Partilhar

Como remover alimentos presos na garganta

Por Sara Viega. Atualizado: 21 agosto 2018
Como remover alimentos presos na garganta

Ao comer certos tipos de alimentos, é possível que alguns pedaços possam deslizar até à garganta antes de terminar a sua mastigação. Isso é mais provável de acontecer com os alimentos duros ou crocantes, como por exemplo uma batata frita. Existem formas fáceis de conseguir eliminar a obstrução da garganta. No entanto, se a sua garganta está bloqueada de tal forma que está afetando a sua respiração, deve tentar a manobra de Heimlich ou vá imediatamente ao hospital receber os devidos cuidados emergenciais. Os conselhos que se dão a seguir para remover alimentos presos na garganta são básicos e para obstruções pequenas. No artigo de hoje em umCOMO, ensinamos a você como remover alimentos presos na garganta. Continue lendo para saber como proceder nessa situação tão delicada.

Também lhe pode interessar: Como fazer a manobra de Heimlich

Tomar água para tirar algo da garganta

A maioria dos alimentos dissolvem-se com o tempo, por isso se o pedaço de comida não está causando muito desconforto, deixe que se dissolva de forma natural com a saliva presente na garganta. Se isto não funcionar, beba um pouco de água para tentar aliviar a sensação de algo entalado na garganta. A água ajuda este processo. Você também pode tomar uma taça de água quente ou um chá quente para ajudar a dissolver o pedaço de alimento. Assegure-se que a água está quente, mas não demasiado quente porque pode queimar-lhe a garganta.

Gargarejo para tirar algo preso na garganta

Se a comida continua presa, experimente gargarejar com água morna e sal. Esteja atento, se tiver o estômago cheio, fazer gargarejo pode provocar vômito. Isto acontece apenas porque fazer gargarejo induz o refluxo do líquido pela garganta.

Como remover alimentos presos na garganta - Gargarejo para tirar algo preso na garganta

Comer alimentos macios para tirar algo da garganta

Outro método para remover a comida presa na garganta é tentar comer alguma coisa macia. Isto pode ser, por exemplo, um pedaço de pão. Mastigue bem este pedaço para que fique bem mole com a saliva e depois engula rapidamente. Com alguma probabilidade, isto fará despegar o pedaço de comida da garganta, pressionando-o para baixo. Se o pedaço de comida estiver bem preso na garganta, pode ser que tenha que cuspir o que comeu para o conseguir eliminar.

Veja também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é usada em casos de emergência e pode salvar vidas quando algo entalado na garganta não permite que a pessoa respire. No entanto, ela só deve ser usado em caso de asfixia ou sufocamento e só pode ser feita por pessoas capacitadas. Para todas a informações e instruções, sugerimos a leitura do artigo sobre como fazer a manobra de Heimlich.

Como remover alimentos presos na garganta - Manobra de Heimlich

Sensação de algo preso na garganta por ansiedade

Se você continua com a sensação de algo entalado na garganta que não desce, tente investigar outras causas. Se você está passando por um período de muito estresse ou ansiedade, essa sensação de casquinha na garganta pode ser psicológica. Essa condição possui até nome: globo histérico ou globo faríngeo, que é justamente essa sensação de algo preso na garganta que não passa por nada. Essa condição não indica que realmente há alimento preso na faringe, sendo apenas um sinal do próprio estresse, ansiedade ou até mesmo depressão.

Não se sabe exatamente a causa dessa condição, mas a verdade é que apenas com o controle do emocional e alívio da tensão que ela desaparece. Sabemos que não é fácil lidar com esses transtornos, mas algumas dicas neste outro artigo de umCOMO "Como diminuir a ansiedade" podem ajudar.

Infecção ou inflamação na garganta

Outra causa possível é a infecção ou inflamação da garganta. Se a sensação de que a comida não desce vem acompanhada de outros sintomas como dor, febre e dificuldade para engolir, muito provavelmente estamos lidando com uma infecção ou inflamação da garganta. Quando a infecção atinge as amígdalas, essa sensação pode ficar ainda pior.

Nesse caso, é indispensável ir a um médico para que ele avalie exatamente a causa dos sintomas. Se é uma inflamação, um anti-inflamatório provavelmente é o suficiente para o tratamento. No entanto, se é uma infecção, o uso de antibióticos se fará necessário e apenas um médico pode receitá-lo. Na maioria das vezes, a inflamação de garganta leva a uma infecção em poucos dias, por isso é importante ir ao médico assim que os sintomas se iniciarem.

Leia também: Bola na garganta, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover alimentos presos na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • No entanto, se aquilo que você come passa com facilidade, mas apesar disso sente que existe algo preso na garganta, é possível que tenha conseguido desprender o que estava preso e a sensação que tem seja apenas da ferida que foi causada pelo pedaço de comida que estava preso. Neste caso, espere que o seu estômago fique vazio e gargareje com água quente e salgada. Isto fará com que não existam bactérias se formando em volta da garganta, que podem causar o aparecimento de tosse ou de sintomas do tipo gripal.

Escrever comentário sobre Como remover alimentos presos na garganta

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Carlos Alberto Assis Silva
muito util
Rosa
Estava chupando laranja e engoli o caroço e esta parado na garganta no lado direito,ja comi pao,agua,tossi, ate vomiteo e ele continua conforme faço q vou engolir sinto ele mexer ja faz 2 dias oq POSSO FAZER alguem ajuda por favor
A sua avaliação:
Leticia lms444
Eu tava comendo melancia e eu acabei engolindo uma semente e ela começou a deslizar na minha garganta quando eu fui descançar ela parou
regiane
estou com um pedaco de amendoim preso no lado da garganta e doi muito o que faco
melissa
como faz pra tirar um pedaço de carne da garaganta
A sua avaliação:
João Antonio Ferreira
Tudo que alimento fica resto preso na garganta. Tento suga-los e não sai de forma alguma o que sai e uma espuma esbranquçada na lingua, isso me incomoda muito ate no meu trabalho. o que devo fazer.
Meus agradecimentos. João A. Ferreira.
Socorro
Estou com um cabelo preso na garganta, como fazer pra tirá-lo?
Paulo José
comer farinha de mandioca pode resolver o problema.
Regiane Caus Guivarra
Estou com um pedacinho de botao de plastico enroscado na minha garganta...o q me recomenda p eu conseguir tirar...
Camille
Olá eu to com um pedaço de comida na minha garganta preso desde ontem a noite e está me incomodando muito o que eu faço ?
João
Olá Camille. Conte-me o que aconteceu, o problema passou ou se agravou?
marcos antõnio oliveira tavares santos
uma ótima tentativa é comer farinha e beber água, provalvelmente vc pode ter uma inflamação,causada por refluxo exofagico, os acidos estomacais sobem até a garganta causando ferimentos sei que causa bastante desconforto vc precisa manter a calma pensar de forma positiva que ajuda muito,tomar um antibiótico resolve alivia bastante, como chá de oregano,Bactrim F 800/160 mg 10 Comprimidos,vai ajudar muito,mas é importante procurar um especialista,para relatar o seu caso só ele vai fazer a indicação do exame correto,otorrino,um gastro,


Como remover alimentos presos na garganta
1 de 3
Como remover alimentos presos na garganta

Voltar ao topo da página