Partilhar

Como identificar uma queimadura de primeiro grau

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar uma queimadura de primeiro grau

As queimaduras são acidentes domésticos muito comuns às quais estamos expostos especialmente na cozinha. Assim sendo, é fundamental conhecer o melhor modo de tratá-las para garantir sua correta cicatrização. No entanto, dependendo do tipo de lesão, será necessário ir a um médico. Você sabe quando podem ser tratadas em casa e quando ir ao médico? Em umComo.com.br, ensinamos a reconhecer as mais comuns. Descubra como identificar uma queimadura de primeiro grau.

Passos a seguir:
1

As queimaduras dividem-se em primeiro, segundo e terceiro grau, de acordo com o nível de profundidade e o dano que tenham causado à pele. As de primeiro grau são consideradas as mais leves de todas, sendo também as lesões mais comuns que sofremos no lar ao manipular ingredientes como o óleo quente ou a água fervendo, ou ao utilizar eletrodomésticos como o forno e o ferro.

2

As queimaduras de primeiro grau causam um dano leve à pele, gerando uma lesão sem afetar as funções da epidermes, que pode continuar realizando tarefas como o controle da nossa temperatura ou proteção da área contra infecções. Por este motivo, trata-se de marcas que normalmente podem ser tratadas em casa mediante o uso de remédios caseiros ou de cremes especializados.

3

Mas como identificar as queimaduras de primeiro grau? Suas características são:

  • Vermelhidão da pele na área afetada.
  • Ardor que gera desconforto, mas que é suportável.
  • Dor.

Este tipo de lesões não apresenta bolhas nem penetram nas camadas profundas da pele, sendo apenas superficiais.

Como identificar uma queimadura de primeiro grau - Passo 3
4

Tendo em vista que se trata de queimaduras superficiais e muito comuns, não será necessário consultar um médico, a não ser que ocorram outros sintomas como febre ou ardor e dores severas. No entanto, é importante tomar algumas medidas em casa para garantir a correta cicatrização e recuperação da área afetada. Em nosso artigo como curar as queimaduras com remédios caseiros, você encontrará algumas opções ideais para o tratamento destas lesões.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar uma queimadura de primeiro grau, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como identificar uma queimadura de primeiro grau

O que lhe pareceu o artigo?

Como identificar uma queimadura de primeiro grau
1 de 2
Como identificar uma queimadura de primeiro grau

Voltar ao topo da página