Partilhar
Partilhar em:

Dor nas pernas à noite, o que pode ser?

2 vezes partilhado
 
Dor nas pernas à noite, o que pode ser?

A dor nas pernas à noite pode é um sintoma que pode ser provocado por várias causas diferentes, podendo afetar os músculos, os ossos, os nervos, os vasos sanguíneos ou as articulações da zona. É possível que o incômodo seja pontual ou permanente e, quando você tem dor nas pernas durante a noite, isso pode impedir que você tenha um sono descansado. Além disso, o sintoma pode ser acompanhado de outros incômodos como fores, ardor ou cãibras.

Se você se está perguntando "dor nas pernas à noite, o que pode ser?", continue lendo este artigo do umCOMO e descubra todas as causas que podem explicar este problema.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema que afeta muito as pernas, especialmente no caso das mulheres. A retenção de líquidos provoca inchaço na zona e também pode causar sintomas como ardor ou picadas nas pernas.

As principais causas da retenção de líquidos são:

  • Gravidez
  • Obesidade
  • Insuficiência renal
  • Insuficiência cardíaca
  • Insuficiência venosa
  • Insuficiência hepática
  • Menopausa
  • Problemas nas glândulas linfáticas

Má postura

Se você sente dor nas pernas à noite, é possível que o problema esteja sendo provocado por uma má postura ao dormir. Quando estamos muito tempo dormindo sobre um braço ou perna, a circulação do sangue para e, do mesmo jeito, dormir muito tempo na mesma postura pode provocar incômodos nas pernas. Este incômodo pode ser provocado por problemas a nível muscular, dos ossos, dos vasos sanguíneos, das articulações e, no geral, podem ser corrigidos através de uma postura mais confortável.

Lesões nas pernas

É possível que uma lesão provoque dor nas pernas ao deitar, mesmo que ela não tenha sido detetada no momento em que surgiu. Algumas lesões leves podem passar despercebidas no momento em que ocorrem e apenas apresentar sintomas mais tarde. Estas são algumas das que podem estar escondidas atrás da dor nas pernas ao dormir:

  • Fadiga muscular. Praticar exercício sem o aquecimento adequado ou executar exercícios de alta intensidade pode provocar sobrecargas nos músculos que, posteriormente, se manifestam através da dor nas pernas.
  • Inflamação dos tendões. Assim como o ponto anterior, a falta de alongamentos para preparar os músculos, os ossos, os tendões e as articulações pode gerar uma inflamação do tendão que pode ser dolorosa.
  • Fissuras. Consistem na rotura de uma parte do osso sem implicar a quebra total do mesmo podendo, por isso, passar despercebida. No entanto, costuma provocar dor quando a zona não está imobilizada.

Cãibras nos músculos

Outra das causas podem estar gerando a pergunta "Dor nas pernas à noite, o que pode ser?" são as caibras musculares. Neste caso, é possível que existam diferentes fatores que estão provocando dores nas pernas durante a noite:

Falta de potássio

Quando os níveis de potássio no sangue são inferiores ao normal, ou seja, entre 3,5 e 5,3 mEq/L, o corpo pode reagir provocando cãibras nas pernas. Isto acontece porque o mineral tem um papel importante no funcionamento do sistema nervoso, sendo as cãibras um dos sintomas da deficiência do mesmo. Assim, se você sente dores ao dormir, é possível que você necessite de ingerir esses alimentos ricos em potássio.

Desidratação

É essencial destacar a importância que a água tem para o funcionamento correto do organismo. A dor nas pernas pode ser uma consequência da desidratação do seu organismo, especialmente se você praticou atividade física e não bebeu água antes, durante e depois da mesma. Este sintoma pode ser mais evidente à noite, momento em que o cansaço físico pode surgir com maior intensidade depois de ter submetido o corpo ao esforço físico. Por esse motivo, se você sente dor nas pernas ao dormir, não se esqueça de beber água durante todo o dia, mesmo que não sinta necessidade de fazê-lo.

Síndrome das pernas inquietas

Este é um problema neurológico que provoca sensações desagradáveis nas pernas, sendo uma das causas da dor nas pernas à noite que não surge durante o dia. Como consequência desta patologia, a pessoa sente um impulso quase incontrolável de mexer as pernas, afetando a qualidade do seu sono. Se você gostaria de saber mais sobre este problema, recomendo que consulte os sintomas da síndrome das pernas inquietas para que possa detetar outros possíveis sinais que indiquem que você sofre deste transtorno neurológico.

Outras causas que provocam dor nas pernas à noite

  • Hérnia discal
  • Tumores benignos
  • Tumores cancerosos
  • Osteoporose
  • Osteosarcoma
  • Doença de Legg-Calve-Perthes

Veja também: Por que tenho manchas roxas nas pernas?

Remédios caseiros para a dor nas pernas à noite

Se te doem as pernas à noite, você pode aplicar alguns remédios naturais que ajudam a aliviar o incômodo.

  • Gelo. O frio é um grande aliado para reduzir o inchaço, favorecer a circulação sanguínea e aliviar a dor.
  • Vinagre de maçã. É um remédio caseiro perfeito caso as suas pernas doam durante a noite como consequência da atividade física do dia a dia. Aplique o vinagre sobre as pernas, fazendo massagens suaves durante alguns minutos.
  • Óleos naturais. São outro aliado eficaz caso você tenha dor nas pernas durante a noite. Com esses óleos, você poderá aliviar o inchaço, estimular a circulação sanguínea e combater o incômodo. Recomendo o óleo de alecrim ou gerânio.

Consulte esse artigo caso queira conferir mais alguma informação sobre remédios caseiros para a dor nas pernas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dor nas pernas à noite, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Dor nas pernas à noite, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Dor nas pernas à noite, o que pode ser?
1 de 5
Dor nas pernas à noite, o que pode ser?