menu
Partilhar

Como remover alimentos presos na garganta

Ao comer certos tipos de alimentos, é possível que alguns pedaços possam deslizar até à garganta antes de terminar a sua mastigação. Isso é mais provável de acontecer com os alimentos duros ou crocantes, como por exemplo uma batata frita. Existem formas fáceis de conseguir remover comida presa garganta. No entanto, se a sua garganta está bloqueada de tal forma que está afetando a sua respiração, deve tentar a manobra de Heimlich ou vá imediatamente ao hospital receber os devidos cuidados emergenciais. Os conselhos que se dão a seguir para remover alimentos presos na garganta são básicos e para obstruções pequenas. No artigo de hoje em umCOMO, ensinamos a você como remover alimentos presos na garganta. Continue lendo para saber como proceder nessa situação tão delicada.

Também lhe pode interessar: Como fazer a manobra de Heimlich

Comida presa na garganta e sintomas de asfixia

Se você está em alguma situação e uma pessoa engasga com comida ou começa a tossir sem parar, é importante saber identificar os sinais de asfixia ou afogamento. Os sintomas de asfixia incluem:

  • A pessoa não para de tossir;
  • A vítima não consegue falar;
  • A pessoa não respira;
  • Vermelhidão na face;
  • A pessoa está com a mão no peito ou no pescoço;
  • A pessoa faz sinais com as mãos.

O ideal é pedir ajuda médica o quanto antes ou chamar uma ambulância para um atendimento imediato antes que a situação se agrave. Em caso de engasgos leves ou enquanto a ajuda médica não chega, os procedimentos abaixo podem ajudar.

Tomar água para tirar comida presa na garganta

A maioria dos alimentos dissolvem-se com o tempo, por isso se o pedaço de comida não está causando muito desconforto, deixe que se dissolva de forma natural com a saliva presente na garganta. Se isto não funcionar, beba um pouco de água para tentar aliviar a sensação de algo entalado na garganta. A água ajuda este processo. Você também pode tomar uma taça de água quente ou um chá quente para ajudar a dissolver o pedaço de alimento. Assegure-se que a água está quente, mas não demasiado quente porque pode queimar-lhe a garganta.

Gargarejo para tirar algo preso na garganta

Se a comida continua presa, experimente gargarejar com água morna e sal. Esteja atento, se tiver o estômago cheio, fazer gargarejo pode provocar vômito. Isto acontece apenas porque fazer gargarejo induz o refluxo do líquido pela garganta.

Como remover alimentos presos na garganta - Gargarejo para tirar algo preso na garganta

Comer alimentos macios para tirar comida presa na garganta

Outro método para remover a comida presa na garganta é tentar comer alguma coisa macia. Isto pode ser, por exemplo, um pedaço de pão. Mastigue bem este pedaço para que fique bem mole com a saliva e depois engula rapidamente. Com alguma probabilidade, isto fará despegar o pedaço de comida da garganta, pressionando-o para baixo. Se o pedaço de comida estiver bem preso na garganta, pode ser que tenha que cuspir o que comeu para o conseguir eliminar.

Veja também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é usada em casos de emergência e pode salvar vidas quando algo entalado na garganta não permite que a pessoa respire. No entanto, ela só deve ser usado em caso de asfixia ou sufocamento e só pode ser feita por pessoas capacitadas. Para todas a informações e instruções, sugerimos a leitura do artigo sobre como fazer a manobra de Heimlich.

Como remover alimentos presos na garganta - Manobra de Heimlich

Sensação de algo preso na garganta por ansiedade

Se você continua com a sensação de algo entalado na garganta que não desce, tente investigar outras causas. Se você está passando por um período de muito estresse ou ansiedade, essa sensação de casquinha na garganta pode ser psicológica. Essa condição possui até nome: globo histérico ou globo faríngeo, que é justamente essa sensação de algo preso na garganta que não passa por nada. Essa condição não indica que realmente há alimento preso na faringe, sendo apenas um sinal do próprio estresse, ansiedade ou até mesmo depressão.

Não se sabe exatamente a causa dessa condição, mas a verdade é que apenas com o controle do emocional e alívio da tensão que ela desaparece. Sabemos que não é fácil lidar com esses transtornos, mas algumas dicas neste outro artigo de umCOMO "Como diminuir a ansiedade" podem ajudar.

Infecção ou inflamação na garganta

Outra causa possível é a infecção ou inflamação da garganta. Se a sensação de que a comida não desce vem acompanhada de outros sintomas como dor, febre e dificuldade para engolir, muito provavelmente estamos lidando com uma infecção ou inflamação da garganta. Quando a infecção atinge as amígdalas, essa sensação pode ficar ainda pior.

Nesse caso, é indispensável ir a um médico para que ele avalie exatamente a causa dos sintomas. Se é uma inflamação, um anti-inflamatório provavelmente é o suficiente para o tratamento. No entanto, se é uma infecção, o uso de antibióticos se fará necessário e apenas um médico pode receitá-lo. Na maioria das vezes, a inflamação de garganta leva a uma infecção em poucos dias, por isso é importante ir ao médico assim que os sintomas se iniciarem.

