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Como baixar o colesterol sem remédios

Por Sara Viega. Atualizado: 4 julho 2019
Como baixar o colesterol sem remédios

O colesterol alto é a principal causa das doenças do coração no mundo, por isso é essencial procurar formas de baixar os níveis altos de colesterol e garantir assim a sua saúde cardíaca. Em umComo aconselhamos que você consulte anualmente o seu médico para verificar os seus níveis de colesterol e garantir que tudo está bem. Se após um check-up tiver descoberto que os seus níveis estão mais elevados do que aquilo que deveriam, então é fundamental aplicar algumas mudanças nos seus hábitos para conseguir baixar o colesterol sem remédios.

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Passos a seguir:
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Siga uma dieta baixa em colesterol. Mude sua dieta para eliminar os alimentos com alto nível de gorduras saturadas e gorduras trans, para conseguir assim baixar o colesterol sem remédios.

Entre os alimentos baixos em gorduras saturadas e trans destacam-se as frutas frescas, os grãos integrais, as verduras, os cereais e os peixes brancos ou azuis. Além disso, é essencial que:

  • Substitua a manteiga e os óleos de gorduras trans por óleo de canola ou azeite de oliva, que trazem gorduras favoráveis para o seu coração.
  • Quando comprar alimentos, procure por marcas que sejam enriquecidas em esteróis vegetais, uma vez que ajudam a bloquear a absorção do colesterol.
  • Aumente a ingestão de alimentos bons para baixar o colesterol, como a aveia ou as verduras de folha verde.
  • Evite preparar ou consumir alimentos fritos ou empanados e opte por preparações no forno, na chapa, a vapor ou cozidas.
Como baixar o colesterol sem remédios - Passo 1
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Perca peso. Se sofre de excesso de peso, perdê-lo vai ajudar a baixar o colesterol sem remédios, por isso é importante mudar os seus hábitos alimentares seguindo as recomendações que demos no passo anterior, além de seguir outras recomendações como aumentar a atividade física, eliminar as bebidas açucaradas, os doces, as frituras, tudo o que é confeitaria e consumir menos calorias.

Como baixar o colesterol sem remédios - Passo 2
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Faça exercício todos os dias. Se tem excesso de peso, o exercício ajuda a reduzir os níveis de gordura no corpo, a acelerar o metabolismo, queimar as calorias que consumimos mais rapidamente e a aumentar o colesterol bom e a diminuir o mau.

Estar fisicamente ativo durante pelo menos 30 minutos por dia pode desempenhar um papel importante na hora de ajudar a baixar o colesterol sem remédios. Inclusive se você só puder fazer 10 minutos seguidos de exercício, várias vezes por dia, continua sendo benéfico para a sua saúde. Se você tiver problemas para manter uma rotina de exercícios, peça a um amigo, parente ou colega de trabalho que realize o exercício com você. Você pode realizar atividades como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, patinar ou ir na academia e realizar exercícios cardiovasculares, de tonificação e aulas.

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Abandone os maus hábitos como fumar e beber. Ao deixar de fumar, você pode conseguir baixar o colesterol sem remédios, melhorar a pressão arterial e diminuir o risco de uma doença cardíaca. Se você bebe álcool, pode baixar o seu colesterol se estiver disposto a parar de beber. Se não, você pode baixar o seu nível de colesterol ao reduzir a quantidade de álcool que você consome.

Como baixar o colesterol sem remédios - Passo 4
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Além de todas estas dicas, recomendamos que consulte outros artigos com recomendações para baixar o colesterol sem remédios e manter um coração saudável:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar o colesterol sem remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se o seu médico tiver receitado medicamentos para tratar o colesterol alto, não deixe de tomá-los até que ele suspenda o tratamento, ainda que você faça mudanças positivas na sua dieta ou estilo de vida.
  • Lembre-se que a perca de peso deve ser de 0,5 kg e um 1 kg por semana.

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