Outros A dor

Pontadas nas pernas, o que pode ser?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 15 janeiro 2024
Pontadas nas pernas, o que pode ser?

Muitas vezes somos negligentes com algum sintoma por achá-lo desimportante ou nada demais. No entanto, os incômodos que sentimos indicam que nosso organismo quer nos avisar que alguma coisa não vai bem, portanto, devemos estar sempre atentos a qualquer anormalidade em nossa condição física. Um dos sintomas muito comuns são as dores nas pernas, que podem ser causadas por desde cansaço físico a até mesmo condições de saúde mais graves e que exigem um tratamento sério. No umCOMO vamos responder a dúvida “Pontadas nas pernas, o que pode ser?”.

Também lhe pode interessar: Pontadas no útero, o que pode ser?

Índice

  1. Dor de agulhadas nas pernas
  2. Fisgadas na coxa esquerda: o que pode ser?
  3. Pontadas na coxa perto da virilha, o que pode ser?
  4. Pontadas na coxa perto da virilha, o que pode ser?
  5. Dor na perna: fincadas

Dor de agulhadas nas pernas

Tudo está bem até que em um dia você começa a sentir um incômodo: a sensação de agulhadas na perna. Parece que seus membros inferiores estão sendo perfurados internamente por agulhas e alfinetes, causando enorme dor e pânico. As fisgadas agulhadas nas pernas podem ter diversos fatores envolvidos, os quais abordaremos a seguir.

Em primeiro lugar, é necessário avaliar sua dieta e seus hábitos. Se você come alimentos ricos em gorduras, não pratica nenhuma atividade física, bebe pouco líquido, fuma, é hipertenso e tem sobrepeso, a resposta pode ser bem negativa: é possível que sua dor de agulhadas nas pernas seja causada pela doença arterial periférica. Devido a um entupimento nas artérias, o sangue não consegue circular adequadamente, provocando a sensação de agulhamento. Veja alguns sintomas da má circulação nas pernas.

Caso a sensação de agulhadas na perna seja persistente, você deve procurar um médico. Um entupimento de artérias pode levar a situações mais graves como, por exemplo, uma parada cardíaca. Quanto antes você procurar um profissional da saúde, menores são as chances de que suas fisgadas na perna causadas por má circulação provoquem algum problema mais grave a sua saúde. Veja mais sobre o que podem ser dores nas pernas.

Você pode colocar algumas recomendações em prática para acabar com as agulhadas nas pernas. Veja nossas sugestões:

  • Pratique uma atividade física. Além de melhorar a circulação sanguínea, a atividade física ajuda na queima de gordura e no controle da pressão arterial. Não deixe de conferir nosso artigo sobre como ganhar músculos nas pernas.
  • Alimente-se de forma saudável. Evite frituras, alimentos açucarados e passe longe das lanchonetes tipo fast food. Esteja também atento a quantidade de sal utilizada na sua alimentação. Dê preferência a alimentos frescos e pouco processados, como grãos, ovos, legumes, verduras e carnes magras (como peixe e frango).
  • Livre-se de hábitos maléficos ao organismo, como o consumo exagerado de álcool e o tabagismo. O cigarro causa enormes danos ao organismo e à circulação sanguínea.

Fisgadas na coxa esquerda: o que pode ser?

Se você sente fisgadas na coxa esquerda, é possível que essa sensação seja motivada por uma inflamação no nervo ciático. A inflamação ciática causa muito incômodo e atrapalha as atividades diárias de quem a sente. É necessário procurar um médico que irá lhe indicar o tratamento adequado. No entanto, você pode ver em umCOMO algumas sugestões de como tratar a dor ciática na perna.

Pontadas na coxa perto da virilha, o que pode ser?

Pontadas na coxa perto da virilha podem indicar a lesão de algum tendão ou músculo, geralmente por causa de atividades físicas como corrida, artes marciais ou exercitar-se sem um alongamento prévio adequado. Além de procurar um profissional da saúde, recomenda-se repouso, analgésicos e aplicação de compressas frias no local lesionado.

Pontadas na coxa perto da virilha, o que pode ser?

Pontadas na coxa perto da virilha podem indicar a lesão de algum tendão ou músculo, geralmente por causa de atividades físicas como corrida, artes marciais ou exercitar-se sem um alongamento prévio adequado. Além de procurar um profissional da saúde, recomenda-se repouso, analgésicos e aplicação de compressas frias no local lesionado.

Dor na perna: fincadas

As fincadas nas pernas podem ser causadas por problemas de coluna. Como são os membros inferiores que dão suporte à coluna, má postura ou músculos das pernas enfraquecidos podem causar dores. Se você sente pontadas na perna direita, por exemplo, a causa pode estar alguns centímetros acima: em um dos nervos da sua coluna. Nesses casos, sempre é bom procurar um médico ortopedista que irá indicar os exames e o tratamento adequado.

Se suas pontadas nas pernas estiverem próximas de alguma articulação, como joelho ou tornozelo, esse pode ser um sinal de artrose - a dor se espalha por irradiação. A prática da fisioterapia e o uso de medicamentos adequados pode colaborar na redução dos desconfortos físicos.

Você pode utilizar alguns remédios caseiros para diminuir as fincadas nas pernas, como massagens com óleos relaxantes, chá de alecrim, chá de camomila, suspender as pernas com o auxílio de um travesseiro e também utilizar compressas quentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas nas pernas, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pontadas nas pernas, o que pode ser?