Partilhar

Como curar uma queimadura na perna

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar uma queimadura na perna

As queimaduras são os acidentes domésticos mais comuns, já que que no dia a dia nos encontramos expostos a fatores de risco tão comuns como uma panela cheia de água fervendo. No geral, a água quente, o cigarro, o cano de escapamento de uma moto e a exposição solar sem proteção são algumas das causas mais comuns de uma queimadura na perna.

Estas queimaduras costumam ser de primeiro ou segundo grau e o seu cuidado deve ser exaustivo, já que por se encontrar em uma zona que está tão exposta ao contato, a sua recuperação pode ser mais lenta que as queimaduras que ocorrem em outras partes do corpo. Saber como curar uma queimadura na perna é muito importante para evitar que a lesão piore, a boa notícia é que neste artigo de umComo encontrará todos os primeiros socorros que precisa saber para tratar este tipo de lesões.

Também lhe pode interessar: Como curar uma queimadura na língua
Passos a seguir:
1

Existem muitos tipos de queimaduras, mas cerca de 85% não requerem tratamento médico, pois com os cuidados caseiros necessários é suficiente para curar a lesão. Os tipos de queimaduras são: queimadura de primeiro grau, queimadura de segundo grau e queimadura de terceiro grau.

Para curar uma queimadura na perna a primeira coisa a fazer é identificar o grau da queimadura para oferecer os cuidados necessários. Felizmente, o tratamento para as queimaduras de primeiro e segundo grau é praticamente o mesmo, portanto, se for uma queimadura de terceiro grau o melhor é ir imediatamente às urgências para que a ferida seja tratada por um especialista.

Como saber quando ir ao médico?

  • Na ferida consegue ver pedaços esbranquiçados de pele e até tecido gorduroso.
  • A queimadura é de cor vermelha muito intensa ou está carbonizada.
  • A ferida está adormecida.
  • A zona maltratada está totalmente deformada.
  • Apesar da gravidade da ferida, a pessoa não manifesta dor (por deterioração absoluta dos nervos).
Como curar uma queimadura na perna - Passo 1
2

Uma vez que se tenha avaliado a gravidade da lesão e se tenha determinado se pode tratar em casa com primeiros socorros, a primeira coisa que deve ser feita para curar uma queimadura na perna é limpar a zona e oferecer alívio lavando a ferida com água fria. É importante manter a queimadura debaixo da água pelo menos durante 10 minutos para que o ardor diminua e a zona não se inflame. Após molhar a queimadura, não se deve secar a perna com a toalha ou algum outro objeto, já que pode ferir e piorar a ferida.

Como curar uma queimadura na perna - Passo 2
3

Depois, é necessário desinfetar a queimadura na perna, já que muitas vezes este tipo de lesões deve-se ao contato com artefatos ou químicos que podem gerar a proliferação de bactérias e, em muitos casos, quando a queimadura removeu tecidos de pele, a infecção pode se deslocar até ao mais profundo da pele. Pode utilizar água oxigenada ou sabão antibacteriano para eliminar qualquer anticorpo que possa infectar a queimadura.

4

Se a zona estiver muito inflamada, recomenda-se colocar sobre a queimadura da perna rodelas de batata. Este tubérculo e as suas propriedades anti-inflamatórias permitirão que se diminua a inflamação e a dor, pois a pele estará menos pressionada e os tecidos menos tensos.

Outra excelente alternativa para diminuir a inflamação é aplicar gel de aloe vera, pois as propriedades desta planta não só ajudarão a manter a zona estável, como também permitirão que a pele se regenere mais rapidamente e a queimadura da perna se cure sem deixar cicatriz. Entre as propriedades do aloe vera também vale a pena mencionar o seu efeito calmante, que ajudará sem dúvida a aliviar a dor de uma queimadura na perna.

Como curar uma queimadura na perna - Passo 4
5

É muito importante deixar a ferida ao ar livre. Por quê? Se cobrir a queimadura com gaze, band-aid ou roupa a mesma pode começar a supurar líquido, e a umidade não permitirá que a lesão sare por completo, sem contar que a pele sofrerá um maior dano estético. O melhor será deixar a perna afetada ao ar livre para que a ferida receba ar e possa se curar corretamente, por isso, é necessário evitar o contato e o uso de roupa justa.

6

Muitas queimaduras vêm acompanhadas de bolhas. Para curar uma queimadura na perna que apresenta bolhas é necessário evitar estourar as mesmas, pois esta espécie de bolha representa uma camada protetora da pele que está evitando que a lesão entre em contato com qualquer agente externo contaminante. No geral, quando as bolhas estouram, a ferida dói mais, a queimadura deixa marca e a pele é mais propensa a se infectar.

7

Existem muitos remédios caseiros para tratar as queimaduras: a cebola, o tomate e o mel são alguns deles e permitirão não só aliviar os sintomas, mas também regenerar a pele. Por esta razão convidamos você a ler o nosso artigo: como curar as queimaduras com remédios caseiros.

Do mesmo modo, se após curar uma queimadura na perna notar que a dor não para e que a lesão piora, não hesite em ir imediatamente ao médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma queimadura na perna, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como curar uma queimadura na perna

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
MARCO AURELIO
Minha esposa se queimou,levei no posto médico me informarão que de 2ª grau queimadura, esta certo colocar curativo ?A perna totalmente envolvida com atadura .
jhuly
eu tenho uma queimadura na perna doi muito.. agora nem andando eu tou.. e ja fa uma semana.. doi muito.

Como curar uma queimadura na perna
1 de 4
Como curar uma queimadura na perna

Voltar ao topo da página