Partilhar

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos

 
Por Redação umCOMO. 3 setembro 2020
Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos

Não é estranho que plantas medicinais sejam usadas como tratamento para diferentes doenças desde a antiguidade, já que existem espécies incríveis que contam com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas ou calmantes (entre outras), perfeitas para agir contra diversos problemas de saúde.

Além disso, cabe destacar que os efeitos medicinais de muitas dessas plantas têm sido clinicamente comprovados, motivo pelo qual elas também podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos fitoterápicos. Se você deseja aproveitar todos os benefícios que a natureza tem para te oferecer, além de começar a usar remédios caseiros e seguros para o tratamento de certas doenças, siga lendo este artigo do umCOMO. Confira uma lista com 55 nomes de plantas medicinais e para que elas servem. Anote!

Lavanda

Começamos essa lista de plantas medicinais com a lavanda, uma planta aromática das mais bonitas, que se destaca por suas propriedades antioxidantes, relaxantes e antibacterianas. Graças a esses benefícios, a lavanda serve para:

  • Tratar problemas estomacais e digestivos
  • Combater os sintomas do estresse e da ansiedade
  • Curar inflamações como faringite e laringite

No umCOMO recomendamos que você consuma a lavanda em forma de chá, depois do almoço ou do jantar, para desfrutar rapidamente de seus benefícios ou usando o seu óleo essencial. Veja como fazer óleo da lavanda caseiro.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Lavanda

Gengibre

Dentro desta lista de nomes de plantas medicinais e seus benefícios, não poderia faltar o gengibre, uma raiz praticamente milagrosa. O gengibre conta com propriedades analgésicas, antibacterianas, antivirais, antiespasmódicas e mais, e isso se dá por conta de suas altas concentrações de vitaminas C e B6. Por conta disso, o gengibre é ideal para:

  • Aliviar dores digestivas
  • Combater inflamações (ideal para faringite, laringite, etc.)
  • Favorecer a expectoração (perfeito para gripes e resfriados)
  • Reduzir os níveis de estresse
  • Diminuir as enxaquecas

Você pode consumir o gengibre de diversas maneiras diferentes, e no umCOMO aconselhamos que você prepare um chá de gengibre. Descubra aqui como preparar um chá de gengibre para curar diferentes problemas.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Gengibre

Orégano

Graças às suas propriedades carminativas, digestivas, antioxidantes, antissépticas e expectorantes, entre outras, estamos diante de uma planta perfeita para o alívio de dores de garganta e catarros, mas também capaz de remediar diferentes problemas respiratórios.

Para aproveitar todos esses benefícios, é recomendável que você consuma as folhas de orégano em forma de chá. Neste artigo sobre para que serve o orégano como planta medicinal, você vai encontrar informações ainda mais detalhadas.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Orégano

Alho

O alho, alimento que com certeza você já tem na sua cozinha para elaborar as mais diferentes receitas, é uma planta com incríveis propriedades antibacterianas e antissépticas perfeitas para tratar os sintomas de resfriados e gripes fortes.

No entanto, vale destacar também suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e analgésicas, ideais para tratar problemas como tosse, sinusite, dores de garganta e outras. Descubra aqui como consumir alho cru para aproveitar todos os seus benefícios.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Alho

Camomila

Quem é que não tem alguns sachês de camomila em casa? Entre as plantas medicinais, a camomila ocupa um lugar de privilégio, já que apresenta um amplo leque de benefícios. Cabe destacar aqui suas propriedades sedativas e relaxantes, anti-inflamatórias, antissépticas e de limpeza, mas também seus benefícios para regular o colesterol.

Tanto se você deseja aliviar as dores estomacais rapidamente, quanto se você precisa de um chá para aliviar os sintomas de uma gripe, a camomila é das melhores opções.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Camomila

Tomilho

O tomilho também conta com propriedades antissépticas e antioxidantes, perfeitas para tratar doenças das vias respiratórias como tosses ou dores de garganta.

