Partilhar
Partilhar em:

Remédios caseiros para a água no joelho

Remédios caseiros para a água no joelho

Quando temos os joelhos inchados, sofremos de dores, para além de nos dificultar a tarefa de andar e, a única coisa que queremos é aliviar a dor e diminuir o inchaço tão incômodo. Se se tratar de uma inflamação leve, pode se dever simplesmente a ter estado demasiadas horas de pé e/ou devido à má circulação nas pernas, mas quando o inchaço é maior ou dura mais tempo, pode se dever a um golpe nesta parte do corpo, um gesto mal feito, artrite, artrose ou uma lesão. Quando isto ocorre, a membrana sinovial da articulação do joelho fica inflamada e ocorre um derrame articular, o que significa que devido à contusão ou inflamação da membrana, acontece uma sobreprodução de líquido sinovial e o joelho começa a inchar. Para diminuir estes incômodos, neste artigo do umCOMO vamos lhe mostrar alguns remédios caseiros para a água no joelho.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou com água no joelho

O método ICE para diminuiro o líquido sinovial retido

Aplicar frio durante um tempo ao longo do dia é um dos remédios caseiros para eliminar a água no joelho mais eficaz, pois ajudará a aliviar a dor e a diminuir a inflamação por excesso de líquido sinovial acumulado na articulação do joelho. O método do gelo, chamado ICE em inglês, trata-se simplesmente de aplicar bolsas de gelo sobre o joelho durante uns minutos, fazendo um pouco de compressão e elevando o joelho. Lembre-se que o gelo nunca deve entrar em contato direto com a pele, pois pode causar queimaduras por frio.

Para o fazer de forma correta, deverá umedecer um pouco o extremo de uma bandagem ou pano e colocá-lo sobre o joelho inflamado, depois pode colocar por cima a bolsa de gelo, pode ser uma bolsa de gel frio do congelador ou uma bolsa de plástico cheia de cubos de gelo, e envolvê-la com o resto do pano sexo para a manter bem agarrada ao joelho mas sem apertar demasiado.

Mantenha o joelho elevado com uma almofada e com o gelo bem colocado durante cerca de 20 minutos, mas se vir que o seu joelho fica azulado ou arroxeado, retire o gelo e solte um pouco o curativo. Pode aplicar este método entre 2 e 3 vezes por dia para que com o frio o líquido sinovial restante na articulação se reabsorva de forma natural. Se não apresentar apenas a inflamação, mas também lhe doer bastante, recomendamos que leia este artigo sobre como aliviar a dor no joelho naturalmente.

Diuréticos para eliminar o líquido acumulado no joelho

Sejam medicamentos prescritos pelo médico ou algumas infusões ou bebidas naturais diuréticas, é recomendável que as toma pois irão eliminar o líquido excedente de forma natural. Vão ajudar a articulação a reabsorver o líquido sinovial que se produz em excesso e farão com que o seu corpo o elimine na urina.

Algumas das infusões diuréticas mais utilizadas são a de dente de leão e a cavalinha, mas para descobrir mais infusões diuréticas e mais propriedades, convidamos você a ler este artigo sobre quais são as infusões mais diuréticas. Também pode fazer alguns sucos com verduras e frutas diuréticas para o ajudar a diminuir o líquido sinovial dos joelhos.

Drenagem para tirar o líquido sinovial acumulado

Pode fazer drenagem linfática em casa ou recorrer a um profissional, como for mais cômodo para você, mas é algo que deve fazer se quiser melhorar o seu joelho e eliminar o líquido sinovial acumulado. Este método é muito recomendável para ajudar o seu corpo de forma natural a reduzir a inflamação e a retenção de líquidos nos seus joelhos.

Com uma massagem de drenagem linfática dilatam-se bem os condutos linfáticos e ajuda-se a esvaziar o excesso de líquidos e gorduras acumuladas. Graças a este sistema, o nosso organismo pode eliminar muitos resíduos e toxinas acumuladas através dos sistemas digestivo e urinário.

A drenagem linfática é outro dos melhores remédios caseiros para eliminar a água no joelho, na primeira sessão já notará que o inchaço do seu joelho diminui significativamente, mas é bom que realize várias sessões durante o tratamento da causa que está causando a água no joelho.

Utilizar uma bandagem neuromuscular

Outra opção muito eficaz para este problema nas articulações dos joelhos é utilizar uma bandagem neuromuscular com as conhecidas bandagens de cores, que nos trazem diferentes graus de força. O ideal é recorrer a um especialista para colocar as bandagens corretamente no seu joelho, para ajudar a articulação a melhorar e a reduzir o líquido tão incômodo que continua se acumulando.

Anti-inflamatórios recomendados pelo médico

Deverá consultar o seu médico e explicar-lhe tudo o que tem acontecido, assim ele realizará alguns exames para que, junto com o tratamento direto da causa do problema, lhe possa receitar algum anti-inflamatórios que deverá tomar seguindo as indicações do médico. Os anti-inflamatórios vão ajudar a reduzir o inchaço e a dor, são perfeitamente compatíveis com qualquer um dos métodos que referimos neste artigo para o ajudar a eliminar a água no joelho.

É importante lembrar que, o fato de tirar o líquido sinovial acumulado até agora, não resolve o problema principal que está causando esta condição, pelo que ao mesmo tempo que tratamos de reduzir o líquido, devemos realizar exames médicos e seguir um tratamento médico indicado para o nosso caso.

Além disso, a forma na qual repousamos ou dormimos é muito importante para reduzir a quantidade de líquido acumulado na nossa articulação. Devemos evitar estar muito tempo de pé ou andando, para além disso deve esticar o joelho elevando-o acima do resto do corpo.

Se gostou de conhecer estes remédios caseiros para eliminar a água no joelho, convidamos você a ler este outro artigo sobre quais são as causas da dor no joelho e, também este outro para saber quais são os sintomas de desgaste no joelho para saber quando poderá ter algum problema nesta articulação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a água no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a água no joelho

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para a água no joelho
1 de 6
Remédios caseiros para a água no joelho