Como saber se estou com água no joelho
Mais conhecido como água no joelho, o derrame no joelho é causado pela presença de acúmulo excessivo de líquido no local, sendo que na medida certa esse fluído serve para lubrificar a sua articulação. Ferimentos, lesões e mesmo doenças podem desencadear o quadro. Por isso, é importante tirar as dúvidas sobre como saber se estou com água no joelho e o umComo.com.br vai ajudar você a obter essas informações.
Passos a seguir:
A popular água no joelho ocorre quando existe líquido nas articulações do joelho, que se acumulou devido à sua produção excessiva. Esse fluído é o que se chama de líquido sinovial, fabricado pela membrana sinovial, que reveste as articulações internamente. A sua função, além de lubrificar as articulações do joelho, é a de reprimir células que extinguem fragmentos de tecidos machucados. No entanto, quando existe um problema no joelho, esse líquido é produzido em quantidade maior e o organismo não consegue absorvê-lo de modo adequado, causando a acumulação.
Traumas em que há ossos quebrados, no caso de torções, pancadas, etc, bem como ruptura do menisco (cartilagens do joelho), lesões nos ligamentos, devido ao rompimento dos pequenos vasos sanguíneos provocados por machucados e mesmo por uso em demasia do joelho podem provocar o problema. Por isso, é muito comum que o quadro acometa atletas profissionais e mesmo os amadores. No entanto, existem doenças que podem estar associadas ao quadro.
Entre elas, é possível citar a artrite infeciosa (que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos), osteoartrite, artrite reumatoide, gota, bursite, cistos e até mesmo tumores. Outras doenças que podem causar o problema são as sistêmicas, como as infecções, podendo ser intestinal por salmonelose, ou geniturinária, como por exemplo a gonorreia. Já os sintomas da água no joelho se caracterizam principalmente pelo inchaço na região, resultado do inchaço das articulações. Isso pode ser observado ao verificar que um dos joelhos está maior do que o outro.
Outro indício do problema para saber se você está com água no joelho é a dificuldade em dobrar o joelho, sendo que ao tentar fazer esse movimento é possível que outro sinal que se manifeste seja o de dor nas suas articulações. Quanto à intensidade do sintoma vai depender da causa do derrame no joelho. Quando ocorre o quadro pode haver ainda vermelhidão no local e aumento da temperatura. Além disso, os sintomas podem aparecer repentinamente ou de modo gradual, o que também vai depender do que motivou a água no joelho.
Desse modo, as chances de uma pessoa estar com água no joelho são maiores se, além de apresentar um dos sintomas citados, ela se enquadre em uma das situações que pode causar e/ou estarem associada ao problema. De qualquer forma, é possível iniciar o tratamento em casa mesmo, fazendo compressas de água fria no joelho, que ajudam a reduzir o inchaço e a dor no local. Também é recomendado evitar esforços físicos, a fim de repousar os joelhos, o que poderia agravar o quadro. É importante ainda buscar ajuda médica se os sintomas persistirem por mais de alguns dias.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com água no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.