Além disso, o chá de tomilho também é bom por conta de suas propriedades relaxantes e, ainda, por cuidar da nossa saúde ocular. Confira as propriedades do tomilho e veja como usá-lo.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Tomilho

Dente-de-Leão

As propriedades de limpeza do dente-de-leão fazem dessa planta a melhor alternativa para desintoxicar o organismo. Ainda que ela também se destaque por suas propriedades antioxidantes e diuréticas, são precisamente seus benefícios como planta limpadora que fazem dela a melhor opção para tratar complicações hepáticas.

Descubra aqui como tomar dente-de-leão.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Dente-de-Leão

Erva-mate

A erva-mate é um dos nomes de plantas medicinais que se destaca pelas propriedades energizantes e estimulantes do sistema nervoso (ideais para perda de peso), embora também devam ser destacados os seus benefícios diuréticos e antioxidantes. Geralmente a erva-mate é consumida como infusão.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Erva-mate

Poejo (Menta)

Entre as múltiplas propriedades dessa planta, no umCOMO queremos destacar duas: a ação antiespasmódica, perfeita para promover a digestão, e os efeitos calmantes e anti-inflamatórios, ideais para o alívio das dores menstruais e de garganta. Já as propriedades diuréticas do poejo são especialmente usadas para a perda de peso.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Poejo (Menta)

Urtiga

A urtiga é uma planta muito curiosa, pois possui propriedades remineralizantes das mais interessantes, ideais para prevenir e combater a anemia.

Além disso, a urtiga tem efeitos tônicos e purificadores, que não são só ideais para limpar o corpo, mas também para cuidar e embelezar a pele e os cabelos. Aqui você encontrará mais propriedades medicinais da urtiga verde.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Urtiga

Arruda

Se você se pergunta quais são ass plantas medicinais, também deve se familiarizar com a arruda, uma planta com propriedades relaxantes e sedativas, que tem servido ao longo dos séculos no tratamento de diversos problemas nervosos.

Se você quiser saber mais sobre os benefícios dessa planta poderosa, dê uma olhada neste artigo sobre quais são as propriedades curativas da arruda. A melhor maneira de aproveitar esses benefícios é fazer uma infusão com, no máximo, de 3 a 5 gramas de arruda em 1 litro de água. Lembre-se de que ela é uma planta bastante eficaz, mas muito poderosa, por isso não abuse do seu consumo.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Arruda

Guaco ou Erva de Bruxa

Nesta seleção de plantas medicinais com fotos não poderia faltar o guaco ou erva de bruxa, planta menos conhecida mas com fabulosas propriedades antissépticas, anti-asmáticas, broncodilatadoras, anti-inflamatórias, diuréticas, antimicrobianas, antipiréticas, antirreumáticas, etc.

Usado especialmente para amenizar os efeitos de gripes, resfriados e problemas respiratórios, o guaco em infusão é um remédio muito benéfico.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Guaco ou Erva de Bruxa

Artemísia

Considerada uma das plantas mais antigas do mundo, a artemísia tem uma composição que lhe confere propriedades digestivas, antioxidantes, adstringentes e estrogênicas.

Além de ajudar a aliviar dores de estômago e promover uma digestão mais saudável, a artemísia é perfeita para o tratamento de dores menstruais e do pós-parto. Se você deu à luz recentemente, consulte o seu médico sobre a possibilidade de consumir essa planta antes de fazê-lo, pois é necessário aguardar um certo período antes de, de fato, ingeri-la.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Artemísia

Babosa

A babosa ou aloe é uma das plantas mais benéficas e versáteis que existem. Você já deve estar familiarizado com os benefícios do aloe vera no campo da beleza, mas sempre vale destacar todas as suas propriedades antibacterianas, cicatrizantes, analgésicas, purificantes e antissépticas, entre outras.

Neste artigo sobre quais são os benefícios do aloe vera você vai encontrar ainda mais detalhes sobre as propriedades da babosa para o estômago e a asma, entre outras.

