O que comer se tenho esofagite


Ainda que sejam diversas as possíveis causas da esofagite, a dieta é um dos fatores corretos para evitar que as doenças e a dor causadas por esta irritação do esôfago sejam agravadas. Entre os sintomas da esofagite encontra-se o ardor devido ao refluxo gerado pelos ácidos gástricos que retornam do estômago. É por isso que é necessário evitar determinados alimentos e optar por outros e em umComo queremos explicar o que comer se você tem esofagite.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, é importante destacar o que NÃO comer se você tem esofagite, já que existe uma série de alimentos que serão proibidos se você sofre desta irritação do esôfago:
- Alimentos picantes.
- Comidas condimentadas.
- Molhos feitos à base de tomate.
- Alho.
- Cebola.
- Frutas ácidas ou cítricas: laranja, limão, abacaxi, etc.
- Alimentos com cafeína: café, chá, chocolate...
- Bebidas alcoólicas.
Estes alimentos geram ácidos e maior inflamação do tubo digestivo e causam o agravamento de sua esofagite.
Desta forma, na dieta de pessoas com esofagite devem ser incluídos alimentos que suavizem a mucosa do esôfago para assim acalmar a irritação. Podem ser bons exemplos os purês, cremes, pudim, etc.

Do mesmo modo, recomenda-se comer vegetais como abobrinha, abóbora ou borragem pelo fato de fornecer mucilagem, um tipo de fibra que ajudará a acalmar a inflamação da mucosa devido à esofagite.

Será fundamental seguir uma dieta com muitos vegetais ricos em fibra, ainda que evitando aqueles que são ácidos como o tomate ou os cítricos. Recomendamos que você consulte nosso artigo Alimentos ricos em fibra para conhecer quais fornecem maior quantidade.

Desta forma, deve-se evitar os alimentos ricos em gordura como: carnes gordas, bacon, manteiga, confeitaria industrial, patês, etc. já que reduzirão a digestão e provocarão uma maior secreção de ácidos que irritarão o esôfago.
Veja também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho esofagite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.