Outros Anca, joelho e perna

O que pode ser dor atrás do joelho?

O que pode ser dor atrás do joelho?

É possível que você sofra de dores no joelho com frequência, especialmente se você pratica esportes regularmente. As lesões no joelho não afetam apenas a articulação em si, podendo também provocar dor na parte trás, na curva da perna. Existem vários tipos de lesões ou condições que podem afetar esta zona, mas todas são tratáveis. Estas dores são muito típicas em corredores, já que o esforço que fazem pode afetar a zona. Na verdade, muitas vezes a dor não se manifesta apenas na parte traseira do joelho, mas também na zona da panturrilha. Neste artigo do umCOMO, identificamos as causas da dor atrás do joelho e explicamos como é possível tratar estas lesões. Continue lendo e descubra o que pode ser dor atrás do joelho!

Também lhe pode interessar: Joelho inchado e com dor, o que pode ser?

Índice

  1. Lesão do escavado poplíteo, causa comum da dor atrás do joelho
  2. Cisto de Baker na fossa poplítea
  3. Tendinite do bíceps femoral
  4. Sobrecarga atrás do joelho
  5. Dor atrás do joelho, o que pode ser? Outras causas

Lesão do escavado poplíteo, causa comum da dor atrás do joelho

Se, além de sentir desconforto na parte de trás do joelho quando caminha, você sente dor no joelho ao esticar e agachar e se, além disso, a dor é acompanhada de uma sensação de queimação, é possível que você esteja sofrendo deste problema. Esta condição também pode ser reconhecida através da palpação, já que existe uma protuberância muscular ou contratura em toda a zona.

O poplíteo é um músculo que se localiza na parte superior da panturrilha, atrás dos joelhos e sobre as panturrilhas. É muito pequeno e curto e, na verdade, muita gente nem sabe que existe até ele se lesionar. No entanto, este músculo esquecido tem uma função. Quando o joelho é estirado, por exemplo, é o poplíteo que se encarrega de iniciar a flexão. Além disso, o músculo mantem o equilíbrio do joelho e faz com que ele se mantenha estável.

Se você corre regularmente, sabe que este exercício faz com que as pernas tenham um grande impacto. Neste movimento de avanços, este músculo também intervem. Os Os impactos que o poplíteo recebe constantemente podem fazer com que ele sobrecarregue, o que pode provocar rigidez e falta de elasticidade. Isso faz com que o tendão inflame e produza uma tendinite chamada de tendinite poplítea, provocando muita dor no joelho, sobretudo na parte de trás. Se você sente uma dor forte, sobretudo quando faz agachamentos ou quando corre em uma descida, é possível que esteja sofrendo com este problema.

Quando o exercício é prolongado e a atividade física não é reduzida, a tendinite do joelho pode se tornar crônica. É essencial que, ao sentir incômodo, você baixe o ritmo e, sobretudo, a intensidade do seu treino.

Se você sofre deste tipo de condição, pode aplicar gelo para acalmar a dor e baixar a inflamação caso exista. Você também pode usar meias de compressão durante algum tempo para aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir a dor. O melhor é que, perante qualquer incômodo, você consulte um fisioterapeuta, especialmente se sente dores fortes acompanhadas de outros sintomas.

O que pode ser dor atrás do joelho? - Lesão do escavado poplíteo, causa comum da dor atrás do joelho

Cisto de Baker na fossa poplítea

O cisto de Baker é uma lesão bastante conhecida. Consiste na acumulação de líquido sinovial no joelho que se concentra justo na fossa. Assim, este depósito de líquido forma um cisto na zona chamado de cisto de Baker.

Costuma surgir quando o joelho incha, o que acaba por produzir dor e rigidez atrás do joelho. A sensação é a de ter um globo de água nessa zona. Em alguns casos, também pode provocar inflamação ou hematoma na parte superior do joelho. Uma rotura da cartilagem do menisco, alguma lesão de cartilagem, artrite dos joelhos ou artrite reumatoide são algumas das causas que podem provocar um cisto de Baker.

O tratamento consiste em corrigir o problema que está provocando o cisto. Em alguns casos, é possível drenar ou até mesmo remover o cisto com cirurgia caso ele se cresça muito ou cause sintomas graves, mas só nesses casos. É essencial tratar este problema ou ele pode reaparecer com o tempo.

O que pode ser dor atrás do joelho? - Cisto de Baker na fossa poplítea

Tendinite do bíceps femoral

Outro dos músculos que compõe a parte traseira da perna, concretamente a parte posterior do músculo, é o bíceps femoral.

Tem duas partes - de um dos lados está a cabeça longa que se une ao ísquio (a parte inferior e traseira do osso do quadril), e a cabeça curta, que se une ao osso do fémur. Combinadas, permitem a flexão do joelho, mas a larga (que se encontra mais acima) também ajuda a estender o quadril. Quando os joelhos se encontram semiflexionados, o bíceps femoral favorece a rotação externa.

Se você é corredor, é possível que este músculo seja prejudicado, o que pode provocar dor e inchaço na zona onde o tendão se insere no osso, ou seja, atrás do joelho. É normal sentir dor ao flexionar o joelho ou após o exercício. O melhor para esta lesão são massagens que ajudam a aliviar a dor e alongamentos antes do esporte.

Sobrecarga atrás do joelho

Outra das razões que podem provocar dor na parte posterior do joelho é uma sobrecarga em alguns dos músculos da parte de trás da perna. Existem dois: o gastrocnêmio (as famosas panturrilhas) e o sóleo. Ambos se unem com o tendão de Aquiles.

Estes músculos possuem várias funções e trabalham muito quando você corre e avança, mas também são essenciais quando os seus pés tocam o chão, fazendo com que o impacto seja menor e igualmente distribuído. É isso que pode provocar uma sobrecarga do gastrocnêmio que, muitas vezes, pode resultar em tendinite e provocar dor atrás do joelho graças à inflamação.

O que pode ser dor atrás do joelho? - Sobrecarga atrás do joelho

Dor atrás do joelho, o que pode ser? Outras causas

Outras causas que podem provocar dor atrás do joelho são:

  • Ter pés planos.
  • Que os ossos do joelho não estejam bem alinhados, o que é conhecido como alinhamento deficiente da articulação femoro-rotuliana.
  • Quando existe rigidez ou debilidade nos músculos da coxa, tanto anteriores como posteriores.
  • Sobrecarga de exercícios como correr, saltar, esquiar ou jogar futebol.
  • Lesões de cartilagem.
  • Artrite.
  • Deslocamento da rótula (quando sai do sítio).
  • Uma compressão do revestimento interno do joelho que faz com ela se mova.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor atrás do joelho?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
cleonice
tenho muitas dores na panturrilha direita, também tenho artrose de joelho direito mas o joelho não dói só apanturrilha
1 de 4
O que pode ser dor atrás do joelho?