Queimaduras de primeiro grau

O que fazer em caso de queimaduras leves

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer em caso de queimaduras leves

As queimaduras são os acidentes domésticos mais comuns, uma lesão que qualquer pessoa está exposta, dentro e fora de casa. Apesar disso, muitas vezes desconhecemos o modo adequado de as tratar para garantir a diminuição da dor e uma adequada cicatrização. Precisa de uma aula de primeiros socorros básicos? Em umComo.com.br, explicamos o que fazer em caso de queimaduras leves.

Foro: guiainfantil.com

Também lhe pode interessar: Como atuar em caso de queimadura

Passos a seguir:

1

Consideram-se queimaduras leves aquelas de primeiro grau e segundo grau, que inicialmente possam ser tratadas em casa. No entanto, em certos casos, será necessário atendimento médico:

  • Quando se encontram em zonas muito sensíveis como o rosto, as coxas e virilha.
  • Se forem do tamanho de uma mão ou maiores.
  • Se tiverem sido produzidas por um incêndio, pelo contato com a eletricidade ou por algum produto químico.

Em todos estes casos, será necessário atender a pessoa afetada de forma primária para acalmar a dor, e depois transferi-la para a urgência a fim de ser examinada por um especialista.

2

O primeiro que devemos fazer perante uma queimadura leve é acalmar a dor e ardor. Convém retirar toda a roupa da área afetada. Se a mesma estiver colada à queimadura não a retire ou poderá ocasionar um dano maior.

Em casos de queimaduras com produtos químicos, é importante retirar toda a roupa que tenha sido exposta ao produto para evitar danos maiores.

3

Em seguida, a área deverá ser refrescada com água fria em abundância durante pelo menos 5 minutos, em casos de lesões com produtos químicos convém que seja durante 10 minutos no mínimo. Não é conveniente aplicar gelo na área queimada, apenas água gelada.

Uma forma muito eficaz de tratar queimaduras leves é aplicando uma gaze umedecida com água fria no local. Se não dispõe de gaze, pode usar um lençol ou toalha limpa.

4

Uma vez que a queimadura tenha esfriado, devemos nos certificar de que, efetivamente, a mesma é leve e não requer atendimento médico imediato. Dessa forma, podemos tomar as seguintes medidas para tratá-las:

  • Evite estourar a bolha que se formou na queimadura, esta deve diminuir sozinha.
  • Lave a lesão com água e sabão, de preferência de pH neutro. Uma vez limpa, aplique algum creme de venda comercial para queimaduras. Em seguida, convém cobrir a área afetada com uma gaze esterilizada ou com algum tecido limpo.
  • A queimadura leve também pode ser tratada com aloe vera ou vaselina, ambos hidrataram a pele e acalmam os desconfortos. Nunca aplique outros tipos de cremes na área afetada ou poderá causar uma reação alérgica.
5

Se não dispõe em casa de pomada para as queimaduras, vaselina ou aloe vera, aplique outras soluções naturais que ajudarão você a diminuir os desconfortos. Em nosso artigo, como curar queimaduras com remédios caseiros, você encontrará algumas alternativas oportunas.

Se depois de tratar a queimadura, a mesma causar ardor extremo, inflamação, vermelhidão, secreção de pus ou causar febre, é importante consultar um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer em caso de queimaduras leves, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer em caso de queimaduras leves