Partilhar

Como cuidar de queimadura de óleo quente

Como cuidar de queimadura de óleo quente

Queimaduras são lesões geradas pelo contato da pele com substâncias em alta temperatura. No caso de queimadura com óleo a situação fica um pouco mais complicada, pois geralmente o óleo é utilizado na culinária para frituras e precisar estar fervendo para a realização desse processo, ou seja, esse tipo de queimadura não é tão brando como o que pode ocorrer quando bebemos algo quente demais e acabamos machucando a língua. Se você se queimou e quer saber como cuidar de queimadura de óleo quente, leia este artigo do umCOMO e conheça os principais procedimentos.

O que fazer quando se queima com óleo quente?

É possível cuidar de queimadura de óleo quente em casa mesmo, sem ter que sair correndo para o pronto-socorro por mais dolorida que queimaduras sejam, afinal, quando um acidente do tipo ocorre, os ferimentos costumam ser superficiais, principalmente quando são poucas gotas que respigam no braço.

Para tratar da queimadura você deve:

  1. Desligar o fogo e parar o que estiver fazendo, é preciso dar prioridade ao machucado para evitar que entre em contato com bactérias externas e diminuir as chances de infecção, além disso, queimaduras doem e tratá-las alivia a dor;
  2. Higienização a queimadura com água fria corrente e sabão neutro, passando suavemente na região ferida. Não use água gelada e nem gelo na queimadura e muito menos água quente, senão, a pele vai queimar ainda mais;
  3. Caso algum tecido tenha grudado na queimadura, não remova a roupa e lave o local sem tirá-la pois puxar o tecido pode levar parte da sua pele embora junto e piorar o ferimento. Após a lavagem, provavelmente o tecido se soltará, caso contrário, realize esse processo de forma cautelosa e devagar para evitar maiores danos, afinal, queimadura de óleo deixa cicatriz e esses cuidados podem não apenas aliviar a dor como diminuir a cicatriz que ficará após a recuperação;
  4. Utilize pomadas para queimadura como o Nebacetin e o Bepantol, passe-as vagarosamente acima da pele danificada evitando ao máximo o contato direto entre seu dedo e a queimadura;
  5. Quando a pele estiver danificada é preciso protegê-la, sendo assim, envolva-a em gaze ou outro material que não vá aderir à pele, certifique-se de que esteja esterilizado. Não use algodão e nem ataduras, a queimadura não pode ser pressionada.

o que NÃO fazer em uma queimadura de óleo quente

Ao contrário do que se costumava fazer, hoje em dia não é recomendado o uso de nenhum produto sobre a queimadura com óleo quente ou de qualquer outro tipo. Por isso, não use manteiga, mel, vaselina, vinagre e nem mesmo pomada, essas substâncias apenas vão piorar o machucado.

Além de saber o que fazer, também é importante saber o que evitar em casos de queimadura, para isso, veja também o que não se fazer em caso de queimadura.

Mesmo que a queimadura com óleo quente tenha sido pequena e seja tratada em casa, mas ao longo dos dias a região machucada mostrar sinais de infecção, busque ajuda médica, o mesmo deve ser feito se em duas semanas o ferimento não cicatrizar.

Como saber a gravidade da minha queimadura

A preocupação maior de ir para a emergência de um hospital deve ocorrer apenas nos casos mais graves, quando a queimadura é de terceiro grau. Veja abaixo das características dos tipos de queimadura de acordo com o grau para saber se é necessário correr a um pronto-socorro:

  • Queimadura de primeiro grau: caracteriza-se por queimar a primeira camada da pele, tornando a região vermelha e dolorosa, inchando logo depois, não forma bolhas e a pele não se desprende. Para saber mais veja como identificar uma queimadura de primeiro grau.
  • Queimadura de segundo grau: acontece quando são queimadas a primeira e segunda camada da pele, ou seja, destruição maior da epiderme e derme e dor mais intensa, costuma formar bolhas e a pele desprende total ou parcialmente, sua recuperação é mais lenta e pode causar manchas ou cicatrizes. Para saber mais veja como saber se a queimadura é de segundo grau.
  • Queimadura de terceiro grau: atinge a região abaixo da pele e pode ser identificada por causar dormência na região afetada, destruição total da pele deixando um tecido esbranquiçado aparente, costuma deixar a região afetada mais escura e até mesmo preta em vez de avermelhada, como ocorre nas queimaduras de primeiro e segundo grau. Para saber mais veja como saber se uma queimadura é de terceiro grau.

Dicas para aliviar a dor de queimaduras

  • Evite que a pele entre em contato com a água quente do chuveiro durante banhos;
  • Tome anti-inflamatórios para evitar que a queimadura inflame;
  • Mantenha a água sempre protegida para que não entre em contato com bactérias que podem gerar uma infecção;
  • Use chá de camomila em cima da queimadura quando for necessária a troca do curativo, apenas toma cuidado para não pressionar a região;
  • Seque sempre o ferimento e nunca se esqueça de utilizar pomadas específicas para queimaduras.

Veja também: Como fazer cubos de gelo de Aloe Vera para queimaduras

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de queimadura de óleo quente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como cuidar de queimadura de óleo quente

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
guedes soares
Uma panela pegou fogo com gordura, ai fui tirar e a gordura caiu no meu braço e na minha perna e queimou muito, segundo os médicos foi queimadura de 2 grau, mais alguém sabe algo que pode melhorar mais rapido?
Editor umComo.com.br
Oi Guedes! Neste artigo damos-lhe algumas indicações para tratar uma queimadura de segundo grau: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-uma-queimadura-de-segundo-grau-1280.html
Soraia Mattar
Caiu oléo quenta em cima da minhã mão, rapidamente abri a tronei e deixei cair bastante agua fria até que n sentisse mais a ardencia.O local ficou bastante vermelho ,no dia seguinte saiu uma bolha ,eu não estourei ela ainda esta aqui..passei pomada efederm...o local esta sensivel mas não sinto dores..faço os serviços de casa normalmente..inclusive lavo louça..pode molhar o ferimento normalmente ou tem que mante lo seco?..o que esta certo e o que esta errado nesse procedimento?
José marcos
Como cuidar da pele que foi queimada com óleo quente

Como cuidar de queimadura de óleo quente
Como cuidar de queimadura de óleo quente

Voltar ao topo da página