Partilhar

Garganta ardendo, o que fazer?

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 dezembro 2019
Garganta ardendo, o que fazer?

Garganta ardendo é uma das sensações mais incômodas e um tanto quanto comum na vida dos brasileiros. O sintoma pode começar como uma espécie de coceira interna e evoluir para dores tão fortes que acabam impedindo de se alimentar, evoluindo para uma infecção e doenças mais sérias.

Diversos fatores podem causar a sensação de garganta ardendo, entre eles, afta na garganta, espinha na garganta, tempo seco, e na grande maioria das vezes dor de garganta decorrente de um resfriado. Ninguém merece essa sensação, algumas soluções simples podem amenizar esses sintomas. Para saber como proceder, o umCOMO te ajuda a responder a questão: garganta ardendo, o que fazer?

    Também lhe pode interessar: Como curar a dor de garganta com salvia

    Garganta ardendo, o que pode ser?

    Uma das primeiras providências a ser tomada quando se tem a garganta ardendo é observar se está inflamada ou com pus. Com o auxílio de uma lanterna, abra a boca, coloque a língua para fora o máximo que conseguir e observe (ou peça para alguém olhar para você, é mais fácil) se a sua garganta apresenta sinais de vermelhidão ou placas de pus.

    Se sim, o melhor a se fazer é procurar um médico. No caso de apresentar placas de pus, é imprescindível que você procure um médico para que ele te receite antibióticos ou o tratamento mais adequado.

    Garganta ardendo - principais causas

    • Afta;
    • Espinha garganta;
    • Infecções virais: mononucleose e outras infecções. Em alguns casos o nosso próprio corpo combate os vírus;
    • Alergias: por causadores diferentes podendo ser rinite, alergia ao pólen e outras causas;
    • Refluxo gástrico: por esofagite ou quando o ácido do estômago sobe para o esôfago e causa a sensação de queimação na garganta;
    • Infecções bacterianas: faringite ou amigdalite também podem causar ardência na garganta;
    • Garganta queimada por ingerir alimentos muito quentes;
    • Gritar ou cantar muito e machucar as cordas vocais;
    • Respirar pela boca também pode irritar a garganta;

    Se a sua garganta está ardendo por uma causa que realmente não necessite um acompanhamento médico urgente, você pode experimentar as medidas a seguir para aliviar os sintomas, embora a avaliação médica seja sempre o mais aconselhável:

    Garganta ardendo, o que fazer? - Garganta ardendo, o que pode ser?

    Hidrate-se para aliviar a queimação na garganta

    A sensação de garganta ardendo e queimando pode começar com uma espécie de coceira que te dá vontade de pigarrear. Evite ao máximo tentar coçar a sua garganta com pigarros. Cuide dessa sensação bebendo muita água. Quanto mais hidratada estiver a sua garganta, menos chances de a coceira evoluir para uma ardência ou inflamação.

    Uma estratégia para conseguir beber mais água durante o dia e evitar a ardência na garganta é adquirindo uma garrafinha, por exemplo, e estabelecer metas de quantas garrafinhas de água você deve beber durante o dia.

    Garganta ardendo, o que fazer? - Hidrate-se para aliviar a queimação na garganta

    Limão e mel para tratar garganta inflamada

    Uma receita caseira para aliviar os sintomas de garganta ardendo é fazer uma mistura para gargarejo feita com limão e mel. Prepare uma xícara de água quente, acrescente suco de 1 limão espremido e adicione 1 colher (chá) de mel. Mexa bem e quando estiver morno faça gargarejos. Esse ritual pode ser realizado pelo menos 4 vezes por dia.

    Sugestão: Como limpar a garganta com limão

    Limão e mel para dor de garganta em crianças

    Prepara uma 'limonada' morna com limão e mel costuma ser uma opção mais aceita pelos pequenos e pode aliviar os sintomas deles. Basta preparar um limonada normalmente (1 limão pequeno para cada copo de água) com água morna e adoce com mel, a receita fica parecida com uma 'limonada suíça'.

    Veja outras alternativas em: Como aliviar a dor de garganta em crianças

    Chá de salvia para garganta vermelha e ardendo

    Uma alternativa natural é fazer gargarejos com infusão de Salvia, uma planta que tem propriedades medicinais, entre elas aliviar garganta ardendo. Para preparar a infusão, separe 30 gramas de Salvia em um infusor de chá e coloque água para ferver.

    Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque o infusor de chá com Salvia dentro da água. Se você tiver pimenta cayena em casa, misture a essa água e mexa. Então deixe repousar por 1 minuto e retire o infusor de chá. Espere a água ficar em uma temperatura não tão quente que já te permita levar à boca.

    Use a solução para fazer gargarejos enquanto a água estiver quente ou morna.

    Leitura complementar: Propriedades medicinais da Sálvia

    Garganta ardendo, o que fazer? - Chá de salvia para garganta vermelha e ardendo

    Chá de tomilho para dor de garganta

    As propriedades do tomilho podem ajudar a aliviar a garganta arranhando, seja tomando uma infusão ou fazendo gargarejo com ela. Para preparar o chá de tomilho, você só precisa ferver 1 xícara de água e 1 colher (sopa) de tomilho e consumir até 3 vezes por dia.

    Gargarejo de chá de tomilho

    Ainda falando sobre ervas que podem melhorar a condição da garganta inflamada, outra opção fácil de ser encontrada é o tomilho, que tem propriedades antissépticas. Para preparar a infusão você só precisa ferver um copo de água com 1 colher (chá) de tomilho seco por 5 minutos, coar, deixar esfriar e fazer gargarejos ao longo do dia com essa mistura.

    Bicarbonato para garganta inflamada

    O bicarbonato de sódio, além de ser um aliado em trabalhos do cotidiano e até em truques de beleza, também ajuda a aliviar os sintomas de garganta ardendo. Em um copo de água morna, adicione uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio e faça gargarejos ao longo do dia.

    Gargarejo para dor de garganta com sal

    Uma alternativa ao bicarbonato é substituí-lo por sal. Em uma xícara de água morna, misture uma colher (chá) de sal e faça gargarejos de 30 segundos pelo menos 2 vezes por dia.

    Sugestão: Como evitar a dor de garganta na gravidez

    Gargarejo com vinagre para dor de garganta é bom?

    Dentre os gargarejos para dor de garganta, muita gente conhece a receitinha do gargarejo de vinagre de maçã com sal e água morna. As propriedades bactericidas e acidez do vinagre até podem aliviar os sintomas da garganta arranhada temporariamente, mas é essa própria condição ácida que pode também piorar a situação se o vinagre for usado em proporções maiores e até provocar uma queimadura.

    Se você deseja experimentar, utilize a proporção de 2 colher de água para cada colher de vinagre, faça o gargarejo e nunca engula a mistura.

    Sugestão: Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?

    Spray de própolis para aliviar garganta queimando

    Na farmácia você pode encontrar aliados para aliviar a garganta ardendo. Entre eles estão mel (experimente 3 colheres de sopa ao dia), spray de própolis, pastilhas para a garganta queimando e drops ardidos.

    Leia também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

    Alimentos que aliviam a dor de garganta

    A maneira como você se alimenta enquanto está com a garganta arranhando e ardendo pode influenciar bastante a melhora dos sintomas. Além das infusões, já comentada, vale a pena apostar em alguns ingredientes chaves que são ricos em vitamina C, são inflamatorios naturais ou antibactericidas como alho, cebola e gengibre.

    O que arranha a garganta?

    Junto com isso, é importante considerar a textura dos alimentos, já que os mais difíceis de serem engolidos podem machucar a garganta e piorar a sensação de garganta ardendo muito. Nesse caso, aposte em comidas mais líquidas ou molinhas como purês, sopas, mingaus, vitaminas, gelatina e alimentos do tipo.

    Confira uma sugestão de cardápio em: Como comer para eliminar a dor de garganta

    Benefícios da vitamina C

    Entre os benefícios da vitamina C podemos destacar:

    • Mais defesas: a vitamina C contribui para melhorar o nosso sistema imunológico fazendo com que tenhamos mais defesas e, portanto, possamos lutar contra os vírus.
    • Cicatrização: esta vitamina promove a cura da pele porque é capaz de aumentar a produção de colágeno.
    • Luta contra o envelhecimento: trata-se de um nutriente repleto de antioxidantes e, portanto, nos ajuda a combater os radicais livres e, assim, o envelhecimento precoce.

    Receitas ricas em vitamina C

    A vitamina C é um nutriente essencial para o correto funcionamento do nosso organismo e para conseguir usufruir de um ótimo estado de saúde e protegido perante infecções e doenças. Por isso, é importante que a sua dieta contenha alimentos ricos em vitamina C e que assim possa aproveitar ao máximo os benefícios deste nutriente. Sugerimos algumas receitas ricas em vitamina C que são fáceis de fazer, gostosas e super saudáveis:

    Tortilha de espinafre e feijão branco

    Os vegetais de folha verde são muito ricos em vitamina C assim como os legumes, por isso, uma receita rica em vitamina C é a que oferecemos a você a seguir: tortilha de espinafre e feijão branco.

