Como tomar Omega 3
Os ácidos graxos ômega 3 constituem um tipo de gordura necessária para o correto funcionamento de nosso organismo. Não obstante, é imprescindível saber como tomá-lo, pois um consumo excessivo pode ser prejudicial e altamente contraindicado. Se ingerirmos as quantidades adequadas, estes ácidos graxos que nosso corpo não produz por si só podem nos ajudar a prevenir doenças cardíacas e cerebrovasculares, especialmente. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como consumir Omega 3.
Passos a seguir:
Para que nosso organismo funcione corretamente e possamos aproveitar de suas propriedades, a quantidade de ômega 3 deve estar em equilíbrio com a de ômega 6. Assim como o ômega 3, o ômega 6 é um ácido graxo poli-insaturado fundamental para a saúde e que nosso corpo não produz. Tomar mais ômega 6 pode fazer com que os efeitos benéficos do ômega 3 não surjam e, por isso, deve haver um equilíbrio entre ambos.
Ainda que seja importante incluir o ômega 3 em nossa dieta diária, você deve saber que nem todo mundo pode ingeri-lo. Não devem ingerir este ácido graxo as pessoas que cumpram com as seguintes condições:
- Se você está tomando medicamentos anticoagulantes.
- Se segue um tratamento farmacológico para baixar o colesterol
- Se padece de hipertensão e toma medicação para tratá-la.
- Não é aconselhável misturar os suplementos de ômega 3 com os de ginkgo biloba
- As pessoas diabéticas.
- Se você é propenso a sofrer hemorragias.
Se tiver algum desses problemas, deverá consultar seu médico antes de consumir suplementos de ômega 3.
A melhor forma de consumir ômega 3 é mediante os alimentos ricos neste ácido graxo. Consulte nosso artigo sobre quais são os alimentos ricos em ômega 3 para conhecer detalhadamente a lista de produtos. Seguir uma dieta equilibrada é fundamental para obter todos os nutrientes, proteínas, vitaminas e ácidos essenciais para o correto funcionamento de nosso organismo.
Outra forma de consumi-lo é mediante os suplementos de ômega 3. Os mais populares são os compostos por óleo de peixe, que se apresentam em forma de comprimidos recobertos ou cápsulas. Em geral, podemos encontrá-los de 500mg por comprimido ou de 1000mg. A quantidade de miligramas diárias de ômega 3 dependerá do motivo pelo qual precisa ingerir este suplemento.
Deve saber que existem três tipos de ácidos graxos ômega 3: o ácido alfa-linolênico (ASA), o ácido docosaexaenoico (DHA) e o ácido eicosapentaenoico (EPA), cada um indicado para cumprir uma determinada função. Um dos grupos que mais demandam este tipo de suplementos é o das pessoas que sofrem de doenças coronárias, já que suas propriedades são muito benéficas para tratar estas patologias. Assim, segundo a American Heart Association (AHA), este tipo de pessoas não pode superar a gramagem diária de EPA e DHA, por isso só podem tomar um comprimido de 1000mg ou dois de 500mg.
O mais aconselhável é consultar um especialista para determinar a quantidade exata de miligramas diários de ômega 3. Não obstante, em qualquer caso a AHA não aconselha ingerir mais de 3 gramas ao dia (3000mg). Suas propriedades anticoagulantes poderiam tornar nosso sangue muito líquido se excedermos a quantidade deste ácido graxo.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Omega 3, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.