Como remover alimentos presos na garganta
Ao comer certos tipos de alimentos, é possível que alguns pedaços possam deslizar até à garganta antes de terminar a sua mastigação. Isso é mais provável de acontecer com os alimentos duros ou crocantes, como por exemplo uma batata frita. Existem formas fáceis de conseguir remover comida presa garganta. No entanto, se a sua garganta está bloqueada de tal forma que está afetando a sua respiração, deve tentar a manobra de Heimlich ou vá imediatamente ao hospital receber os devidos cuidados emergenciais. Os conselhos que se dão a seguir para remover alimentos presos na garganta são básicos e para obstruções pequenas. No artigo de hoje em umCOMO, ensinamos a você como remover alimentos presos na garganta. Continue lendo para saber como proceder nessa situação tão delicada.
- Comida presa na garganta e sintomas de asfixia
- Tomar água para tirar comida presa na garganta
- Gargarejo para tirar algo preso na garganta
- Comer alimentos macios para tirar comida presa na garganta
- Manobra de Heimlich
- Sensação de algo preso na garganta por ansiedade
- Infecção ou inflamação na garganta
Comida presa na garganta e sintomas de asfixia
Se você está em alguma situação e uma pessoa engasga com comida ou começa a tossir sem parar, é importante saber identificar os sinais de asfixia ou afogamento. Os sintomas de asfixia incluem:
- A pessoa não para de tossir;
- A vítima não consegue falar;
- A pessoa não respira;
- Vermelhidão na face;
- A pessoa está com a mão no peito ou no pescoço;
- A pessoa faz sinais com as mãos.
O ideal é pedir ajuda médica o quanto antes ou chamar uma ambulância para um atendimento imediato antes que a situação se agrave. Em caso de engasgos leves ou enquanto a ajuda médica não chega, os procedimentos abaixo podem ajudar.
Tomar água para tirar comida presa na garganta
A maioria dos alimentos dissolvem-se com o tempo, por isso se o pedaço de comida não está causando muito desconforto, deixe que se dissolva de forma natural com a saliva presente na garganta. Se isto não funcionar, beba um pouco de água para tentar aliviar a sensação de algo entalado na garganta. A água ajuda este processo. Você também pode tomar uma taça de água quente ou um chá quente para ajudar a dissolver o pedaço de alimento. Assegure-se que a água está quente, mas não demasiado quente porque pode queimar-lhe a garganta.
Gargarejo para tirar algo preso na garganta
Se a comida continua presa, experimente gargarejar com água morna e sal. Esteja atento, se tiver o estômago cheio, fazer gargarejo pode provocar vômito. Isto acontece apenas porque fazer gargarejo induz o refluxo do líquido pela garganta.
Comer alimentos macios para tirar comida presa na garganta
Outro método para remover a comida presa na garganta é tentar comer alguma coisa macia. Isto pode ser, por exemplo, um pedaço de pão. Mastigue bem este pedaço para que fique bem mole com a saliva e depois engula rapidamente. Com alguma probabilidade, isto fará despegar o pedaço de comida da garganta, pressionando-o para baixo. Se o pedaço de comida estiver bem preso na garganta, pode ser que tenha que cuspir o que comeu para o conseguir eliminar.
Veja também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é usada em casos de emergência e pode salvar vidas quando algo entalado na garganta não permite que a pessoa respire. No entanto, ela só deve ser usado em caso de asfixia ou sufocamento e só pode ser feita por pessoas capacitadas. Para todas a informações e instruções, sugerimos a leitura do artigo sobre como fazer a manobra de Heimlich.
Sensação de algo preso na garganta por ansiedade
Se você continua com a sensação de algo entalado na garganta que não desce, tente investigar outras causas. Se você está passando por um período de muito estresse ou ansiedade, essa sensação de casquinha na garganta pode ser psicológica. Essa condição possui até nome: globo histérico ou globo faríngeo, que é justamente essa sensação de algo preso na garganta que não passa por nada. Essa condição não indica que realmente há alimento preso na faringe, sendo apenas um sinal do próprio estresse, ansiedade ou até mesmo depressão.
Não se sabe exatamente a causa dessa condição, mas a verdade é que apenas com o controle do emocional e alívio da tensão que ela desaparece. Sabemos que não é fácil lidar com esses transtornos, mas algumas dicas neste outro artigo de umCOMO "Como diminuir a ansiedade" podem ajudar.
Infecção ou inflamação na garganta
Outra causa possível é a infecção ou inflamação da garganta. Se a sensação de que a comida não desce vem acompanhada de outros sintomas como dor, febre e dificuldade para engolir, muito provavelmente estamos lidando com uma infecção ou inflamação da garganta. Quando a infecção atinge as amígdalas, essa sensação pode ficar ainda pior.
Nesse caso, é indispensável ir a um médico para que ele avalie exatamente a causa dos sintomas. Se é uma inflamação, um anti-inflamatório provavelmente é o suficiente para o tratamento. No entanto, se é uma infecção, o uso de antibióticos se fará necessário e apenas um médico pode receitá-lo. Na maioria das vezes, a inflamação de garganta leva a uma infecção em poucos dias, por isso é importante ir ao médico assim que os sintomas se iniciarem.
Leia também: Bola na garganta, o que pode ser?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover alimentos presos na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- No entanto, se aquilo que você come passa com facilidade, mas apesar disso sente que existe algo preso na garganta, é possível que tenha conseguido desprender o que estava preso e a sensação que tem seja apenas da ferida que foi causada pelo pedaço de comida que estava preso. Neste caso, espere que o seu estômago fique vazio e gargareje com água quente e salgada. Isto fará com que não existam bactérias se formando em volta da garganta, que podem causar o aparecimento de tosse ou de sintomas do tipo gripal.