Partilhar

Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes

Por Yasmin Fonseca. 5 fevereiro 2018
Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes

A rosa branca, também chamada de rosa alba, não é apenas objeto decorativo como muitas flores são, ela pode ser usada como decoração por sua aparência delicada e seu aroma agradável mas sua utilidade principal se encontra nas suas diversas funções curativas para nossa saúde. Por ser tão usada na medicina natural, a rosa branca não pode ser encontrada em floriculturas, apenas em lojas especializadas em produtos naturais com funções medicinais. Se você deseja saber como fazer chá de rosa branca e aprender mais sobre suas utilidades, esse artigo do umCOMO foi feito pra você.

Como fazer chá de rosa branca

A rosa branca pode ser usada para fazer um chá que contém todas suas propriedades, o que facilita bastante se a intenção é ingerir a planta. Uma das vantagens de se usar esse chá para tratar de problemas de saúde é que usar medicina natural dificilmente causará efeitos colaterais, ou seja, você pode fazer uso livre da rosa branca sem se preocupar. Para fazer o chá você precisa de:

  • 1 panela
  • 1 litro de água filtrada (potável)
  • 10 gramas de pétalas de rosa branca
  • Sementes de rosa branca

Por vezes a rosa branca útil para a saúde é confundida com outra espécie de aparência mais similar a da rosa vermelha mas que tem apenas função decorativa, ou seja, tomar chá dessa outra rosa não fará diferença. Então, não se confunda, a rosa branca que se deve adquirir é a arbustiva e não a criada em estufa para ser vendida em buquês de floricultura.

O processo de produção é bem simples e fácil de fazer. Para fazer chá de rosa branca, você só precisar seguir os seguintes passos:

  1. Coloque a água filtrada na panela e deixe até ferver.
  2. Assim que a água estiver fervendo, coloque as pétalas de rosa branca e sementes, deixe por 2 minutos.
  3. Desligue o fogo e não tire as pétalas e sementes da água para que elas entrem em processo de infusão, nesse processo as propriedades da planta sairão delas e irão para a água devido ao calor, deixando as pétalas murchas.
  4. Espere até o chá esfriar até uma temperatura suportável, retire as pétalas e sementes e tome, se quiser é possível adicionar açúcar ou mel.

Não se esqueça de que para as pétalas conseguirem realizar o processo de infusão é imprescindível que a água esteja fervendo.

Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes - Como fazer chá de rosa branca

Para que serve chá de rosa branca?

O chá de rosa branca é uma carta na manga para tratar diversos problema de saúde, entre eles:

  • Estresse: a rosa branca tem propriedades calmantes e seu chá pode ser tomado para aliviar estresse sem recorrer aos sedativos químicos.
  • Cuidado com ferimentos: a rosa branca tem propriedades desinfetantes e ajuda a evitar infecções em caso de ferimento na pele.
  • Conjuntivite ou alergias nos olhos:por ser um anti-inflamatório, o chá de rosa branca ajuda a limpar os olhos e acelerar o processo de recuperação.
  • Desequilíbrios intestinais: o chá de rosa branca funciona como um laxante suave que ajuda na saúde do intestino. Por não ser um remédio forte, é recomendado que se tome o chá diversas vezes ao dia.
  • Hidratação da pele: o chá de rosa branca adoçado com mel ajuda a hidratar a pele do rosto e principalmente dos lábios, ajudando a remover peles soltas e deixando-os com uma aparência hidratada e saudável.
  • Insônia: da mesma forma que a rosa branca acalma e ajuda no estresse, também ajuda a acalmar para dormir e ter uma noite de sono tranquila.
  • Corrimento vaginal: por combater infecções, o chá de rosa branca para corrimento vaginal ajuda a acabar com problemas causados por fungos e bactérias na região. Além disso o chá limpa o útero evitando futuros problemas íntimos.
  • Problemas para engravidar: o chá de rosa branca ajuda a engravidar pois ajuda a manter o útero e vagina saudáveis, aumentando as chances de fecundação. Também é recomendável que grávidas tomem o chá de rosa branca para infecção urinária, comum durante a gravidez.

Chá de rosa branca: dicas

  • É possível usar a rosa branca em pétalas em um banho quente de banheira, pois funcionará como a panela usada para ferver a água do chá. Um banho de pétalas de rosas brancas pode acalmar e relaxar.
  • Se você pretende usar a rosa branca como calmante para dormir, é possível deixá-la no quarto próximo de sua cama, fazendo isso você entrará em contato com as propriedades da planta sem ter que remover pétalas e ainda ganhará um belo objeto de decoração.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mara de Sá Martins da Costa Passos
Estou muito interessada em me livrar do Rivotril, remédio que tomo há 30 anos, pois estou notando uma piora muito grande na memória, que sempre foi muito boa. Fiquei super interessada no chá da rosa branca,mas não entendi qual o tipo de rosa branca ao qual o autor se refere. Não pode ser comprada em floriculturas? É uma planta arbustiva? Bem, quero saber onde posso comprá-la. Por favor, me ajudem.
Yasmin Fonseca
Mara, primeiramente obrigada por acessar e comentar no umCOMO! Respondendo aos seus questionamentos: Existem 2 tipos de rosa branca, a primeira é uma versão clara da rosa vermelha e por isso tem as mesmas propriedades, essa rosa é geralmente usada para decorações e buquês (assim como a rosa vermelha), por isso costuma ser a encontrada em floriculturas.
A outra rosa branca é a arbustiva com aspecto mais "selvagem" e tem diversas propriedades medicinais, é essa que você procura. Por ser muito utilizada graças aos benefícios que traz para a saúde, essa rosa branca é geralmente encontrada em lojas especializadas nesse tipo de planta (medicinais), é possível encontrá-la em algumas floriculturas, mas evite floriculturas que vendam flores e cartões de presente, ou seja, floriculturas que são uma loja de presentes.
Espero que você consiga encontrar uma alternativa natural para se manter longe de medicamentos pesados. Quaisquer outras dúvidas é só nos mandar!

Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes
1 de 2
Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes

Voltar ao topo da página