O que fazer se me queimar com óleo
A queimadura com óleo é dos acidentes domésticos mais comuns, pois basta que este ingrediente quente entre em contato com a água ou gelo para que logo comece a espirrar causando lesões. Também não estamos livres de que, ao passar o óleo quente de um lado para o outro, ele acabe entrando em contato com a nossa pele; por todos estes motivos é importante saber o que fazer se você se queimar com óleo. Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhe.
Passos a seguir:
Quando nos queimamos com óleo é importante atuar de forma rápida para acalmar a dor e os incômodos ao mesmo tempo em que aliviamos os danos. No caso das queimaduras de primeiro grau ou menores, podemos tomar medidas em casa para atender e curar a lesão, no entanto existem situações em que a atenção médica será imprescindível, por exemplo:
- Se a lesão for do tamanho de uma mão ou maior.
- Se afetar partes delicadas como o rosto, a virilha, qualquer mucosa do corpo ou as coxas.
- Se for uma queimadura grave.
Depois de se queimar com óleo é muito importante cuidar da lesão para reduzir a queimadura e os incômodos. Antes de fazê-lo retire o óleo do fogo para evitar acidentes ainda maiores, depois aplique na queimadura água fria abundante durante pelo menos 5 ou 10 minutos. Pode deixar a água correr sobre a queimadura ou submergir o local em um recipiente com água.
Se a queimadura com óleo tiver acontecido em um lugar de difícil acesso, então umedeça uma gaze ou pano limpo com água fresca abundante e aplique diretamente na lesão. Não é conveniente aplicar gelo nem compressas geladas, pois poderia causar danos ainda maiores na pele já afetada.
Não é conveniente arrancar qualquer tecido da roupa que tenha se aderido à pele já que isto poderia piorar a situação.
Quando a queimadura tiver esfriado, então poderá proceder ao tratamento. Se realmente for uma lesão leve então aplique no local um creme especial para queimaduras; se não dispõe deste produto pode aplicar vaselina ou um pouco de aloe vera natural.
Depois com uma gaze limpa envolva a área sem aplicar muita pressão. É importante manter a queimadura isolada para evitar atritos que a piorem. Se a lesão tiver alguma bolha é necessário que não a estoure, já que isto poderia aumentar as dores e dificultar a cicatrização.
Se a queimadura for muito profunda ou grave então será necessário que vá ao médico urgentemente. Nestes casos é importante a avaliação de um especialista para garantir uma adequada cicatrização.
Sugestão: Como cuidar de queimadura de óleo quente
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se me queimar com óleo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.