Alfarrobeira

A alfarrobeira é rica em ácidos graxos, proteínas e potássio, e sua ação antioxidante faz com que ela proteja as células do nosso corpo e reduza o risco de doenças degenerativas. Aqui no umCOMO recomendamos que você consuma a casca dessa planta através de uma infusão, para perceber todos os seus efeitos em menos tempo.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Alfarrobeira

Calêndula

Dentre os nomes de plantas medicinais, a flor de calêndula tem efeito anti-inflamatório e desinfetante, ideal para tratar tanto infecções e feridas na pele quanto queimaduras. O óleo de calêndula também é um hidratante natural fabuloso, bastante usado no tratamento da acne, de manchas e estrias, entre outras coisas.

Veja como fazer sabonete de calêndula e descubra a seguir mais sobre os benefícios e propriedades da calêndula para a pele.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Calêndula

Eucalipto

O eucalipto é usado tanto no tratamento de problemas respiratórios, como asma e bronquite, como também para tratar inflamações na garganta, na laringe, na faringe, etc. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e expectorantes, o que faz o eucalipto planta ideal também para prevenir e curar pequenos resfriados.

Veja como fazer óleo de eucalipto.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Eucalipto

Hortelã

Estamos diante de uma das melhores plantas para tratar problemas digestivos. A hortelã conta com propriedades carminativas e antiespasmódicas, sendo ideal para tratar gases, inchaço abdominal, náuseas, indigestão ou cólicas.

Se você tem um intestino irritável ou sofre de problemas digestivos com frequência, uma infusão de hortelã pode virar sua melhor amiga. Explicamos aqui como fazer chá de hortelã.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Hortelã

Uva-de-urso

As folhas de uva-de-urso são um ótimo antisséptico urinário, pois contêm ácidos ursólicos, alantoína e arbutina, perfeitos para destruir bactérias do trato urinário.

Portanto, se você deseja uma planta que te ajude a combater infecções urinárias naturalmente, a uva-de-urso pode ser a solução.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Uva-de-urso

Flor de malva

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da flor de malva fazem dela opção ideal tanto para tratar amigalites, faringites, conjuntivites e bronquites quanto para combater os incômodos sintomas do resfriado, como tosse, febre e dor de garganta.

Neste outro artigo sobre quais são as propriedades da malva te oferecemos informações mais detalhadas sobre a planta.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Flor de malva

Louro

O louro possui propriedades antissépticas, digestivas e antioxidantes, e por isso é muito usado no tratamento de problemas digestivos e na redução de dores musculares ou das articulações.

Geralmente suas folhas são consumidas em forma de infusão, para purificar o corpo e tratar problemas respiratórios. Não deixe de visitar este outro artigo sobre quais são as propriedades do louros se quiser obter mais informações sobre a planta.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Louro

Casca de limão

Você sabia que as cascas de frutas cítricas do seu jardim podem ser muito benéficas no tratamento de vários problemas de saúde? A casca de limão, por exemplo, contém vitaminas e fibras que auxiliam nosso sistema imunológico e previnem resfriados e gripes. Podem ser consumidas tanto em forma de infusões quanto inseridas na alimentação.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Casca de limão

Valeriana

A raiz de valeriana é perfeita para combater o estresse, a insônia, a ansiedade, a irritabilidade e o nervosismo. Apesar de destacarmos, sobretudo, os seus efeitos relaxantes e sedativos, não podemos esquecer que a valeriana também tem propriedades anti-inflamatórias e estimulantes.

