Dor de garganta

Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Incômodo na garganta pode ser tireoide, refluxo, ansiedade, dentre outras causas. Ter a sensação de que algo está preso na garganta é comum. Logo que ela aparece, pensamos que alguma doença mais complicada está se aproximando, como uma inflamação ou uma amigdalite - principalmente quando é acompanha de outro sintoma, como uma febre, por exemplo. Neste artigo do umCOMO respondemos à pergunta: sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Índice

  1. Sensação de algo preso na garganta e arrotos
  2. Sensação de algo na garganta e tosse
  3. Sensação de algo entalado no esôfago
  4. Sensação de algo na garganta e ansiedade
  5. Quando engulo sinto algo na garganta - o que pode ser?

Sensação de algo preso na garganta e arrotos

Muito provavelmente essa condição está ligada ao refluxo gastroesofágico. Quando comemos ou bebemos alguma coisa, esses alimentos passam para o estômago por meio do esôfago, e lá ficam por conta de anéis de fibras musculares (o esfíncter esofágico) no esôfago que impedem que a comida se mova para trás.

No entanto, se, por algum motivo, os anéis de fibras musculares não se fecharem corretamente, a comida acaba retornando ao esôfago, juntamente com a bile e ácidos presentes no estômago. A esse movimento dá-se o nome de refluxo.

Fatores de risco do refluxo gastroesofágico incluem obesidade, tabagismo, asma, diabetes, dentre outros. Além disso, a alimentação também está relacionada com o aparecimento do refluxo. Alimentos muito ácidos, picantes e gordurosos, como pimenta e chocolate, além de café e bebidas alcoólicas estão intimamente ligados com o refluxo.

Sintomas do refluxo incluem náuseas após as refeições, acidez na região do peito, sensação de algo preso na garganta e arrotos. Para mais informações sobre o refluxo, acesse nosso outro artigo "Como tratar o refluxo".

Sensação de algo na garganta e tosse

Se você está com a sensação de algo preso na garganta, tosse (seja seca ou com presença de catarro), dificuldade em engolir e febre, é possível que você esteja com uma inflamação ou até mesmo uma infecção na garganta - que dá a sensação de ter algo na garganta que não desce (amigdalite, laringite ou faringite).

A evolução de uma simples inflamação para uma infecção costuma ser muito rápida e, no segundo caso, o tratamento mais comum e receitado pelos médicos são os antibióticos. Para as inflamações, anti-inflamatórios dão conta, além de receitas caseiras como, por exemplo, o uso combinado de mel e limão.

Para mais informações sobre "Como curar a dor de garganta", acesse nosso outro artigo.

Sensação de algo entalado no esôfago

Esse é um grande sintoma da esofagite, condição em que há inflamação do esôfago, tubo alimentar que conecta a garganta ao estômago.

Existem quatro tipos de esofagite diferentes:

  • Esofagite de refluxo: complicação do refluxo gastroesofágico, quando há inflamação crônica do esôfago
  • Esofagite de eosinófilos: alta concentração de eosinófilos (células de defesa do corpo) na região do esôfago, provavelmente decorrente da presença de algum agente irritante
  • Esofagite causada por medicamento: provocada pela ingestão de alguns medicamentos de via oral
  • Esofagite infecciosa: causada por infecção viral, bacteriana, fúngica ou parasitária

Sintomas da esofagite incluem dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, dor abdominal e perda de apetite. O tratamento para a esofagite dependerá de qual tipo específico de esofagite o paciente possui.

Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser? - Sensação de algo entalado no esôfago

Sensação de algo na garganta e ansiedade

Você está com uma sensação de espinho na garganta que não passa por nada? Talvez você esteja diante de uma situação de estresse e não perceba como isso afeta o seu corpo.

Quando estamos ansiosos ou estressados, isso pode dar origem a uma condição chamada de globo histérico, que dá a sensação de ter algo entalado na garganta que não desaparece por nada. Esse incômodo não é nada mais que um sintoma aparente quando estamos deprimidos, estressados ou ansiosos.

O globo histérico é caracterizado apenas pela presença dessa sensação incômoda, mas não carrega nenhum outro sintoma consigo e nem causa dificuldades para engolir. O paciente pode sentir a sensação ainda mais incômoda quando está em uma situação vulnerável, como o choro, por exemplo.

Veja também: Como superar a ansiedade

Quando engulo sinto algo na garganta - o que pode ser?

Uma outra razão que causa a sensação de cabelo na garganta são os nódulos na tireoide.

A tireoide é uma glândula no pescoço responsável pela segregação de hormônios que ajudam em processos importantes para o metabolismo, como o do crescimento, por exemplo.

Quando há um crescimento anormal das células que compõem a tireoide, leva-se à formação de um nódulo que, por sua vez, pode desencadear a sensação de ter algo preso na garganta.

Nesse caso, o nódulo na tireoide é facilmente palpável, além de provocar rouquidão, dor no pescoço, dificuldade ao respirar (principalmente quando o paciente está deitado), e também alguns sintomas parecidos com o hipertireoidismo, como o nervosismo, perda de peso, irritabilidade e aumento do apetite.

Veja também: Chiado na garganta, o que pode ser? - Principais causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
João
Ha um pouco mais de um mês, sinto sensação do tipo como se fosse um grão de arroz
na minha garganta. Que medida devo tomar?
Elizangela
Boa Tarde tenho Bola na Garganta fiz exames de sangue de tireóides nao deu nada a medica ela pediu ultrasom pra ver se tem nódulo no tireóide. Como aliviar um pouco dessa Bola na Garganta vc tem uma dica?
A sua avaliação:
Patti
tenho sensação de algo preso na garganta e arrotos faz três dias já.. a matéria me ajudou.
Sandra
Boa noite tenho uma sensação de algo preso na garganta já tem uma dias n sei mas o que fazer para alivia e orivel fiz exame da tireóide e deu alterado
1 de 2
Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?