Partilhar
Partilhar em:

Como fazer óleo de gergelim

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (65 votos)
4 comentários
14 vezes partilhado
 
Como fazer óleo de gergelim
Fonte: granvelada.com

Na cozinha do sudeste asiático é muito comum o uso do óleo de gergelim e hoje em dia este óleo vegetal já se estendeu à gastronomia de muitos outros lugares do planeta. As sementes de sésamo ou gergelim permitem elaborar um azeite de sabor característico e ideal para temperar e aromatizar inúmeros pratos, e contém também inúmeras propriedades benéficas para o organismo. Por isso, em umComo queremos explicar com detalhe como fazer óleo de gergelim.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como substituir o óleo de cozinha
Instruções:
1

A elaboração do óleo de gergelim requer que as sementes deste cereal estejam bem secas, ou seja, recebem o nome de gergelim, por isso podemos acelerar o processo tostando-as no forno.

2

Para isso, deverá estender as sementes de gergelim sobre uma bandeja própria para forno e colocá-la a uma altura média com o forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe durante 10 minutos, abra o forno, mexa com uma colher e volte a colocá-la alguns minutos mais para que fiquem tostadas em todos os lados.

3

Quando o gergelim estiver bem tostado, deverá deixar as sementes esfriar em um prato e depois é necessário jogá-las em uma caçarola junto com uma xícara de óleo de girassol e levar ao fogo durante cerca de dois minutos.

4

O seguinte passo para fazer óleo de gergelim consistirá em passar a mistura anterior pelo liquidificador para que as sementes soltem todo seu suco. Também deverá deixá-lo repousar durante cerca de duas horas.

5

Por último, deverá coar o óleo de gergelim para separar os restos de sementes; pode fazê-lo com um coador muito fino ou filtrando-o através de uma gaze esterilizada colocada na boca de um pote ou garrafa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de gergelim, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de gergelim

4 comentários
Suely da silva
Eu pesquisei como fazer óleo de gergelim, não de girassol, e também não tem a proporção de cada um. Por favor óleo de gergelim puro sem mistura!
Joreolana
Só fiquei com uma dúvida. Se eu quero extrair o óleo do gergelim, como que eu vou acrescentar o óleo de girassol? Sendo assim, não vou obter um óleo de gergelim puro.
Rita de Cassia santos
Qual a quantidade de sementeara fazer uma chicara de oleo?
Luiz Melo
Gostei muito da dica mas a quantidade de sementes de gergelim qual é? para 1 xicara óleo de girasol. e posso fazer com o gergelim normal q compro no supermercado

Como fazer óleo de gergelim
Fonte: granvelada.com
Como fazer óleo de gergelim