Descubra aqui os usos da valeriana para ansiedade.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Valeriana

Sálvia

A sálvia possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antibacterianas e termorreguladoras, sendo uma planta ideal para o tratamento de diferentes doenças. Queremos destacar seus efeitos mais importantes:

  • Freia a sudorese
  • Combate a faringite, a gengivite e inflamações de garganta
  • Melhora a digestão
  • Alivia as dores da menstruação
  • Reduz os problemas causados pela menopausa

Descubra mais sobre as Propriedades curativas da sálvia nesse artigo.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Sálvia

Salsinha

Esse ótimo ingrediente para cozinhar também é rico em vitaminas, das mais benéficas à saúde. A salsinha é ideal para limpar nossos rins, promovendo a eliminação de toxinas e purificando o corpo. Então, se você quiser combater a retenção de líquidos e promover a saúde dos rins, você só precisa aprender como fazer um chá de salsinha.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Salsinha

Alecrim

O alecrim é uma das plantas mais benéficas que existem. Ele possui propriedades antissépticas, analgésicas, limpadoras, anti-inflamatórias e digestivas, ideais para inúmeros tratamentos. Aqui estão alguns deles:

  • Ajuda a tratar problemas de memória;
  • É bastante benéfico para perder peso de maneira natural;
  • Fortalece, hidrata e repara os cabelos;
  • Combate problemas digestivos como flatulências;
  • Estimula e melhora a circulação sanguínea (por isso também é bom para combater varizes).
Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Alecrim

Mandioca (yuca)

A mandioca é conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e digestivos, tornando-a ideal no tratamento e prevenção de doenças como a gastrite ou a azia. Deve-se ter em mente, no entanto, que o consumo excessivo desta planta pode ser tóxico, e é por isso que você nunca deve abusar nas quantidades de mandioca.

Neste artigo sobre os Benefícios da mandioca, você vai encontrar ainda mais informações interessantes.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Mandioca (yuca)

Folhas de framboesa

O chá de folhas de framboesa é ideal para gestantes, pois prepara o colo do útero e a musculatura pélvica, além de aliviar as cólicas e relaxar os músculos na hora do parto. Lembre-se de que beber esse chá pode estimular as contrações, por isso você deve sempre consultar um médico antes de ingerir uma infusão de folhas de framboesa.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Folhas de framboesa

Tanchagem

É um dos nomes de plantas medicinas ideal para curar feridas ou lesões, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e desinfetantes. Para usá-la, é recomendável a aplicação de um cataplasma preparado com as suas folhas, um remédio eficiente para tratar bronquites e problemas de tosse.

Se você quer mais informações sobre as propriedades curativas da tanchagem, clique no link.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Tanchagem

Cavalinha

É uma das plantas mais benéficas que existem para o tratamento de infecções urinárias, pois ela possui grandes propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. A cavalinha também contém propriedades de limpeza que ajudam a regenerar as células, e por isso recomendamos que você dê uma olhada neste artigo sobre como usar cavalinha para preparar um bom chá. Outros benefícios da cavalinha que você deve levar em conta são:

  • Melhora a pele e o cabelo;
  • Combate os fungos;
  • Fortalece as unhas;
  • Diminui as estrias;
  • Pode ser usada para perder peso.
Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Cavalinha

Flor-da-paixão (passiflora)

A flor-da-paixão possui ótimas propriedades relaxantes e analgésicas, o que a torna bastante benéfica quando consumida em forma de infusão, decocção ou em cápsulas. Levando isso em consideração, deve-se notar que a flor-da-paixão também é ótima para baixar a pressão arterial, agir contra a fadiga, a asma, a taquicardia, etc. Além disso, é uma planta ideal para promover a circulação sanguínea.

Porém, é importante sempre consultar um médico antes de consumir a planta, pois ela conta com alguns efeitos adversos.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Flor-da-paixão (passiflora)

Agave

O Agave é ideal no tratamento de feridas, devido às suas propriedades desinfetantes. Para usar essa planta, devemos extrair sua sálvia e aplicá-la diretamente na área afetada, regenerando os tecidos da pele.

