Como saber se uma queimadura é de segundo grau
Entre os acidentes domésticos, as queimaduras são frequentes, e podem ocorrer enquanto cozinhamos, quando usamos determinados eletrodomésticos ou ao realizar qualquer reparação elétrico. Por isso é importante saber identificá-las para tratá-las de modo adequado e ir a um médico nos casos oportunos. As queimaduras de primeiro grau são as mais comuns, no entanto as de segundo grau também são frequentes, mas você sabe reconhecê-las? Em umComo.com.br explicamos como saber se uma queimadura é de segundo grau.
Passos a seguir:
Esses tipos de lesão encontram-se divididos em primeiro, segundo e terceiro grau segundo sua profundidade na pele e o dano que tenham causado. As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, a camada superficial da pele, e também a derme, a segunda camada. Este tipo de lesão, conhecida também como queimaduras de espessura parcial, interferem nas funções da pele, que devido ao dano, não poderá regular a temperatura da zona ou protegê-la adequadamente contra infecções.
Mas como saber se uma queimadura é de segundo grau? Estes são seus sinais principais:
- Vermelhidão na zona.
- Ardor importante.
- Dor.
- Presença de bolhas, o principal sinal de que a derme foi afetada.
Toda queimadura com bolhas é considerada uma queimadura de segundo grau. Como a lesão destrói a epiderme, estas aparecem quando a mesma se separa da derme acumulando líquido, o que leva à formação de uma bolha.
Ainda que seja possível tratar uma queimadura de segundo grau em casa, é importante consultar um médico para revisar este tipo de lesão, pois como a pele não pode realizar suas funções de forma adequada, corre-se o risco de sofrer infecção.
Deverá ir ao médico de urgência se:
- A extensão da queimadura for grande, do tamanho da palma de uma mão ou maior.
- A queimadura de segundo grau apresenta-se devido ao contato com um químico ou por um acidente elétrico.
- Se a pessoa que sofreu a queimadura estiver em choque ou apresentar febre.
- Se não estiver completamente seguro do grau da queimadura.
Sugestão: Como cuidar de queimadura de óleo quente
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma queimadura é de segundo grau, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.