Partilhar
Partilhar em:

Bola na garganta, o que pode ser?

Bola na garganta, o que pode ser?

Em muitas situações, é bastante comum que exista uma sensação de nó na garanta, que algumas pessoas podem se referir como um bolo ou uma bola na garganta. Embora na maioria das vezes não seja indício de graves doenças, é importante estar atento aos momentos que essa sensação aparece, assim, fica mais fácil de identificar a sua causa. E para ajudar a responder à pergunta o que pode ser bola na garganta? o umCOMO vai falar sobre as possíveis razões para esse sintoma.

Também lhe pode interessar: Causas de queimação na garganta

Bola na garganta causada por refluxo

A sensação de nó na garganta ou como algumas pessoas dizem, bola na garganta, pode ser frequente em alguns indivíduos de diferentes idades, sem que isso represente um problema grave, mesmo assim, é importante identificar qual a causa desse sintoma, uma vez que provoca mal estar, podendo até mesmo prejudicar a ingestão dos alimentos. Em grande parte dos casos, essa sensação de nó, bolo ou bola na garanta está relacionado ao refluxo gastroesofágico. Esse distúrbio acontece quando as substâncias ácidas produzidas pelo estômago com o objetivo de digerir os alimentos vão em direção à faringe, laringe ou esôfago, provocando o mal estar. Isso acontece porque esses lugares não estão acostumados a receber a acidez estomacal, que os agride.

Para saber se a bola na garganta é causada pelo refluxo, uma dica é avaliar se existem outros sintomas, os quais costumam estar associados ao problema. É o caso de tosse seca, rouquidão, pigarro persistente, dificuldade mesmo que leve de engolir os alimentos, dor de garganta e os mais comuns, gosto ruim na boca e sensação de queimação. Além disso, o refluxo está associado a outros quadros, como indigestão e azia e, esses por consequência, ao atual estilo de vida de muitas pessoas, que contam com refeições de baixa qualidade e falta de bons hábitos alimentares, bem como excesso de álcool e cafeína. Todos esses fatores podem desencadear os distúrbios no sistema digestivo.

Bola na garganta causada por tabagismo e problemas emocionais

O tabagismo também pode causar a sensação de bola na garganta, uma vez que o cigarro agride a mucosa tanto da faringe, quanto da laringe e dos demais órgãos. Além disso, os fumantes estão mais predispostos a sofrer de refluxo porque o cigarro prejudica ainda os músculos da válvula que evita que as secreções do estômago cheguem ao esôfago e à garganta, mesmo quando se está de cabeça para baixo.

Outra razão frequente para a sensação de nó na garganta está associada a problemas emocionais, inclusive, ansiedade e estresse. Quem sofre com tensão ou é uma pessoa muito nervosa e agitada pode também passar por esse sintoma. Isso acontece porque em casos de estresse a produção de ácidos do estômago aumenta, bem como as contrações musculares involuntárias. Ambas as situações podem desencadear a sensação de bola ou bolo na garganta.

Bola na garganta causada pelo uso em excesso da voz e espasmo cricofaríngeo

Pessoas que fazem uso da sua voz de maneira excessiva, como cantores, professores e locutores também podem ser acometidos pela sensação de bola na garganta, já que eles exigem mais dos músculos do tórax e do diafragma, inclusive, do abdômen, assim, os órgãos que estão nesses locais podem ser “apertados”, o que pode provocar problemas que refletem na garganta. Além disso, esses profissionais estão mais predispostos a ter problemas nas cordas vocais, outra razão, embora menos comum, para a sensação de nó na garganta.

Outra condição que pode levar à sensação de bola na garganta é o espasmo cricofaríngeo, que acomete o músculo cricofaríngeo, localizado na garganta e que funciona durante a ingestão dos alimentos. Para entender melhor pode-se dizer que normalmente esse músculo fica contraído, sendo que apenas relaxa quando a pessoa engole alguma coisa. Por alguma razão que a medicina ainda não conhece, em alguns casos, o músculo se torna contraído de maneira excessiva, o que pode provocar sensação de asfixia ou mesmo o famoso nó na garganta, prejudicando o ato de engolir os alimentos. É preciso, portanto, relaxar o músculo, o que pode ser feito com água ou chá morno, mas em alguns casos é preciso buscar ajuda médica para fazer uso de remédios ou mesmo passar por um procedimento cirúrgico.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Bola na garganta, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Bola na garganta, o que pode ser?

Bola na garganta, o que pode ser?
1 de 3
Bola na garganta, o que pode ser?