O agave também é usado para tratar a gastrite e outras infecções gastrointestinais.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Agave

Papoula

A papoula tem sido usada há anos como remédio contra diversos tipos de dores, algo que devemos agradecer por suas propriedades anestésicas. Devido aos seus efeitos narcóticos, essa planta também é usada para o desenvolvimento da morfina e de outras drogas similares. Caso você queira tratar problemas como estresse ou insônia, a papoula deve ser consumida em forma de xaropes ou infusões.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Papoula

Casca de olmo

A casca do olmo possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, entre muitas outras. Assim, essa planta ajuda a desinfetar e curar feridas, bem como a aliviar a inflamação das articulações e da garganta (por isso é muito eficaz no tratamento de faringite, laringite, etc.) Você pode fazer uma mistura à base de vaselina e pó de casca de olmo, para ser aplicado diretamente na área afetada ou consumido como chá.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Casca de olmo

Flor de laranjeira

A flor de laranjeira é usada para tratar a insônia e a irritabilidade, devido às suas incríveis propriedades relaxantes. Você pode beber tanto beber a água de flor de laranjeira quanto tomar uma infusão antes de dormir, dois métodos eficazes tanto no combate ao estresse quanto da anemia, por conta de seu alto teor de ferro.

Além disso, a flor de laranjeira é muito usada no mundo da beleza, graças às suas propriedades antioxidantes, ideais para suavizar a pele e aumentar os níveis de colágeno.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Flor de laranjeira

Coentro

Se você está procurando por nomes de plantas medicinais que podem ser usadas no tratamento de problemas digestivos, o coentro é uma das melhores opções. Essa planta age no combate dos gases e da acidez estomacal, além de aliviar os sintomas de constipações e diarreias.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Coentro

Equinácea

A equinácea possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, o que a torna um remédio muito eficaz no tratamento de diferentes tipos de doenças. Quer mais? Pois saiba que a equinácea é perfeita para tratar a herpes labial, e também ajudar na cicatrização da acne. Descubra aqui como consumir equinácea.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Equinácea

Ginseng

A raiz do ginseng tem múltiplas propriedades medicinais, não só ajuda a aliviar a sensação de cansaço devido às suas propriedades estimulantes, como também é boa para aliviar dores de cabeça intensas.

Aqui, te explicamos com mais detalhes como tomar ginseng.

Nogueira

O chá de nogueira é um remédio natural para tratar a diarreia leve, devido à sua alta quantidade de vitaminas e sais minerais. No entanto, os seguintes benefícios também devem ser destacados:

  • Ajuda a tratar problemas estomacais;
  • Diminui a fraqueza física;
  • Beneficia a circulação;
  • Diminui os sintomas do reumatismo;
  • Trata as hemorroidas (um banho de folhas de nogueira deve ser feito duas vezes ao dia, enquanto o problema persistir).
Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Nogueira

Flor de melissa (erva-cidreira)

Esta planta medicinal possui propriedades sedativas, o que a torna uma ótima opção no tratamento da insônia e do estresse, bem como dos sintomas derivados desses transtornos. É aconselhável adicionar um punhado da melissa seca a uma panela com água fervente, e consumir a infusão no máximo duas vezes ao dia.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Flor de melissa (erva-cidreira)

Linho

O linho é uma planta conhecida por suas altas concentrações de vitamina E e de fibras. Isso torna a planta e suas sementes benéficas para aliviar a constipação e ajudar na atividade intestinal, embora ela também seja usada para aliviar dores de garganta e sintomas da gripe.

Não hesite em consumir as suas sementes com o estômago vazio, sempre depois de deixá-las de molho durante toda a noite.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Linho

Capim-limão

Em nossa seleção de nomes de plantas medicinais e para que servem não poderia faltar o capim-limão, planta com propriedades relaxantes que normalmente é usada para reduzir a atividade do sistema nervoso. Além disso, com uma infusão desta planta você poderá purificar o corpo das toxinas, tornando-a um chá muito bom para a saúde.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Capim-limão

Alcaçuz

A raiz da alcaçuz tem propriedades expectorantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, tornando-a ideal para tratar problemas como bronquite, dores de garganta ou tosse. Além disso, a alcaçuz fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão, e é por isso que consumi-la em forma de infusão é o ideal.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Alcaçuz

