Partilhar
Partilhar em:

Como aliviar a dor de garganta na gravidez

Passo a Passo
Avaliação: 4,3 (12 votos)
4 vezes partilhado
 
Como aliviar a dor de garganta na gravidez

As mulheres grávidas devem cuidar da sua saúde ao máximo, especialmente porque o seu sistema imunológico passa por mudanças e podem se tornar mais vulneráveis perante a espreita de vírus e germes que causam, por exemplo, condições comuns como resfriados ou gripe. Quando se sofre delas na gravidez, é um risco a mais para a saúde do bebê e, portanto, é imprescindível ir ao médico o quanto antes para se informar a respeito do tratamento mais adequado.

Entre os sintomas próprios dos resfriados comuns encontramos a dor de garganta, um problema muito incômodo que afeta o nosso bem-estar e nos impede, entre outras coisas, de ingerir ou engolir os alimentos e as bebidas com facilidade. Para acalmar desconfortos como este e proteger a sua saúde e a do seu bebê ao mesmo tempo, no seguinte artigo de umComo mostramos a você detalhadamente como aliviar a dor de garganta na gravidez.

Também lhe pode interessar: O que comer para aliviar dor de garganta
Instruções:
1

Se durante a gravidez sofre de dor de garganta é muito provável que ela esteja acompanhada de outros sintomas próprios de resfriados comuns como tosse, congestão nasal, dor de cabeça ou um pouco de febre. Perante esta situação, o melhor é consultar o seu médico o quanto antes para se informar a respeito do tratamento mais adequado que deve seguir para não colocar em perigo a sua saúde e, sobretudo, a do bebê.

Não é conveniente tomar remédios sem receita médica prévia, já que há muitos medicamentos que podem conter substâncias nocivas para o feto. Normalmente, o fármaco recomendado para tratar os resfriados na gravidez é o Paracetamol, um analgésico e antipirético que alivia os sintomas gripais e ajuda a reduzir a febre. Da mesma forma, deve ser sempre o seu médico a recomendá-lo e a seguir atentamente as instruções que proporcione a você quanto à dosagem e duração do tratamento.

2

Para aliviar a dor de garganta na gravidez e recuperar o seu bom estado de saúde, pode recorrer a alguns remédios naturais que ajudarão você a reduzir o desconforto, a inflamação e a irritação. E um dos mais eficientes é tomar uma preparação à base de água quente, limão e mel, a qual é ideal também para repor forças e se sentir com mais energia. Só tem que esquentar uma xícara de água, adicionar uma colher de chá de mel, outra de suco de limão, misturar bem e tomar quando estiver morno.

Descubra muitos mais detalhes sobre este remédio natural no artigo Como preparar limão com mel para aliviar a dor de garganta.

3

Se a bebida anterior não lhe agrada, também pode adicionar umas duas colheres de chá de mel a um copo de leite quente e tomar, de preferência, antes de dormir, já que desta forma favorecerá o relaxamento e facilitará o descanso durante a noite. Além disso, são aconselháveis os sucos naturais ricos em vitamina C como o de laranja, manga, mamão ou kiwi, já que, ao conter elevadas quantidades deste nutriente, aumentam as nossas defesas, o que é essencial para combater vírus e bactérias.

4

Fazer gargarejo é um remédio muito popular para aliviar as dores de garganta e que também pode ser feito se você estiver grávida. Com este tratamento natural, os princípios ativos dos produtos naturais que utilizaremos vão diretamente para a zona inflamada e irritada, por isso consegue-se uma melhoria imediata. Pode realizar gargarejos com:

  • Água e sal: adicione uma colher de chá de sal em um copo de água morna. Faça gargarejo com a mistura várias vezes ao dia.
  • Água e tomilho: adicione uma colher de chá de folhas secas de tomilho em um copo de água fervendo, deixe repousar durante 5 minutos e, depois, coe o líquido obtido. Quando estiver morno, faça o gargarejo e verá como, aos poucos, a sua dor de garganta diminui.
5

Caso a dor de garganta seja acompanhada de congestão nasal e dificuldade para respirar corretamente, pode aliviar este incômodo fazendo inalações de vapor. Aconselhamos você a consultar o artigo Como fazer inalação e seguir as instruções para realizá-los de forma correta.

6

Além de recorrer a estes tratamentos naturais para aliviar a dor de garganta, será fundamental cuidar da sua saúde à risca durante a gravidez para evitar contrair resfriados e outras infecções virais que possam comprometer o seu bem-estar e o do seu bebê. Assim, será importantíssimo que:

  • Siga uma dieta equilibrada e saudável que inclua muitas vitaminas através do consumo de alimentos como frutas e verduras.
  • Se mantenha hidratada bebendo bastante água e aumentando o consumo de líquido se estiver resfriada.
  • Tente descansar bem e dormir tudo o que puder, pois isto ajudará o seu corpo a se recuperar.
  • Realize revisões médicas regulares para estar sempre a par se a sua saúde e a do feto é a adequada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de garganta na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor de garganta na gravidez

O que lhe pareceu o artigo?

Como aliviar a dor de garganta na gravidez
1 de 6
Como aliviar a dor de garganta na gravidez