Partilhar

Como tratar a dor ciática na perna

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a dor ciática na perna

Quando o nosso nervo ciático, que começa na zona lombar e desce pela parte traseira das pernas, está sendo pressionado ou sofreu uma lesão, aparece uma série de sintomas incômodos caracterizados por dor e adormecimento da perna afetada. Este problema pode chegar a afetar as nossas tarefas diárias, sendo importante atuar rapidamente para favorecer o alívio e conseguir que a pressão diminua. Por isso, em umComo.com.br damos a você algumas alternativas para que descubra como tratar a dor ciática na perna e se recuperar eficazmente.

Também lhe pode interessar: Como tratar a nevralgia ciática
Passos a seguir:
1

A dor ciática por si só não é considerada uma doença e sim um sintoma de outro problema que é importante atender. Um passo fundamental para tratar a dor ciática na perna é ir a um especialista para identificar o que está causando os incômodos.

As causas mais comuns da dor ciática são:

  • Presença de hérnia discal.
  • Estreitamento da coluna vertebral ou estenose raquídea, uma condição que aparece normalmente com a velhice.
  • Fraturas ou lesões pélvicas.
  • Síndrome do piriforme.

Em muitos casos a dor ciática desaparece sozinha, mas normalmente é necessário colocar em prática alguns tratamentos. Dependendo do problema que cause os incômodos no nervo ciático, pode ser necessário corrigir o problema com uma intervenção cirúrgica, algo que só um médico poderá determinar.

2

A aplicação de compressas de calor e frio é uma das melhores medidas para tratar a dor ciática na perna e reduzir os incômodos. Recomenda-se começar com compressas frias ou bolsas de gelo durante as primeiras 48 horas de dor; elas devem ser aplicadas durante 20 minutos, entre três e quatro vezes por dia.

Após as 48 horas, se a dor persistir devemos aplicar compressas de calor, que devem ser aplicadas por 20 minutos várias vezes ao dia.

Como tratar a dor ciática na perna - Passo 2
3

Os analgésicos sem receita são uma das melhores alternativas para tratar a dor ciática na perna, pois ajudam no seu alívio e nos permitem a realização das nossas atividades diárias. O ibuprofeno ou o paracetamol são boas opções, no entanto, se o seu efeito não for suficiente, seria conveniente consultar um médico para receber um tratamento mais adequado.

Em alguns casos as injeções aplicadas diretamente na zona oferecem um alívio maior, no entanto elas devem ser recomendadas por um especialista.

Como tratar a dor ciática na perna - Passo 3
4

O óleo de sésamo é um excelente anti-inflamatório e analgésico natural que, combinado com o gengibre em pó (outro anti-inflamatório potente), ajudará você a tratar a dor ciática na perna. Você só precisa misturar duas colheres de sopa de óleo de sésamo e uma de gengibre em pó e massagear a zona afetada com esta substância.

Faça a massagem três vezes por dia para melhorar os sintomas; pode alternar este remédio com as compressas de calor e frio.

Como tratar a dor ciática na perna - Passo 4
5

Além de seguir estas recomendações que ajudarão você a tratar a dor ciática na perna, é importantíssimo que considere outras recomendações para se recuperar logo:

  • De preferência, a não ser que o seu médico o indique, não guarde repouso na cama já que isto poderia aumentar os incômodos.
  • Também não é recomendável realizar atividade física intensa, mas pode dar passeios curtos para se manter ativo. Quando o surto da dor ciática tiver passado é recomendável atividade física que ajude a fortalecer o abdômen, como os abdominais, e a melhorar a flexibilidade das costas, como a natação, a ioga ou o pilates.
  • É importante evitar carregar objetos pesados para não aumentar os incômodos ou lesões.

Se atualmente estiver sofrendo de dores no nervo ciático, com certeza que o nosso artigo sobre como dormir com dor ciática será do seu interesse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dor ciática na perna, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a dor ciática na perna

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a dor ciática na perna
1 de 4
Como tratar a dor ciática na perna

Voltar ao topo da página