Leia também: Bola na garganta, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover alimentos presos na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • No entanto, se aquilo que você come passa com facilidade, mas apesar disso sente que existe algo preso na garganta, é possível que tenha conseguido desprender o que estava preso e a sensação que tem seja apenas da ferida que foi causada pelo pedaço de comida que estava preso. Neste caso, espere que o seu estômago fique vazio e gargareje com água quente e salgada. Isto fará com que não existam bactérias se formando em volta da garganta, que podem causar o aparecimento de tosse ou de sintomas do tipo gripal.

Escrever comentário

28 comentários
A sua avaliação:
Santi
como tirar casca de pipoca da garganta?
Carlos Alberto Assis Silva
muito util
Rosa
Estava chupando laranja e engoli o caroço e esta parado na garganta no lado direito,ja comi pao,agua,tossi, ate vomiteo e ele continua conforme faço q vou engolir sinto ele mexer ja faz 2 dias oq POSSO FAZER alguem ajuda por favor
Adriano
O que vc fez para retirar?
A sua avaliação:
Leticia lms444
Eu tava comendo melancia e eu acabei engolindo uma semente e ela começou a deslizar na minha garganta quando eu fui descançar ela parou
regiane
estou com um pedaco de amendoim preso no lado da garganta e doi muito o que faco
melissa
como faz pra tirar um pedaço de carne da garaganta
A sua avaliação:
João Antonio Ferreira
Tudo que alimento fica resto preso na garganta. Tento suga-los e não sai de forma alguma o que sai e uma espuma esbranquçada na lingua, isso me incomoda muito ate no meu trabalho. o que devo fazer.
Meus agradecimentos. João A. Ferreira.
Socorro
Estou com um cabelo preso na garganta, como fazer pra tirá-lo?
Paulo José
comer farinha de mandioca pode resolver o problema.
Regiane Caus Guivarra
Estou com um pedacinho de botao de plastico enroscado na minha garganta...o q me recomenda p eu conseguir tirar...
Camille
Olá eu to com um pedaço de comida na minha garganta preso desde ontem a noite e está me incomodando muito o que eu faço ?
João
Olá Camille. Conte-me o que aconteceu, o problema passou ou se agravou?
marcos antõnio oliveira tavares santos
uma ótima tentativa é comer farinha e beber água, provalvelmente vc pode ter uma inflamação,causada por refluxo exofagico, os acidos estomacais sobem até a garganta causando ferimentos sei que causa bastante desconforto vc precisa manter a calma pensar de forma positiva que ajuda muito,tomar um antibiótico resolve alivia bastante, como chá de oregano,Bactrim F 800/160 mg 10 Comprimidos,vai ajudar muito,mas é importante procurar um especialista,para relatar o seu caso só ele vai fazer a indicação do exame correto,otorrino,um gastro,

Camille
Elayne
Olá eu sou a Elayne . Eu devo ter engolido um pedacinho de um osso ou deve ter cido ao uma pele do frango que fico mt frito enfim... Não está me em como dando mt mais quando engulo a saliva posso sento que tem algo na garganta . Já tomei água e já gargarejei .oq posso fazer mais ? Alguém pode me dizer ?
WANILDA BARBOSA SIQUEIRA
COMO REMOVER A COMIDA QUE PARA NO ESOFAGO?
bruna
Estou com um pedaço talvez de um grão de um tipo de pão que comi preso de um lado da garganta que não sai por nada. Tbm estou com a garganta inflamada e está dificultando mais ainda pra sair. Comi pão e tomei líquidos quentes mas ainda não saiu. Como estou de estômago cheio vou esperar para fazer um gargarejo mas está me atrapalhandomuito. Oq devo fazer?
João
Olá, como está você? Conseguiu tirar o grão ou o problema ainda persiste?
Inaldo Valois Filho
Tenho hernia de hiato e estou engasgado com um pedaço de carne a mais de 12 horas, o que devo fazer.
Sérgio carlos
Estou com um ou mais pentelho na garganta já a mais de mês muita tosse e irritação noa sei o que fazer help... Ah continuo na pratica e muito bom .
Daiane
Olá boa noite! Já esperei, Já tomei água e já tomei chá. Ainda estou com a sensação de que algo está na minha garganta. O que eu faço? Atenciosamente.
Ricardo
Coloca 2 colheres de farinha mastiga uns 40 segundos bebe água e vá engolindo aos poucos em um dia vai melhorar te garanto
karol
kkkkkkk eu vivo me entalando as vezes sinto eh medo de comer oh.. eh mt ruim isso .. :-/
Luciene
Minha tia é idosa e nao esta nem bebendo agua direito porque reclama que algo esta se mexendo em sua garganta, entao passamos a fazer sopas, bater e coar porem quando ele tenta engolir tudo volta com uma baba que ela diz dar nojo e começa a torci ate colocar td pra fora. Isso ja vem ocorrendo a uma 2 semanas. No hospital nem deram assunto depois do relato o medico teve a coragem de colocar tosse seca no prontuario! Ontem e hj ela expeliu pedaços de carne moída e algo parecido com leite coalhado, td junto. O posto que iria colher sangue ontem adiou para talvez terça, seis dias depois. O que fazer, lavagem a principio? Grata.
TICO
n é uma opinião de muito valor ! CONTUDO VOLTE AO PRONTO MÉDICO E RELATE O OCORRIDO E PERGUNTE PRA QUE ELES SERVEM . SAÚDE BRASILEIRA É UMA MERDA !

1 de 3

Voltar ao topo da página