Partilhar

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2018
Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais

Você sofre de coceira na garganta? Quer seja por um resfriado ou por secura na zona, é bom saber como aliviar este sintoma para evitar irritação e diminuir a comichão. Existem vários tipos de medicamentos no mercado que podem ajudar a melhorar este problema mas, se você prefere remédios naturais, continue lendo este artigo do umCOMO. Sugerimos opções ideais para fazer com que você se sinta melhor como infusões de gengibre e gargarejos com sal. Não perca esses 6 remédios para coceira na garganta em seguida!

Coceira na garganta, o que pode ser?

A coceira na garganta pode surgir por diferentes motivos: desde o contágio de vírus ou bactérias até irritações provocadas por fumo tóxico ou contrastes térmicos. Dependendo do fator que provoca o incômodo nesta zona, o tratamento a seguir será um ou outro. No entanto, para aliviar a sensação de coceira, você pode usar alguns remédios caseiros que listamos em seguida, pois eles funcionam na perfeição.

Neste artigo do umCOMO, indicamos também as causas da dor de garganta caso você deseje saber algo mais sobre o tema.

Água com sal para garganta

Começamos com um dos remédios caseiros mais populares que existe para aliviar a coceira na garganta: o bochecho com sal. O sal faz com que o excesso de flema que provoca a coceira comece a diminuir, além de reduzir a inflamação e contribuir para desinfetar e limpar a zona em profundidade.

Para fazer este remédio, você apenas necessita de misturar meia colher de sopa de sal em um copo de água morna. Mexa bem e faça bochechos com a solução durante 10 segundos. Repita várias vezes ao dia e, gradualmente, você notará melhorias.

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais - Água com sal para garganta

Mel para garganta

Outro dos melhores remédios caseiros para a coceira na garganta é o mel, já que este é um produto anti-inflamatório com propriedades curativas que consegue aliviar a irritação e o incômodo. Adicione uma colher de mel às suas bebidas quentes ou prepare uma infusão de limão com mel, dois ingredientes potentes que ajudam a eliminar bactérias e hidratar a zona, diminuindo a irritação e aliviando a coceira.

Neste artigo do umCOMO, revelamos quais são os benefícios do limão com mel para que você descubra porque é bom para a saúde da sua garganta.

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais - Mel para garganta

Gengibre para garganta

O gengibre é outro ingrediente perfeito para curar a coceira na garganta de um jeito natural e eficaz. É um dos melhores aliados para reduzir os sintomas de resfriado, já que está repleto de propriedades medicinais. Por um lado, é um poderoso antibacteriano e antiviral que protege o organismo dos ataques de vírus externos. Por outro, se você está sofrendo de tosse com expectoração, o gengibre ajudará a expulsá-lo, já que também possui ação expectorante.

Para aproveitar estes benefícios, o mais recomendado é que você prepare uma infusão de gengibre e adicione uma colher de mel (já que hidratará a zona e reduzirá a irritação). Beba 3 xícaras da mistura por dia e notará a diferença. Se deseja conhecer outros métodos para preparar gengibre, descubra tudo no artigo como usar o gengibre para a tosse.

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais - Gengibre para garganta

Tomilho para garganta

Outro remédio caseiro para a tosse e para a coceira na garganta é o tomilho. Esta planta medicinal faz parte da maioria dos medicamentos para a tosse que podemos encontrar na farmácia. Isso acontece porque o tomilho atua como antisséptico, além de ser mucolítico e expectorante e reduzir a mucosidade caso ela exista.

Para aproveitar os benefícios deste ingrediente, prepare uma infusão de tomilho e, para potenciar ainda mais os seus efeitos, adicione um pouco de suco de limão e uma colher de mel. Tome esta bebida 2 vezes por dia e verá como a sua saúde melhora.

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais - Tomilho para garganta

Cúrcuma com leite

A cúrcuma também é um dos melhores remédios caseiros que ajudam a eliminar a coceira na garganta naturalmente. Isto acontece porque este é um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e curativas que ajudam a limpar a zona e a fazer com que você se sinta melhor. Caso a sua tosse tenha muco, esta planta também funciona como expectorante, ajudando a eliminá-la e a abrir as vias respiratórias.

Uma das melhores formas de aproveitar os benefícios é adicioná-la nas suas receitas diárias, embora também também possa ser tomada em um copo de leite quente com mel para aliviar a irritação e conseguir acelerar a cura.

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais - Cúrcuma com leite

Sálvia é bom para garganta?

Sim! A sálvia também é um bom aliado para tratar a coceira na garganta, uma vez que contém propriedades antissépticas que conseguem curar qualquer irritação ou ferida, tanto externa como interna. Por esse motivo, fazer bochechos com esta planta ajuda a tratar condições associadas à saúde bucofaríngea.

O jeito mais adequado de tomar esta planta consiste em preparar uma infusão e fazer bochechos com ela (com água morna). Faça o bochecho por 15 segundos de cada vez e repita duas vezes por dia. Pouco a pouco, verá como a saúde da sua garganta melhora. Para saber como curar a dor de garganta com sálvia com mais detalhe, acesse esse artigo do umCOMO.

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais - Sálvia é bom para garganta?

Coceira na garganta - o que fazer?

Além de usar estes remédios naturais, também é essencial seguir alguns conselhos para curar a coceira na garganta:

  • Aumente o consumo de água: a hidratação interna fará com que a irritação da garganta melhore, já que você voltará a gerar a mucosa necessária para proteger o tecido. O ideal é beber 2 litros de água por dia para conseguir um estado de saúde ótimo.
  • Reduza o consumo de tabaco: o fumo tóxico que se absorve em cada cigarro pode irritar ainda mais a zona, fazendo com a cura seja mais lenta e ineficaz.
  • Evite as bebidas frias: opte sempre por infusões mornas para não irritar ainda mais a garganta.

Sugestão: Como remover alimentos presos na garganta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais
1 de 7
Remédios para coceira na garganta - 6 opções naturais

Voltar ao topo da página