroidas: coceira, sangramentos ocasionais na hora de evacuar, muco na zona retal e dor (e sim, hemorroida coça à noite também);
  • Fissura anal: coceira, queimação, dor intensa e aguda no ânus e sangue nas fezes;
  • Infecções de pele, dermatite, eczema atópico e psoríase: sensação de assadura, coceira intensa. Conheça todos os tipos de dermatite;
  • Lesões do reto e do ânus: dor e coceira;
  • Verrugas anais causadas por HPV: podem gerar coceira, ardência, umidade e sangramento na região;
  • Falta de higiene: coceira;
  • Vermes: coceira no ânus durante a noite;
  • Alimentação desregulada: o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas, produtos lácteos, muito açúcar e alimentos gordurosos pode gerar irritações que causam coceira no anal. Se você exagera nesses ingredientes, considere também esta causa.

Coceira no ânus podem ser vermes

Um dos principais sintomas do oxiúrus é a coceira no ânus durante a noite. Os parasitas Enterobius vermicularis podem passar a viver no nosso corpo depois que ingerimos seus ovos acidentalmente por alimentos ou bebidas contaminadas. O ciclo de vida dele dentro do corpo humano tem uma duração que varia de 15 a 45 dias.

Coceira anal por falta de higiene e alimentação

Nem sempre a coceira pode é derivada de uma doença, mas sim de condições como uma higiene incorreta do ânus, falta de cuidados de higiene durante a relação sexual anal, em situações de fezes duras em pessoas que costumam ter prisão de ventre ou devido a uma transpiração excessiva no local. Além disso, a diarreia prolongada também pode causar coceira no ânus, assim como o uso de roupas íntimas de material sintético. Frutas ácidas, chocolate, refrigerantes e café também podem originar coceira no ânus.

Pomadas para coceira anal

Caso a coceira no ânus seja causada a uma destas doenças, é preciso combater primeiro a doença para que de seguida, caso a coceira não desapareça logo após da doença, poder tratar somente a coceira. No entanto se você estiver a fazer um tratamento o médico pode lhe receitar pomadas à base de corticoides ou talco de óxido de zinco e cânfora para aliviar o incômodo.

Pomada para coceira no ânus por candidíase

Nestes casos existem várias formas de tratar a coceira do ânus. Se for o excesso de crescimento da Candida albicans poderá usar cremes antifúngicos, talcos, pomadas ou spray prescritos ou comprados na farmácia. O medicamento mais comercializado para este problema é o Cetoconazol creme ou também conhecido com Nizoral.

Como tratar a coceira no ânus - Pomadas para coceira anal
Imagem: drogariaprimus.com.br

Cuidados para evitar coceira no ânus

Se estiver nestas condições deve limpar a região anal sempre com água e sabão, evitando ao máximo neste período usar papel higiênico para não criar mais irritações. A fricção do papel higiênico na pele irritada, pode originar ainda mais coceira.

Caso esteja com diarreia, deverá evitar alimentos que piorem esta condição. Além disso, também deverá evitar alimentos que causem diarreia. Tenha uma alimentação mais cuidada consumindo menos glúten e açúcares. Tente comer mais arroz, amêndoas, batata e outros alimentos sem glúten e sem serem condimentados.

Caso o motivo da sua coceira anal seja a prisão de ventre o mais aconselhado é beber bastantes líquidos e alimentos ricos em fibra. Também é importante não usar nem aplicar produtos que possam irritar a zona na região anal como por exemplo produtos que contenham álcool, corantes ou perfume. Use de preferência roupa interior de algodão ou de linho.

Caso a coceira anal persista por mais duas semanas é aconselhável marcar consulta com o seu médico, pois pode ser necessário fazer um tratamento mais rigoroso com medicação prescrita.

Remédios caseiros para coceira no ânus

Dentre os remédios naturais para coceira nas partes íntimas, podemos citar:

Vinagre de maçã para coceira no ânus

As propriedades antifúngicas do vinagre de maçã podem combater a coceira anal relacionada a problemas de fungos da seguinte maneira:

  1. Prepare uma bacia ou banheira com a proporção de 4 colheres (sopa) de vinagre para cada meio litro de água;
  2. Fique com as partes íntimas em contato com a solução por, pelo menos, 15 minutos;
  3. Enxague-se e repita o procedimento até 3 vezes por dia até notar melhora nos sintomas.

