Tirar líquido do joelho

Como saber se estou com água no joelho

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 novembro 2019
Como saber se estou com água no joelho

Mais conhecido como água no joelho, o derrame no joelho é causado pela presença de acúmulo excessivo de líquido no local, sendo que na medida certa esse fluído serve para lubrificar a sua articulação. Ferimentos, lesões e mesmo doenças podem desencadear o quadro. Por isso, é importante tirar as dúvidas sobre como saber se estou com água no joelho e o umComo.com.br vai ajudar você a obter essas informações.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a água no joelho
Passos a seguir:
1

A popular água no joelho ocorre quando existe líquido nas articulações do joelho, que se acumulou devido à sua produção excessiva. Esse fluído é o que se chama de líquido sinovial, fabricado pela membrana sinovial, que reveste as articulações internamente. A sua função, além de lubrificar as articulações do joelho, é a de reprimir células que extinguem fragmentos de tecidos machucados. No entanto, quando existe um problema no joelho, esse líquido é produzido em quantidade maior e o organismo não consegue absorvê-lo de modo adequado, causando a acumulação.

Como saber se estou com água no joelho - Passo 1
2

Traumas em que há ossos quebrados, no caso de torções, pancadas, etc, bem como ruptura do menisco (cartilagens do joelho), lesões nos ligamentos, devido ao rompimento dos pequenos vasos sanguíneos provocados por machucados e mesmo por uso em demasia do joelho podem provocar o problema. Por isso, é muito comum que o quadro acometa atletas profissionais e mesmo os amadores. No entanto, existem doenças que podem estar associadas ao quadro.

3

Entre elas, é possível citar a artrite infeciosa (que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos), osteoartrite, artrite reumatoide, gota, bursite, cistos e até mesmo tumores. Outras doenças que podem causar o problema são as sistêmicas, como as infecções, podendo ser intestinal por salmonelose, ou geniturinária, como por exemplo a gonorreia. Já os sintomas da água no joelho se caracterizam principalmente pelo inchaço na região, resultado do inchaço das articulações. Isso pode ser observado ao verificar que um dos joelhos está maior do que o outro.

4

Outro indício do problema para saber se você está com água no joelho é a dificuldade em dobrar o joelho, sendo que ao tentar fazer esse movimento é possível que outro sinal que se manifeste seja o de dor nas suas articulações. Quanto à intensidade do sintoma vai depender da causa do derrame no joelho. Quando ocorre o quadro pode haver ainda vermelhidão no local e aumento da temperatura. Além disso, os sintomas podem aparecer repentinamente ou de modo gradual, o que também vai depender do que motivou a água no joelho.

5

Desse modo, as chances de uma pessoa estar com água no joelho são maiores se, além de apresentar um dos sintomas citados, ela se enquadre em uma das situações que pode causar e/ou estarem associada ao problema. De qualquer forma, é possível iniciar o tratamento em casa mesmo, fazendo compressas de água fria no joelho, que ajudam a reduzir o inchaço e a dor no local. Também é recomendado evitar esforços físicos, a fim de repousar os joelhos, o que poderia agravar o quadro. É importante ainda buscar ajuda médica se os sintomas persistirem por mais de alguns dias.

Como saber se estou com água no joelho - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com água no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Izaias Araújo
Jogando futebol tive uma virada brusca depois disso meu joelho fica inchado facilmente sinto poucas dores estou no gelo e repouso.
A sua avaliação:
EDINEIDE CORREIA
CURTI DEMAIS A PÁGINA DO LIQUIDO SINOVIAL DO JOELHO. SE A PESSOA TIVER ALGUMA DOR, SEJA EM QUALQUER REGIÃO DO CORPO, ACHO QUE ALÉM DE DESCANSAR, ELA DEVE SE MOVIMENTAR DEVAGAR E FAZER EXERCÍCIOS MODERADOS PARA NÃO OCORRER ATROFIA MUSCULAR E ARTICULAR. NO CASO DA DOR DO JOELHO, ELA DEVE FAZER EXERCÍCIOS DOBRANDO DEVAGAR O(S) JOELHO(S), ANDAR, MOVIMENTAR-SE COM MEIO AGACHAMENTO E ESTICÁ-LOS O MÁXIMO POSSÍVEL. SE A PESSOA FOR LEVANDO A DOR LEVE A LONGO PRAZO SEM PROCURAR O MÉDICO E SEM CONSUMIR NENHUMA MEDICAÇÃO E A DOR PERSISTIR E AUMENTAR DEMAIS, PODE OCORRER ALGUMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA?
Ariadne
Muito importante saber isso !!! Obrigada!!!
Editor umComo.com.br
Oi Ariadne! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 3
Como saber se estou com água no joelho