Partilhar
Partilhar em:

Garganta ardendo, o que fazer?

Passo a passo
 
Garganta ardendo, o que fazer?

Garganta ardendo é uma das sensações mais incômodas e um tanto quanto comum na vida dos brasileiros. O sintoma pode começar como uma espécie de coceira interna e evoluir para dores tão fortes que acabam impedindo de se alimentar, evoluindo para uma infecção e doenças mais sérias.

Diversos fatores podem causar a sensação de garganta ardendo, entre eles, afta na garganta, espinha na garganta, tempo seco, e na grande maioria das vezes dor de garganta decorrente de um resfriado. Ninguém merece essa sensação, algumas soluções simples podem amenizar esses sintomas. Para saber como proceder, o umCOMO te ajuda a responder a questão: garganta ardendo, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Como limpar a garganta
1

A sensação de garganta ardendo pode começar com uma espécie de coceira que te dá vontade de pigarrear. Evite ao máximo tentar coçar a sua garganta com pigarros. Cuide dessa sensação bebendo muita água. Quanto mais hidratada estiver a sua garganta, menos chances de a coceira evoluir para uma ardência ou inflamação.

2

Uma das primeiras providências a ser tomada quando se tem a garganta ardendo é observar se está inflamada ou com pus. Com o auxílio de uma lanterna, abra a boca, coloque a língua para fora o máximo que conseguir e observe (ou peça para alguém olhar para você, é mais fácil) se a sua garganta apresenta sinais de vermelhidão ou placas de pus.

Se sim, o melhor a se fazer é procurar um médico. No caso de apresentar placas de pus, é imprescindível que você procure um médico para que ele te receite antibióticos ou o tratamento mais adequado.

3

Uma receita caseira para aliviar os sintomas de garganta ardendo é fazer uma mistura para gargarejo feita com limão e mel. Prepare uma xícara de água quente, acrescente suco de 1 limão espremido e adicione 1 colher (chá) de mel. Mexa bem e quando estiver morno faça gargarejos. Esse ritual pode ser realizado pelo menos 4 vezes por dia.

4

Uma alternativa natural é fazer gargarejos com infusão de Salvia, uma planta que tem propriedades medicinais, entre elas aliviar garganta ardendo. Para preparar a infusão, separe 30 gramas de Salvia em um infusor de chá e coloque água para ferver.

Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque o infusor de chá com Salvia dentro da água. Se você tiver pimenta cayena em casa, misture a essa água e mexa. Então deixe repousar por 1 minuto e retire o infusor de chá. Espere a água ficar em uma temperatura não tão quente que já te permita levar à boca.

Use a solução para fazer gargarejos enquanto a água estiver quente ou morna.

5

Bicarbonato de sódio, além de ser um aliado em trabalhos do cotidiano e até em truques de beleza, também ajuda a aliviar os sintomas de garganta ardendo. Em um copo de água morna, adicione uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio e faça gargarejos ao longo do dia.

6

Uma alternativa ao bicarbonato é substituí-lo por sal. Em uma xícara de água morna, misture uma colher (chá) de sal e faça gargarejos de 30 segundos pelo menos 2 vezes por dia.

7

Na farmácia você pode encontrar aliados para aliviar a garganta ardendo. Entre eles estão mel (experimente 3 colheres de sopa ao dia), spray de própolis, pastilhas para a garganta e drops ardidos.

8

Se deseja ler mais artigo parecidos a Garganta ardendo, o que fazer? , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Garganta ardendo, o que fazer?

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Garganta ardendo, o que fazer?
1 de 8
Garganta ardendo, o que fazer?