    Ingredientes

    • 300 gramas de espinafre fresco
    • 200 gramas de feijão branco cozido
    • 2 ovos
    • Sal
    • Pimenta

    Como fazer tortilha de espinafre e feijão branco

    1. A primeira que vamos fazer será pôr para ferver o espinafre; para isso, teremos que jogar um pouco de água em uma panela e quando começar a ferver adicionaremos o espinafre.
    2. Depois de 10 minutos tiramos do fogo e escorremos pressionando forte para extrair o excesso de água.
    3. Os feijões que usaremos podem já estar cozidos (comprados de vidro) mas se preferir que estejam secos, deverá deixar de molho no dia anterior e depois ferver.
    4. Uma vez que os feijões e o espinafre estejam prontos, teremos que bater os ovos adicionando ambos ingredientes à mistura.
    5. Corrigimos o sal e, se quisermos, podemos acrescentar um pouco de pimenta para enfatizar o sabor.
    6. Temos que bater bem até que o ovo esteja espumoso e os ingredientes misturados, depois, colocamos um pouco de azeite em uma frigideira e quando estiver quente vertemos a mistura.
    7. Deixamos cozinhando por um lado e depois viramos a tortilha para cozinhar pelo outro. E pronto!
    Garganta ardendo, o que fazer? - Tortilha de espinafre e feijão branco

    Verduras na frigideira

    Entre os alimentos ricos em vitamina C destacamos o pimentão vermelho, o verde e as cenouras de modo que uma boa forma de saborear estes ingredientes de uma forma saborosa e deliciosa é fazendo verduras no wok.

    Ingredientes

    • 1 pimentão vermelho
    • 1 pimentão verde
    • 2 cenouras
    • 1 berinjela
    • 1 abobrinha
    • 1/2 cebola
    • Molho de soja

    Como fazer verduras na frigideira

    1. A primeira coisa que temos que fazer é lavar todos os vegetais e cortá-los em tiras finas.
    2. Quando estiverem prontos, teremos que adicionar um pouco de azeite no wok e acrescentar, em primeiro lugar, a cebola e a cenoura e, quando notar que estão douradas, acrescentaremos o resto das verduras.
    3. Teremos que mexer tudo durante dois minutos, corrigir o sal e jogar um pouco de molho de soja para temperar esta receita rica em vitamina C.
    4. Quando as verduras estiverem ao seu gosto, apague o fogo e se disponha a saborear um prato saboroso e super saudável.
    Garganta ardendo, o que fazer? - Verduras na frigideira

    Suco de salsinha

    Agora vamos deixar de lado os pratos mais fortes e vamos dar uma receita ideal para acompanhar qualquer refeição. Trata-se de fazer um suco de salsinha, uma verdura repleta de vitamina C e que juntaremos com a cenoura para aumentar ainda mais a dose deste nutriente.

    Ingredientes:

    • 1 e ½ colheres de sopa de salsinha picada
    • 1 cenoura grande
    • Água

    Como fazer suco de salsinha

    1. Teremos que lavar bem a salsinha para tirar qualquer pesticida ou sujeira que possa conter;
    2. Depois, teremos que picar a salsinha com uma faca e fazer o de sempre com a cenoura, ou seja, lavar e picar.
    3. Quando estiver pronto, teremos que adicionar ambos ingredientes em um liquidificador com um pouco de água.
    4. Batemos até obter a textura ideal para o nosso suco e pronto!
    5. Tome dentro de meia hora posterior à elaboração para manter todas as vitaminas e nutrientes desta receita.
    Garganta ardendo, o que fazer? - Suco de salsinha

    Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Garganta ardendo, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

    Escrever comentário sobre Garganta ardendo, o que fazer?

    O que lhe pareceu o artigo?
    2 comentários
    A sua avaliação:
    Antonio
    obrigado pelas dicas dessa vez vou tentar o chá de salvia para garganta ardendo muito
    Vanessa Machado
    Minha garganta arde e esta muito irritada , ja tem dois meses, o medico me passou Hexomedine mas aliviou nos dias agora voltou, o que devo fazer?
    Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
    Oi, Vanessa. Se já faz 2 meses que está assim e não melhorou com remédio, o ideal é procurar um médico.

    Garganta ardendo, o que fazer?
    1 de 7
    Garganta ardendo, o que fazer?

    Voltar ao topo da página