Partilhar

Remédios caseiros para a dor nas pernas

Por Sara Viega. Atualizado: 26 março 2018
Remédios caseiros para a dor nas pernas

São muitas as causas que podem provocar a dor nas pernas e a sensação de peso ou esgotamento nas extremidades inferiores, desde uma má circulação, retenção de líquidos, contraturas, cãibras, até inflamações originadas pela ciática ou doenças reumáticas. Além do tratamento médico que será necessário para algumas das condições que causam incômodos nas extremidades inferiores, há algumas soluções naturais que são eficientes para reduzir os sintomas que provocam. Leia com atenção o seguinte artigo de umComo e descubra bons remédios caseiros para a dor nas pernas.

Também lhe pode interessar: Dor nas pernas à noite, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Entre os melhores remédios caseiros para a dor nas pernas, encontramos os banhos de água morna e sais. Estes são excelentes para aliviar a sensação de cansaço, relaxar a musculatura após fazer exercício físico e desinflamar o inchaço das extremidades inferiores. Basta colocar suas pernas dentro de um cubo cheio de água morna que contenha um bom punhado de sal marinho ou sal grosso, e deixar repousar durante pelo menos 20 ou 30 minutos.

Remédios caseiros para a dor nas pernas - Passo 1
2

Realizar massagem nas pernas no final do dia é outra das excelentes medidas que ajudam a estimular a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e, portanto, o incômodo. Para que este tratamento tenha um maior efeito, recomendamos massagear a zona dolorida utilizando alguns dos óleos naturais que possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antirreumáticas. São ótimas opções o óleo de alecrim, de laranja, de gerânio, de arnica e de menta; aplique-os através de movimentos circulares e notará um alívio imediato. Pode utilizá-los uma só vez ao dia em caso de condições leves e até três vezes, se sofre de dores fortes e intensas.

Remédios caseiros para a dor nas pernas - Passo 2
3

Em muitos casos, a dor nas pernas deve-se a uma má circulação do fluxo sanguíneo, uma condição que ainda favorece o aparecimento de vasinhos e varizes, inchaço e sensação de peso. Além de realizar exercícios para melhorar a circulação e seguir uma dieta saudável, também é possível recorrer a determinadas plantas naturais que em modo de infusão são um alívio e reativam a circulação sanguínea. Um bom exemplo disso são as infusões de cavalinha, de ginkgo biloba, de alecrim e de dente de leão. Pode tomar entre 1 e 2 xícaras ao dia para notar seus efeitos, mas antes aconselhamos a você consultar o artigo As melhores infusões para a circulação e se assegurar de que seu consumo é apto para seu estado de saúde.

Remédios caseiros para a dor nas pernas - Passo 3
4

Se você sofre com varizes e estas veias varicosas impedem você de realizar suas atividades cotidianas com normalidade, já que causam dor, peso, formigamento, inchaço ou coceira; então pode encontrar um bom aliado no vinagre de maçã. Este produto é perfeito para reduzir todas estas condições e melhorar a circulação sanguínea das pernas. Pode aplicá-lo diretamente sobre a parte dolorida realizando massagens circulares ou umedecer uma gaze com umas gotas de vinagre de maçã e deixá-las repousar sobre as varizes durante uns minutos.

Remédios caseiros para a dor nas pernas - Passo 4
5

O contraste de frio-calor é também um remédio caseiro para a dor nas pernas muito utilizado, sobretudo para diminuir as inflamações musculares. Aplique, primeiro, compressas frias durante 15 minutos aproximadamente, e depois substitua-as por compressas quentes, deixando-as repousar pelo mesmo tempo que as anteriores.

Remédios caseiros para a dor nas pernas - Passo 5
6

Além destes remédios naturais para aliviar a dor nas pernas, é importante que para prevenir seu aparecimento siga uma dieta equilibrada, beba bastante água diariamente, mantenha as pernas ligeiramente elevadas quando estiver sentada ou na cama e que utilize um calçado cômodo.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: dores nas pernas e menstruação, qual a relação?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dor nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a dor nas pernas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luiz Carlos Ribeiro
Costumo ver tv deitado e por um tempo até exagerado. Durmo sempre do lado esquerdo e sou magro. Há pouco tempo tibe uma diarreia muito forte que meus rins tiveram problema sério e creatinina bem alta, após estou ficando muito tempo deitado e a pouco iniciaram-se uma dor na coxa e agora vai até os pés tendo dores ao andar. Aos poucos vai melhorando mas não sinto firmeza e quando levanto-me às vezes estou, por pouco tempo, usando uma bengala. A dor vai diminuindo. O mesmo acontece quando fico pouco tempo sentado. Se puderem ajudar-me, agradeceria muito. Tenho medo até que possa ser TROMBOSE, mas não tenho febre, nem as veias aumentadas. Estava tomando MILGAMMA, porém o médico achou que não precisava mais usa´-lo. A falta do medicamento pode ser o meu problema. Obrigado e desculpe-me.

Remédios caseiros para a dor nas pernas
1 de 6
Remédios caseiros para a dor nas pernas

Voltar ao topo da página