Partilhar

O que comer se tenho esofagite

O que comer se tenho esofagite
Imagem: voyvengo.com.mx

Ainda que sejam diversas as possíveis causas da esofagite, a dieta é um dos fatores corretos para evitar que as doenças e a dor causadas por esta irritação do esôfago sejam agravadas. Entre os sintomas da esofagite encontra-se o ardor devido ao refluxo gerado pelos ácidos gástricos que retornam do estômago. É por isso que é necessário evitar determinados alimentos e optar por outros e em umComo queremos explicar o que comer se você tem esofagite.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante destacar o que NÃO comer se você tem esofagite, já que existe uma série de alimentos que serão proibidos se você sofre desta irritação do esôfago:

  • Alimentos picantes.
  • Comidas condimentadas.
  • Molhos feitos à base de tomate.
  • Alho.
  • Cebola.
  • Frutas ácidas ou cítricas: laranja, limão, abacaxi, etc.
  • Alimentos com cafeína: café, chá, chocolate...
  • Bebidas alcoólicas.

Estes alimentos geram ácidos e maior inflamação do tubo digestivo e causam o agravamento de sua esofagite.

2

Desta forma, na dieta de pessoas com esofagite devem ser incluídos alimentos que suavizem a mucosa do esôfago para assim acalmar a irritação. Podem ser bons exemplos os purês, cremes, pudim, etc.

O que comer se tenho esofagite - Passo 2
3

Do mesmo modo, recomenda-se comer vegetais como abobrinha, abóbora ou borragem pelo fato de fornecer mucilagem, um tipo de fibra que ajudará a acalmar a inflamação da mucosa devido à esofagite.

Imagem: elchino.pe
4

Será fundamental seguir uma dieta com muitos vegetais ricos em fibra, ainda que evitando aqueles que são ácidos como o tomate ou os cítricos. Recomendamos que você consulte nosso artigo Alimentos ricos em fibra para conhecer quais fornecem maior quantidade.

5

Desta forma, deve-se evitar os alimentos ricos em gordura como: carnes gordas, bacon, manteiga, confeitaria industrial, patês, etc. já que reduzirão a digestão e provocarão uma maior secreção de ácidos que irritarão o esôfago.

Veja também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho esofagite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que comer se tenho esofagite

27 comentários
maria moncayo
EU ESTOU COM ESOFAGITE E GASTRITE GOSTARIA DE SABER UMA DIETA ADEQUADA, NÃO BEBO E NÃO FUMO
Mária Antônia
Queria saber o que comer se tenho esofaugite? Por favor se der pra responder obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Maria Antônia. A resposta está no artigo.
marcelo abram
Bom dia. Estou com esofagite, grau (3), e anemia ferropriva, já estou medicado e estou tomando, NETROFER 500mg para anemia, ESOMEPRAZOL 40MG para esofagite. Gostaria de obter um cardápio alimentar diário, pois alguns alimentos serve para um caso mas atrapalha o outro. Alguém pode me ajudar? Obrigado.
Mozangela rozr
Nao sei como me alimentar Queria saber o devo comer se sinto tanta fome
maribel ferreira de almeida
comer ovos cozidos, com sal, faz mal
Maria da conceição.
Tapioca ´faz mal para quem tem esofagite?
eliane dantas
ola tenho duvidas nas frutas certas pra comer ou fazer sucos,tipo caju pode pera pode ou qual outras?
jadilza da silva
tenho esofagite são muitas dores
Leila
Tenho esofagite, e quero saber se isso tem cura, ou se vou ter que viver o resto de minha vida tentando remediar o problema . Quero saber tambem se ela é responsavel por causar lingua fofa

Maria Helena Santos Marques
Tenho gastrite moderada esofagite e hernia de hiato. quando como, me da azia e muitos gases. devo tomar Omeprazol ( receitado pelo medico)? e quais as melhores frutas, verduras e legumes. e o que uso para substituir a margarina. já não tomo leite à anos. Obrigada.

O que comer se tenho esofagite
Imagem: voyvengo.com.mx
Imagem: elchino.pe
1 de 5
O que comer se tenho esofagite

Voltar ao topo da página