Partilhar

Como aliviar a dor no joelho naturalmente

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar a dor no joelho naturalmente
Imagem: senzadolore.it

O dor no joelho é um sintoma muito comum em muitas pessoas, pode ser a causa de um mau jeito, uma lesão esportiva ou condições e doenças mais graves como tendinite, artrite ou artrose, entre outras. Os joelhos ao suportar todo o tipo de movimentos e o peso do corpo é uma das articulações que mais se ressente, o que vai se agravando com a idade, já que sofrem um importante desgaste natural. Além dos tratamentos médicos que devemos seguir estritamente para resolver os problemas que afetam nossos joelhos, também podemos recorrer a certos métodos inofensivos que nos ajudarão a aliviar a dor no joelho naturalmente. Mostramos a você os mais eficazes neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dor no joelho
Passos a seguir:
1

Um método muito popular e eficiente para aliviar a dor no joelho naturalmente é o de aplicar frio na articulação, sobretudo quando está inflamada por causa de uma batida ou uma tendinite. Para isso, você pode utilizar bolsas de gelo e inclusive compressas frias, mas nunca aplicar o gelo diretamente sobre a pele. É importante usar uma toalha ou um pano para cobri-la e evitar que entre em contato direto com a pele.

Como aliviar a dor no joelho naturalmente - Passo 1
Imagem: saludpasion.com
2

Do mesmo modo, os pacientes que sofrem de dores crônicas nos joelhos, em que não ocorre inflamação, encontram alívio da zona com a aplicação de calor. Use uma bolsa de água quente, compressas quentes e inclusive uma almofada elétrica se este for o seu caso.

3

Outra opção para aliviar a dor no joelho naturalmente é realizar massagens suaves sobre a zona dolorida utilizando azeite de oliva. Este líquido dourado é um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem e, além disso, ajuda a estimular a circulação sanguínea. Para experimentá-lo, você pode realizar uma massagem com azeite de oliva duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Faça-o com movimentos circulares e suaves sobre a zona na qual sente dor.

O óleo de coco também possui propriedades anti-inflamatórias que são eficientes para aliviar dores articulares. Esquente meia xícara de óleo de coco até que esteja morno e faça uma massagem suave no joelho.

Como aliviar a dor no joelho naturalmente - Passo 3
Imagem: noticiaaldia.com
4

Do mesmo modo, outro excelente anti-inflamatório natural são as folhas de repolho. De fato, são utilizadas em banhos e cataplasmas quentes para aliviar todo o tipo de inflamações externas. Para aplicar nos joelhos, você só precisa esmagá-las antes e colocá-las sobre a articulação cobrindo a zona com uma venda ou segurando-as com uma joelheira.

5

Muitas ervas naturais oferecem propriedades medicinais muito potentes para aliviar a dor nas articulações e, entre elas, a de joelho. Entre todas, destacamos a grande ação anti-inflamatória do gengibre e da camomila. Não hesite em preparar e tomar uma infusão por dia de alguma destas ervas, elas proporcionam grandes benefícios para a saúde em geral.

Como aliviar a dor no joelho naturalmente - Passo 5
Imagem: hombre.starmedia.com
6

Além destes remédios naturais para aliviar a dor no joelho, também é importante realizar exercícios de baixo impacto. Ajudam a reduzir os incômodos articulares, desde que não seja intenso demais. O uso de calçado cômodo é outra medida a ter em conta, já que é favorável para redistribuir o peso do corpo e diminuir o estresse sobre os joelhos.

7

Lembre-se que antes de qualquer coisa é imprescindível ir ao nosso médico ou ortopedista se as dores de joelho forem persistentes e intensas. Será necessário que ele examine nosso caso em particular e nos prescreva o tratamento mais adequado para isso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor no joelho naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor no joelho naturalmente

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
HUBERTO KAISER
os médicos não querem fazer cirurgia muito deram antiinflamatório só que estes e cheio de farinha de nada adianta, a dor e muito forte.
Angélica
Boa tarde! Repolho? Interessante. Quanto ao azeite de oliva, se usa morno também?
Patricia
Bom dia comecei a treinar musculacao a dois meses. Estou sentindo muitas dores ao sentar nos joelhos. Pode ser alguma doença?,obtigada.
osmar carifi
OLAA BOM DIA ME SINTO COMO ESTAR SENTADO A FRENTE DE UM MEDICO E TENDO TODAS AS RESPOSTA AOS MEUS MALES NESTA AREA A ELE APRESENTADO OBRIGADO A TODA A EQUIPE ABRAÇOS
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Osmar, muito obrigada nós pela sua visita e comentário :) Continue nos acompanhando!
jandira M. S. Griman
Muito bom o artigo. Extrai várias dicas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Jandira, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue a acompanhar as nossas novidades ;)
maria helena
pedalar e fazer natação é bom para dor nos joelhos?

Como aliviar a dor no joelho naturalmente
Imagem: senzadolore.it
Imagem: saludpasion.com
Imagem: noticiaaldia.com
Imagem: hombre.starmedia.com
1 de 4
Como aliviar a dor no joelho naturalmente

Voltar ao topo da página