Óleos saudáveis

Quais são as propriedades do óleo de sésamo

Quais são as propriedades do óleo de sésamo
Imagem: ecured.cu

O óleo de sésamo, também conhecido como óleo de gergelim pelas sementes das quais é extraído, contém muitas propriedades benéficas para a saúde. É um ingrediente usado na cozinha há séculos atrás, e entre seus nutrientes mais preciosos se encontram ácidos graxos essenciais, ômega 3 e ômega 6, lecitina, fibra, cálcio e outras vitaminas essenciais para o organismo. Além de ser ótimo para o bem-estar do nosso corpo, o óleo de sésamo também oferece múltiplos benefícios no campo da beleza. Se deseja conhecer com detalhe todas as propriedades do óleo de sésamo, veja o seguinte artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do óleo de milho
Passos a seguir:
1

O alto conteúdo em ácidos graxos poli-insaturados e, especificamente, de ômega 6 e 3, faz do óleo de sésamo um produto ótimo para favorecer o aparelho circulatório. Foi demonstrado que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Além disso contém lecitina, uma substância que impede que as gorduras grudem e se acumulem nas paredes das artérias.

2

Outra propriedade do óleo de sésamo está relacionada com sua grande contribuição em magnésio. A porcentagem elevada que contém deste nutriente faz que seja bom para fortalecer o sistema nervoso e ajudar a recuperar o ânimo de pessoas deprimidas ou com esgotamento mental.

3

Os ácidos graxos, linoleicos e oleicos, oferecem propriedades anti-inflamatórias ao óleo de sésamo. É por isso que para uso externo pode ser eficaz para aliviar dores musculares e de articulações. Também pode ser usado para tratar a dor de ouvidos e diminuir a inflamação.

4

É um óleo rico em cálcio, sendo benéfico no tratamento de problemas de descalcificação causados em etapas como a menopausa. Além disso, por suas propriedades anti-inflamatórias citadas anteriormente, o óleo de sésamo é usado na medicina ayurvédica para realizar massagens sobre a barriga da mulher, com o objetivo de aliviar e reduzir as dores próprias da menstruação.

5

Contém fosfolípides e lecitina, sendo bom para melhorar a memória. De fato, os fosfolípides fazem parte de todas as membranas ativas das células e são essenciais para um cérebro saudável.

6

O óleo de sésamo possui também propriedades antioxidantes graças ao seu rico conteúdo de vitamina E, essencial para acabar com os radicais livres responsáveis por muitas doenças degenerativas.

7

No campo da beleza, o óleo de sésamo oferece infinitas propriedades para o cuidado da pele. Entre as mais destacadas, encontramos que é ideal para revigorar, hidratar e umedecer a pele, tratar a pele seca, a flacidez, estrias e algumas doenças como herpes ou acne.

Além disso, é usado como filtro solar para combater os raios UV e para favorecer o bronzeamento natural.

8

Como pode ver, são muitas as propriedades do óleo de sésamo que podem nos beneficiar, por isso não hesite em acrescentar umas gotas deste óleo em algumas das suas refeições e usá-lo de forma tópica para embelezar e melhorar o aspecto da sua pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do óleo de sésamo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Romeiro Aparecida Tá indo Primo
Eu posso passar esse óleo de sesamo na vacina na parte interna? Pois sou muito ressecada !
Éster Vitor
Gostaria de saber está resposta sobre o uso Tópico do óleo de sésamo na vagina, se funciona e, se tem cheiro?????
Leila Aguiar
Eu posso passar esse óleo de sesamo na vacina na parte interna? Pois sou muito ressecada !
maria nadir
Posso usar o oleo de sesame no cabelo? Ele tem o cheiro forte?
Sirley Tadim
Posso passar óleo de sésamo na vagina para lubrificar mais, pois como estou na menopausa está um pouco ressecada.
Carlos
tenho uma filha com cancer da mama gostaria de saber se o olio e sésamo ajuda em alguma coisa obrigado e se á outros olios bons para este tipo de doênça
Imagem: ecured.cu
Quais são as propriedades do óleo de sésamo