Partilhar

Como curar a dor de garganta

Como curar a dor de garganta

Nas épocas de frio, aumentam os resfriados e com eles muitas vezes chegam as incômodas dores de garganta, caracterizadas pela irritação das amígdalas, inflamação e desconforto ao engolir, perante as quais se torna importante atuar rápido para evitar que o problema se complique e se converta em algo mais sério como uma amigdalite. Alguns remédios caseiros podem ajudá-lo a curar a dor de garganta e a combater definitivamente os seus incômodos efeitos.

Também lhe pode interessar: Como curar a dor de garganta com limão
Passos a seguir:
1

O limão e o mel é um dos remédios mais conhecidos e utilizados para aliviar a dor de garganta. Se tiver estes ingredientes na geladeira de casa, pode preparar uma mistura para realizar gargarejos ou tomar uma infusão à base de limão e mel que será excelente para melhorar os incômodos. Para saber de que forma pode preparar cada um destes tratamentos, consulte o artigo como curar a dor de garganta com limão.

Como curar a dor de garganta - Passo 1
2

O bicarbonato de sódio é outro dos grandes aliados para curar a dor de garganta pois ajuda a minimizar os danos e as feridas que possam surgir durante um resfriado muito forte. Adicione em um copo copo de água morna uma colher de sopa de bicarbonato e faça gargarejos três vezes por dia, notará como irá aliviar a sua dor de garganta.

Como curar a dor de garganta - Passo 2
3

Um dos remédios caseiros mais conhecidos para curar a dor de garganta é a sálvia, uma planta que funciona muito bem para o tratamento de diversas condições da boca e garganta. Só tem que preparar uma infusão de sálvia e fazer gargarejos com ela para aliviar os incômodos e acelerar a sua recuperação.

Como curar a dor de garganta - Passo 3
4

A cebola é conhecida pelas suas propriedades antibióticas, se o seu cheiro não lhe incomodar então pode picar meia cebola, ou uma inteira se não for muito grande e deixá-la num sítio próximo da sua cama durante a noite, respirar o cheiro que a cebola deita irá ajudar a aliviar a dor de garganta.

Como curar a dor de garganta - Passo 4
5

Não é um segredo para ninguém que o mel é outro grande aliado quando se trata de resfriados, pode combinar qualquer uma destas soluções caseiras com uma dose de três colheres de sopa de mel ao dia, isto vai ajudar a limpar a garganta e a aliviar a dor.

Como curar a dor de garganta - Passo 5
6

O último remédio caseiro, mas não por isso menos eficiente, é fazer gargarejos com pimenta vermelha ou de caiena, além disso a sua preparação é muito fácil. Terá apenas que dissolver uma colher de sopa em um copo de água morna, fazer gargarejos por uns segundos repetindo 3 ou 4 vezes ao dia. Todas estas opções são eficazes, sem dúvida que se experimentar alguma delas poderá eliminar a dor, e lembre-se, não respire pela boca, faça-o pelo nariz, isto irá beneficiá-lo.

Como curar a dor de garganta - Passo 6
7

As soluções médicas também são alternativas habituais quando se trata de aliviar a dor de garganta. Nestes casos pode optar pelos clássicos rebuçados analgésicos que acalmam o desconforto e reduzem a dor e o ardor, normalmente com sabores muito agradáveis.

Outra boa opção são os sprays para a garganta, que ajudam a diminuir a dor e a inflamação anestesiando a área, uma solução rápida e eficaz. Os analgésicos em pastilha também são úteis se se tratar de diminuir o desconforto.

Como curar a dor de garganta - Passo 7
8

Para curar e aliviar a dor de garganta, é muito importante manter-se sempre hidratado, pois a água irá ajudá-lo a diminuir a irritação da zona e a curar-se mais rápido. Se deixar de beber líquidos, a secura na sua garganta irá aumentar.

Lembre-se que não deverá beber líquidos frios nem demasiado quentes, prefira sempre os que estão à temperatura ambiente. Ter sempre a garganta bem tapada para evitar que seja afetada por correntes de ar ou mudanças bruscas de temperatura. Consuma alimentos suaves, como os purés ou as sopas, para que engolir não seja doloroso, e antes de engolir mastigue bem os alimentos. Tudo isto, sem dúvida que ajudará a se recuperar o quanto antes da dor de garganta.

Como curar a dor de garganta - Passo 8
9

Se a sua dor de garganta durar mais de três dias sem melhoria e apresentar secreções, demasiada mucosidade ou pus, é recomendável consultar um médico, pois provavelmente está perante uma infeção de garganta que requer um tratamento profissional.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a dor de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se é fumador evite o cigarro enquanto tiver dor de garganta, isto só piorará.
  • Evite os ambientes com fumo e pó, pois podem piorar a sua condição.
  • Proteja o seu pescoço e mantenha-o quente com um lenço, evite também gritar e forçar a voz.
  • Respire pelo nariz e não pela boca, isto apenas secará mais a sua garganta e piorará a dor.
  • Não consuma alimentos frios enquanto o desconforto persistir.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Patricia Souza Souza
E as crianças também podem tomar esses chás?

Como curar a dor de garganta
1 de 9
Como curar a dor de garganta

Voltar ao topo da página