Anis

O anis conta com propriedades antioxidantes e altas concentrações de vitamina C. Essa planta é usada para tratar problemas digestivos, tornando-a perfeita no combate à diarreia, no tratamento da azia e limpeza dos intestinos. É também uma planta com grandes propriedades expectorantes, e é por isso que tomar um copo de sementes de anis fervidas, três vezes ao dia, ajuda a aliviar a tosse.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Anis

Alfalfa

Essa planta é rica em aminoácidos, minerais e vitaminas que ajudam no tratamento da artrite, diabetes e do colesterol. Você pode beber o chá de sementes de alfafa regularmente, pois seus benefícios medicinais também incluem a limpeza dos rins, o alívio dos sintomas da asma e desconfortos estomacais.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Alfalfa

Bolsa-de-pastor

É uma erva medicinal muito rica em vitamina C e sais de potássio. A bolsa-de-pastor é bastante usada para parar sangramentos associados à menstruação e outros tipos de hemorragias, como o sangramento nasal, embora também seja benéfica para aliviar a tosse, a amigdalite ou a afonia.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Bolsa-de-pastor

Cebola

A cebola possui propriedades expectorantes, tornando-a ideal para tratar problemas relacionados a resfriados ou gripes. Devido às suas propriedades antissépticas, a cebola também é muito utilizada na área da beleza, pois ajuda a diminuir manchas na pele e cicatrizes de acne.

Descubra mais sobre as capacidades terapêuticas da cebola neste artigo do umCOMO.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Cebola

Repolho

O repolho é uma planta riquíssima em vitaminas que possui, acima de tudo, ótimas propriedades cicatrizantes. Assim, é usado tanto para curar feridas quanto para tratar problemas como a gastrite.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Repolho

Oliveira

As folhas e os frutos da oliveira têm efeitos anti-hipertensivos e anti-inflamatórios. São comumente usados para reduzir dores de garganta e tratar a hipertensão, mas, o azeite de oliva também é benéfico para tratar problemas de pele, devido às suas propriedades antioxidantes.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Oliveira

Acanto

Essa é uma planta medicinal cheia de propriedades estimulantes, anti-inflamatórias e digestivas, sendo perfeita para abrir o apetite, eliminar gases e combater outros problemas intestinais. O acanto, quando preparado por meio de infusões, também é bom no combate a gripes e resfriados comuns.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Acanto

Pimpinela menor ou sanguisorba

Este tipo de planta é muito benéfico para a saúde devido aos seus efeitos cicatrizantes, hipoglicemiantes e adstringentes. Ela é frequentemente usada para tratar irritações na garganta e desinfetar feridas, embora também seja benéfica no alívio da febre e de doenças como a diabetes.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Pimpinela menor ou sanguisorba

Murta

A murta é popularmente conhecida por suas propriedades antissépticas e desinfetantes. Seus principais usos são:

  • Para prevenir a queda de cabelo:
  • Tratar problemas de infecções dos brônquios;
  • Trata a diarreia;
  • Limpa o intestino.
Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Murta

Cipreste

Os frutos do cipreste têm propriedades diuréticas ideais para prevenir a incontinência e outros problemas relacionados ao trato urinário. Por meio de um chá, os frutos do cipreste também são podem ser usados ​​para combater a diarreia e reduzir as dores gastrointestinais.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Cipreste

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia sempre foi utilizado na medicina por conta de suas propriedades digestivas e anestésicas. Ainda que antigamente ele era mais usado para aliviar as dores de dente, hoje em dia já é comprovado que, quando consumido em forma de infusão, ele também pode ser usado para fazer limpezas bucais e prevenir infecções nas gengivas.

Veja como fazer óleo de cravo-da-índia em casa.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Cravo-da-índia

Cominho

O cominho se destaca por suas propriedades expectorantes, benéficas para curar os resfriados, e por suas propriedades analgésicas, ideais para tratar diferentes tipos de doenças. Mais especificamente, o cominho age nas dores de cabeça intensas, bem como nas cólicas menstruais e dores nas articulações.

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos - Cominho

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos

O que lhe pareceu o artigo?

Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos
1 de 54
Nomes de plantas medicinais: propriedades e usos

Voltar ao topo da página