Tratamento natural para prurido anal com água e sal

Um banho de assento para prurido com água salgada pode ajudar a aliviar os sintomas de problemas fúngicos, dentre eles a micose:

  1. Em uma banheira ou bacia, coloque 1 colher (sopa) de sal para cada litro de água;
  2. Faça um banho de assento de, no mínimo, 10 minutos;
  3. Seque a região e repita o ritual diariamente enquanto os sintomas persistirem.

Tratamento caseiro para verme oxiúrus

O tratamento convencional para vermes que causam coceira no ânus costuma ser feito com o uso de vermífugos e remédio para oxiúrus, mas existem hábitos e remédios caseiros que podem encurtar o ciclo de vida do oxiúrus:

  • Evitar alimentos e bebidas ricos em açúcar;
  • Tomar banho pelas manhãs e lavar a zona do ânus com água quente, já que os oxiúrus colocam os ovos durante a noite;
  • Lavar todas as roupas e lençóis com água quente;
  • Consumir alimentos probióticos e alguma dessas dicas:

Alho para coceira no ânus

Comer até 3 dentes de alho por dia ou tomar infusão de alho também pode ajudar a eliminar vermes intestinais, de acordo com as propriedades curativas dele.

Chá de Erva-de-Santa-Maria

Dentre as propriedades medicinais da erva-de-santa-maria podemos destacar sua ação vermífuga que pode ajudar no tratamento de coceira no ânus causada por vermes. Para preparar a infusão, basta utilizar 2 colheres (sopa) de erva-de-santa-maria para cada litro de água, deixar ferver e em infusão até que fique uma temperatura agradável e tomas até 2 xícaras por dia.

Sementes de abóbora e mamão tostadas

Tanto a semente de mamão, quanto a de abóbora, têm propriedades vermífugas que também podem encurtar o ciclo do oxiúrus. Você pode consumi-las torradas misturas a saldadas e outros pratos de sua preferência.

Sugestão: Tratamento caseiro para plicoma anal

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a coceira no ânus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Em caso de duvidas consulte o seu médico para ter a certeza que a coceira não é proveniente de alguma doença já existente no seu corpo.

Escrever comentário sobre Como tratar a coceira no ânus

O que lhe pareceu o artigo?
79 comentários
A sua avaliação:
Ceç Santos
Vou tentar o vinagre de maçã , obrigada pela dica
vilma trindade dos santos
ola boa tarde estou com medo de defecar pois o meu anus esta com dor e ardencia .att
Alex
Já faz mais de 15 anos que sofro com a coseira no anos já fui em médico ele falou q não é hemorroidas fiz tratamento acalma um tempo e volta mais a noite. Mas nessa última semana não sei mais o q fazer cosa dia e noite é terrível tou usando 3 tipos d pomadas não resolve a coseira é pena dentro do anos só tá vermelho o q pode ser..
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
sergio
obrigado tenho coçeira no anos sera se pode ser vermes
Editor umComo.com.br
Fábio
Estou com uma coceira ânus além disso parece que tem alguma coisa ando perto do ânus usei uma pomada policresuleno+cloridrato de cinchocaina diminuir mais não parou
Cristiano
Estou com uma coseira no anus e virilha quando cossa sai como farinha é bem estranho oque fazer
Carlos
Bom dia, sofri com essa coceira anal um ano e meio, um medico protoctologista me indicou a pomada Trok a base de cetoconazol, usei por 15 dias, tres vezes ao dia manha tarde e noite, ha tres dias que parei de usar, ate agora nao coçou mais.
João costa
Qual a especialista deve ser procurado? Proctologista?
maria macedo
tenho coceira no anos ja fiz exame nao e e vermes e mais quando como doce
Editor umComo.com.br
Venceslau José
tenho sentido comichões terríveis como que algo andando ao redor do ânus, por vezes chega sangrando por tanto coçar, ela vem e parece que depois passa e volta de novo, oque faço?

Como tratar a coceira no ânus
Imagem: drogariaprimus.com.br
1 de 2
Como tratar a coceira no ânus

Voltar ao topo da página