PARTILHAR

Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim

Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim

"O colesterol é um esterol (lípido) que se encontra nos tecidos corporais e no plasma sanguíneo dos vertebrados", como como afirma a Wikipedia. Vulgarmente, se afirma que existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim, embora esta substância em si não seja prejudicial para o organismo humano, mas absolutamente necessária. Para que entenda a diferença entre estes dois tipos de colesterol, em umComo explicamos-lhe qual é o colesterol bom e qual é o colesterol ruim.

Colesterol bom

O colesterol de lipoproteínas de densidade alta (HDL) é considerado como o colesterol bom, porque recolhe o colesterol não utilizado e devolve-o ao fígado onde é eliminado. Produz-se naturalmente no nosso organismo e ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue.

O ideal é ter um nível de HDL superior a 60 mg/dL, embora quanto mais colesterol deste tipo se encontre no sangue, melhor. O colesterol bom aumenta com uma dieta rica em fibra e baixa em gordura, bem como praticando exercício físico regularmente.

Colesterol ruim

O chamado colesterol ruim é o de baixa densidade (LDL) e é aquele que se acumula nas paredes das artérias, dificultando assim a correta circulação do sangue até ao coração. Desta forma, os níveis elevados deste tipo de colesterol aumentam o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, e portanto, é necessário ser controlado.

Recomenda-se que mantenha o colesterol de baixa densidade a baixo dos 100 mg/dL e um nível superior a 160 mg/dL é considerado demasiado alto. O tabagismo, o consumo de álcool, a ingestão de alimentos com gordura de origem animal e o sedentarismo são algumas das causas do aumento do LDL e, portanto, da falta de HDL.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ilda
Fiz vários exames e meu colesterol veio assim; Cole. total- 176 Cole. HDL 34 Cole. LDL 94 Cole. VLDL 48 Triglicérides- 239
Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim
Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim

Voltar ao topo da página ↑