Partilhar

Como fazer óleo de eucalipto

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer óleo de eucalipto
Imagem: granvelada.com

As folhas do eucalipto são altamente benéficas para nossa saúde, e suas propriedades antissépticas e adstringentes protegem-nos contra as doenças respiratórias mais comuns, como a gripe ou o resfriado. Sua propriedades expectorantes nos ajudam a expulsar melhor as secreções pulmonares originadas por estas doenças, e a melhor forma de nos beneficiar delas é mediante seu óleo essencial. Fazê-lo em casa é fácil, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer óleo de eucalipto.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de louro
Passos a seguir:
1

Para preparar o óleo de eucalipto caseiro você precisará de folhas frescas, não secas, para manter todas as suas propriedades e conseguir o melhor aroma. Precisará também de óleo de amêndoas (ou de qualquer outro óleo natural se não tiver este) e algumas gotas de vitamina E. Utilizamos a vitamina E, principalmente, para conservar o óleo durante mais tempo, além de ser benéfico para suas propriedades. Mas, se não tem e vai utilizar o óleo em pouco tempo, pode prescindir disso.

Como fazer óleo de eucalipto - Passo 1
Imagem: wikipedia.org
2

O primeiro a fazer é triturar com as mãos as folhas de eucalipto. Deve amassá-las para extrair o máximo de óleo possível. Ao serem folhas frescas você se dará conta de que em seguida começam a liberar um pouco de óleo.

3

Agora coloque as folhas trituradas e o óleo extraído em uma panela ou caçarola e acrescente o óleo de amêndoas. Adicione uma xícara de óleo para cada dez gramas de folhas, aproximadamente. Lembre-se de que também pode utilizar óleo de coco, de oliva, etc. Ponha em fogo lento e deixe-o durante cinco horas para que se integrem bem os ingredientes e se impregnem do aroma do eucalipto.

Como fazer óleo de eucalipto - Passo 3
Imagem: vanigirltips.com
4

Se utiliza um óleo natural com propriedades inflamáveis, em vez de cozinhá-lo, deixe macerar a mistura durante duas semanas em um lugar livre de umidade e fresco. E se decidir fazer ao fogo deverá vigiar e baixar o fogo se for necessário.

5

Quando o óleo de eucalipto estiver pronto, tanto se o fez ao fogo como se o deixou macerar, deverá coá-lo com um pano de algodão ou gaze. Coe sobre um recipiente com fechamento hermético para não ter que traspassá-lo depois. Simplesmente coloque o pano sobre o recipiente, verta a mistura e envolva-a com o pano ou gaze, depois faça um pouco de pressão para exprimir tudo o que possa.

6

Quando tiver coado tudo, acrescente algumas gotas de vitamina E, feche o recipiente e reserve em um lugar escuro, livre de umidade e fresco. Lembre-se de que o óleo de eucalipto caseiro durará por volta de seis meses, não mais. Teste esta receita e beneficie-se de todas as suas propriedades.

Como fazer óleo de eucalipto - Passo 6
Imagem: reikiadomicilio.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de eucalipto, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de eucalipto

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
miguel arcanjo cota de lima
Boa tarde! Meus interesse é fazer o óleo de eycalypto para desinfetantes e sabonetes para saúnas, como devo proceder, obrigado!
Dulceneia
ola posso usar folhas secas de eucalypto para fazer oleos?
Gostaria de saber como aproveitar as folhas de eucalipto, agradecida desde ja.

Ângela Barbosa
Achei este artigo excelente e gostaria muito de fazer tbm o óleo de MELALEUCA,estou fazendo banho p psoríase e está sendo ótimo.Acho q o óleo seria ainda melhor.Abraços
A sua avaliação:
Adaneusa Acioly de Lima Souza.
Onde posso encontrar as folhas verdes do Eucalipto?
Waldir Reigota
Me deixou na dúvida. Como pode ser óleo de eucalipto, se a base essencial é 95% de outro óleo qualquer? Não poderia extrair óleo puro através de destilação, como de outras plantas medicinais? Acho que este método é óleo composto, 5% eucalipto + 95% outro óleo qualquer. Obrigado
A sua avaliação:
Wallace Severiano de Oliveira
show, gostei muito do artigo, tem como fazer download?
Helder
Muito bom.
Editor umComo.com.br
Oi Helder! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos :)
OTANEUSA CARVALHO
Qual o melhor óleo pra preparar o óleo de eucalipto sem levar ao fogo?
Luíz José Donizete Baú
Onde comprar óleo de eucalipto?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luiz, você pode encontrá-lo em ervanárias ou lojas de produtos naturais.
marcia
depois de fazer o oleo essencial da para fazer perfume tambem se puder responder eu agradeço

Como fazer óleo de eucalipto
Imagem: granvelada.com
Imagem: wikipedia.org
Imagem: vanigirltips.com
Imagem: reikiadomicilio.com
1 de 4
Como fazer óleo de eucalipto

Voltar ao topo da página