Partilhar

Como fazer óleo de louro

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer óleo de louro
Fonte: diy-campodifiore.com

O óleo de louro é um dos mais usados nos tratamentos de aromaterapia por suas propriedades sedantes, digestivas e diuréticas, principalmente. Além disso, também constitui um componente habitual de cremes antissépticos e anti-inflamatórios de uso tópico para a pele, assim como de perfumes e outros cosméticos. Elaborá-lo em casa pode ser uma tarefa muito simples se souber como fazer isso. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer óleo de louro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de menta
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é colher folhas de louro frescas. É importante que não sejam secas para poder manter todas as suas propriedades e elaborar o óleo muito melhor. Depois, também precisará de azeite de oliva virgem extra, ou de amêndoas se não tiver o de oliva. Quanto às quantidades, o ideal é usar um litro de azeite por 30 gramas de folhas de louro.

Como fazer óleo de louro - Passo 1
Fonte: grupoherbex.com
2

Quando todos os ingredientes estiverem prontos, já podemos começar com a elaboração do óleo caseiro de louro. Para isso, triture todas as folhas com as mãos ou com um pilão. Deverá esmagá-las até ver que começam a soltar um leve óleo. É por isso que devem ser frescas e não secas.

3

Quando estiverem bem trituradas, introduza as folhas com o óleo liberado em um recipiente com fechamento hermético e cubra com azeite de oliva. Depois tampe e deixe macerar por duas semanas em um lugar fresco e livre de umidade. Depois desse tempo, deverá trocar as folhas de louro por folhas novas para intensificar o aroma. Simplesmente volte a colher as folhas frescas, lave, esmague e incorpore ao pote com o óleo, tampe e deixe mais duas semanas.

Como fazer óleo de louro - Passo 3
Fonte: abc.com
4

Depois destas outras duas semanas, já pode peneirar o óleo. Para fazer isso precisará de um pano de algodão ou gaze. Coloque o pano sobre o recipiente onde pretende guardar o óleo para usar e jogue o azeite sobre ele. Depois, esprema o pano todo que puder para que retenha o mínimo de óleo possível.

5

E pronto! Seu óleo caseiro de louro já está pronto para usar. Se quiser pode acrescentar algumas gotas de vitamina E para uma melhor conservação. Pode usar o óleo de forma tópica para suavizar a pele e nutri-la. Caso queira ingeri-lo deverá consultar o seu médico já que um excesso pode provocar vômitos e diarreia. Sua ingestão está totalmente contraindicada para pessoas com problemas de gastrite ou úlceras. Se gosta dos óleos caseiros não perca nossos artigos sobre como fazer óleo de rosas, de calêndula ou de eucalipto.

Como fazer óleo de louro - Passo 5
Fonte: aliimg.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de louro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de louro

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Rosane Kayser de Oliveira
gostaria muito de receber email referente a óleos esseciais. Obrigado.
JANETE
gostaria muito de receber email referente a óleos. adoro
Branca bago
Adorei! Obrigada pela partilha
Editor umComo.com.br
Oi Branca! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
jaconias
eu estou sentindo muitas dores nas barriga das pernas .Este olho de folhas de louro resolve.
Editor umComo.com.br
Oi Jaconias! Confira os melhores remédios caseiros para a dor nas pernas nesse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-a-dor-nas-pernas-18960.html
A sua avaliação:
Maria Freitas
Isto é uma coisa. O azeite da baga de louro é outra.
Vera Valle
Muito obrigada, gostei demais do seu site, o seu conhecimento das plantas é muito bom. A matéria sobre o louro é excelente. Tenho como conseguir folhas frescas de louro e vou tentar fazer o seu passo a passo, assim que estiver pronto e eu o usar, passarei para você os benefícios do óleo na minha pele. Sou Terapeuta Floral e atualmente estudo Aromaterapia.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Que bom saber que as nossas informações foram úteis para você e do seu agrado. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Jurema polidoro
Olá, adorei o site, que não conhecia, sou massoterapeuta e estudo medicina chinesa, creio que os ensinamentos de voces me ajudarão muito daqui pra frente! Voce ganharam uma fã! Muito obrigada por dividir conosco seu conhecimento. Eternamente grata, Jurema.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Jurema, ainda bem que foi útil para você :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Como fazer óleo de louro
Fonte: diy-campodifiore.com
Fonte: grupoherbex.com
Fonte: abc.com
Fonte: aliimg.com
1 de 4
Como fazer óleo de louro

Voltar ao topo da página