PARTILHAR

Alimentos ricos em fibra

Alimentos ricos em fibra

A fibra é uma substância que se encontra nas plantas. A fibra vegetal é o tipo de fibra que comemos, é encontrada nas frutas, verduras e grãos. Todos sabemos que a fibra é benéfica, mas frequentemente nos encontramos na situação de que nos é difícil satisfazer a quantidade de fibra diária recomendada. A quantidade diária recomendada de consumo de fibra (QDR) que se calcula é de 25 a 35 g. Neste artigo daremos uma lista muito completa e detalhada dos alimentos ricos em fibra.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em carboidratos

Alimento rico em fibra: A banana

Uma banana grande dará aproximadamente de 12-20 % da quantidade de fibra diária recomendada, além de vitamina C e vitamina A. Se você tem prisão de ventre, comer um plátano pode ajudá-lo!

Alimentos ricos em fibra - Alimento rico em fibra: A banana

Alimento rico em fibra: Os frutos secos

Os frutos secos: pistache, amêndoa, noz, amendoim, etc. são alimentos que destacam por seu alto conteúdo em fibra e sua ingestão produz um trânsito rápido de alimentos pelo trânsito intestinal. Está demonstrado que uma dieta rica em frutos secos previne a prisão de ventre e as doenças intestinais. A fibra tem como missão atrasar a absorção de açúcar, o que permite dispor da energia progressivamente e durante mais tempo sem que seja convertida em gordura.

Alimentos ricos em fibra - Alimento rico em fibra: Os frutos secos

Alimentos ricos em fibra: As especiarias

São básicas para manter uma dieta equilibrada e apesar de que sua quantidade não é muito grande dentro do total de calorias consumidas, o seu aporte em fibra em porcentagem é importante. As especiarias mais destacadas como alimentos ricos em fibra são a canela, que contém 53 % de fibra e o alecrim e o orégano com 43 %.

Alimentos ricos em fibra - Alimentos ricos em fibra: As especiarias

Alimentos ricos em fibra: fruta

As frutas são um dos melhores reguladores intestinais que temos em nossa alimentação e um produto com muita fibra. A seguir detalhamos as frutas mais recomendadas como alimentos ricos em fibra:

  • Framboesas: uma xícara desta saborosa fruta oferece um terço da quantidade diária de fibras que o seu corpo precisa. É um potente antioxidante e pode ser consumida em sua versão congelada.
  • Pera: como a maioria das frutas com pele comestível, as peras são nutritivas e ricas em fibras quando a casca é conservada. Uma pera média com casca contém em torno de 5,5 g de fibra.
  • Abacate: a polpa tem muitas fibras - uma colher possui aproximadamente 2 g e a fruta inteira 10 g. Os abacates são excelentes fontes de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o colesterol bom e prevenir doenças do coração.

Alimentos ricos em fibra: Cereais

Os cereais são básicos em nossa alimentação e são, talvez, os que mais contribuem no tocante à fibra. A seguir uma lista com os cereais mais ricos em fibra: cevada, aveia, alpiste, arroz, centeio, farelo de aveia.

Alimentos ricos em fibra - Alimentos ricos em fibra: Cereais

Quanta fibra é recomendável comer durante 1 dia

Consumir fibra é sumamente benéfico para a saúde, e ajuda a regularizar o seu trânsito intestinal. Lembre-se consumir:

  • 5 porções de fruta diária.
  • 3 porções de verduras diárias.
  • 2 porções diárias de cereais.
  • 2 litros de água por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em fibra, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Fale com o seu médico ou nutricionista para conhecer a suas necessidades quanto ao consumo diário de fibra.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Genilda
Excelente artigo.
muito obrigada.
Fui diagnosticada com esofagite erosiva classe a e Hérnia gástrica hiatal e as dicas vão ajudar-me bastante.
alvaro gomes netto
desculpe...mas entrei no site pedindo uma relacao de alimentos que posso comer tendo esofagite, e vcs me informaram o que nao pode....
Editor umComo.com.br
Oi Álvaro. Você está comentando o artigo "alimentos ricos em fibra". O artigo que você está buscando é esse: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-comer-se-tenho-esofagite-11799.html
rita.malospirito@gmail.com
Bom Dia!!! Por gentileza qual seria a dieta certa para quem tem esofagite!!! O médico não falou corretamente só comentou que não poderia comer coisas apimentadas!!! Pode me ajudar??? Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Esse artigo contém informação sobre a dieta adequada para o seu caso: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-comer-se-tenho-esofagite-11799.html
mari
como mamao todas as manhas, em jejum 1 colher sopa de aveia e uma de linhaça com um pouco de iogurte, a tarde batida de mamao ou suco detox, tomo agua e é uma dificuldade o intestino funcionar, fezez duras, nao sei mais que fazer.Essa rotina é diaria e a muitos meses que como sempre frutas e cereais, nao sei mais como proceder.O que teria de errado que essa alimentaçao nao faz efeito para o intestino?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mari, com o intuito de melhorar a sua situação pode ver nesse link alguns remédios caseiros para a prisão de ventre: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-prisao-de-ventre-5546.html Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Usuário anônimo
Não por que não tirou todas as minhas duvidas e tem poucos alimento com fibra
Alimentos ricos em fibra
1 de 5
Alimentos ricos em fibra

Voltar ao topo da página ↑