Partilhar

Como tomar boldo

Como tomar boldo
Imagem: mundopediu.com

O boldo é uma das plantas medicinais mais usadas para limpar o fígado e tratar diversos problemas hepáticos devido às suas propriedades benéficas, entre as quais se destaca seu poder depurativo. Além disso, trata-se de uma erva usada popularmente para favorecer a perda de peso, por isso, devido à variedade de usos que possui, é uma alternativa ideal para muitos. Mas apesar de ser uma opção natural, é importante esclarecer o modo adequado de tomá-la pois em muitos casos não é recomendável. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como tomar boldo.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do boldo
Passos a seguir:
1

O boldo é uma planta medicinal conhecida por suas diversas propriedades, entre as quais destacam:

  • Alta capacidade depurativa, ajudando a reduzir a retenção de líquidos e eliminar toxinas.
  • Propriedades para favorecer a recuperação do fígado em casos de doenças hepáticas.
  • Favorece o trânsito intestinal e alivia as dores estomacais.
  • Ajuda a reduzir o estresse.
2

Apesar do boldo ser uma planta medicinal, e portanto, uma opção natural, seus efeitos sobre o corpo podem ser contraindicados em determinados casos, por isso não é recomendável em:

  • Mulheres grávidas ou que suspeitem que possam estar grávidas, já que possui propriedades abortivas. Também não deve ser consumido durante a lactância.
  • Pacientes que tomam anticoagulantes.
  • Pessoas com doenças renais e com obstrução das vias biliares.
  • Crianças.
3

Uma das formas mais habituais de tomar boldo é em forma de infusão. Neste caso deverá acrescentar uma colherada de boldo para cada xícara de água quente; é recomendável deixar repousar por pelo menos 10 minutos para que a planta medicinal solte todas as suas propriedades.

Ingerir no máximo três xícaras por dia antes de cada refeição se pretende limpar ou melhorar a saúde do fígado, fazendo isso durante 5 dias. Em caso de prisão-de-ventre ou ácido úrico recomenda-se tomar duas xícaras, uma de manhã e outra à tarde. O boldo também é uma infusão útil para melhorar a digestão e reduzir a sensação de estar cheio, podendo tomar uma xícara após comidas abundantes e pesadas.

Como tomar boldo - Passo 3
4

Outra das formas habituais de tomar boldo é em cápsulas; neste caso deverá seguir a posologia indicada na bula de cada produto, que pode mudar dependendo da apresentação e quantidade contida em cada cápsula.

Como tomar boldo - Passo 4
5

O óleo essencial de boldo também é uma apresentação comum desta planta medicinal. Assim como no caso das cápsulas, as indicações de ingestão podem variar segundo a marca adquirida, sendo recomendável consultar a posologia do produto.

Como tomar boldo - Passo 5
6

O boldo é uma planta medicinal que não deve ser consumida por longos períodos de tempo. Em caso de uso para melhorar a condição do fígado, reduzir o ácido úrico ou tratar outros problemas de saúde, é recomendável por 5 dias. Em caso de tratamentos mais prolongados, tomar no máximo 3 semanas contínuas e sempre sob supervisão médica para evitar efeitos colaterais.

Leia mais em: Chá de boldo faz a menstruação descer mais rápido? - Quando tomar!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar boldo, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como tomar boldo

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
WILISMAR DA SILVA
Tenho o hábito de inferir 03 folhas médias de boldo todos dias no desjejum. Isto é bom ou ruim para minha saude.
Ezequias do Nascimento Sousa
ola, gostaria de saber como tomar o boldo corretamente.
maria luiza
eu tenho problemas de estufamento, tomar boldo ajuda reduzir o inchaço, outra coisa sempre q tomo ou vejo alguem tomar e´feito assi: 2 ou 3 folhas de boldo esmagada colocar num copo de água e deixar por alguns minutos e ir tomando vez en quando, mas tomo raramente,, pergunto será que assim esta certo
A sua avaliação:
luzineide
boldo tem folhas miudas este q vi e sete dor

Como tomar boldo
Imagem: mundopediu.com
1 de 4
Como tomar boldo

Voltar ao topo da página