Benefícios da erva de trigo

Quais são as contraindicações de tomar chia

Quais são as contraindicações de tomar chia

A chia é o alimento da moda, uma semente cheia de benefícios que cada vez está mais presente nas dietas de emagrecimento e também em regimes alimentares vegetarianos. Mas apesar de ser uma opção natural da qual todos falam maravilhas, a verdade é que esta semente também apresenta contraindicações e casos nos quais não é conveniente consumi-la pois, ao invés do habitual, pode ser prejudicial para nós. Se quer conhecer mais a respeito deste assunto continue lendo, pois em umComo.com.br explicamos a você quais são as contraindicações de tomar chia.

Também lhe pode interessar: Quais são as contraindicações do alho

Passos a seguir:

1

Os benefícios da chia para a nossa saúde são muitos, sendo para algumas pessoas uma das melhores sementes que podemos encontrar; no entanto, não é conveniente consumir em todos os casos.

A chia está contraindicada para pacientes com determinadas condições intestinais e estomacais, por isso não se recomenda em casos de:

  • Diarreias frequentes, pois trata-se de um alimento muito rico em fibra.
  • Justamente por sua quantidade de fibra, os pacientes com diverticulose, cólon irritável que apresentam diarreias frequentes, quem sofre de obstruções intestinais e também as pessoas operadas ao cólon ou ao estômago recentemente devem evitar este alimento.
2

As sementes de chia contam, entre seus benefícios, com propriedades para reduzir a tensão arterial, por este motivo os pacientes que sofrem de tensão arterial baixa não devem consumir chia com frequência ou poderiam aumentar esta condição. Do mesmo modo, se toma medicação para a tensão arterial alta, é conveniente consultar seu médico a respeito da ingestão deste alimento.

3

Devido ao seu conteúdo em Ômega 3, as sementes de chia são um excelente anticoagulante natural, favorecendo em grande parte a saúde de nosso coração. No entanto, estão contraindicadas para todos aqueles pacientes que ingerem medicamentos anticoagulantes, incluindo as aspirinas, pois poderiam potencializar seu efeito. Também não se recomenda consumi-las antes de uma intervenção cirúrgica, para evitar a excessiva coagulação do sangue.

4

A chia é uma aliada para reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento em geral benéfico para os diabéticos. Apesar disso, deve ter muito cuidado em sua ingestão quando se toma medicação para a diabetes, pois poderiam potencializar os efeitos. Consuma com moderação e perante qualquer dúvida consulte seu médico.

5

As pessoas alérgicas às frutas secas e às sementes devem provar a chia em uma pequena quantidade antes de ingeri-la com frequência, pois existe a possibilidade de que também possam apresentar reações alérgicas a esta semente.

6

Além disso, recomenda-se deixar a chia de molho antes de usá-la em qualquer preparação, deste modo a semente absorverá o líquido da água do molho, evitando que se expanda em seu estômago ou na zona do esôfago.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações de tomar chia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Luciene de Oliveira Dantas
Excelente a matéria!
Maria Helena Rodrigues
Gostaria de saber se existe efeito :comecei tomar capsula de chia e não estou urinando como antes Faz vinte dias que estou fazendo uso;duas capsula por dia Gratidão Meu muito obrigado Maria Helena
maria
tenho rins policístico tem contra indicação? brigada
karine
se comer a chia seca engolindo elas com uma caneca de agua, ela vai se se expandir no estômago ou na zona do esôfago, o que devo fazer?
Estela
Oi Karine. Eu deixo de molho de um dia para outro (uma colher de sopa de chia em 200ml de agua). Pela manhã estão muito fáceis de ingerir. Espero ter ajudado!
A sua avaliação:
Maria Cristina costa
Quem tem problema de gastrointestinal pode tomar o chia.
Estava tomando mas comecei a sentir meu estomago com um pouco de dor, e comecei ter muita asia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Se sentiu esses desconfortos tomando chia, então o melhor é não tomar mesmo. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
MARIA SILVIA DE OLIVEIRA SANTOS
COMECEI A TOMAR O ÓLEO DE CHIA, TUDO TEM SUAS RESTRIÇÕES. NÃO SEI SE ESTOU AGINDO CERTO POIS TENHO ESOFAGITE, E FIZ CIRURGIA DE VESÍCULA.
Carlos Neto
Olá, Gostaria de uma ajuda de vocês da UmComo. Há um mês iniciei o tratamento contra hanseníase. Com isso, tomo muita medicação. Antibiótico. Tomo também medicação para controlar o diabetes tipo2. Estou preocupado com a quantidade de medicamento ingerido e gostaria de sugestão de alimentos que possa proteger o organismo dos efeitos maléficos da medicação. Tipo alimentos que proteja o fígado, etc. Pode ser chás, cereal, frutas... Dica de algo que possa proteger meu organismo. Grato.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos, a informação que neste momento contemos para cuidar do fígado é mais para limpar o mesmo e não tanto para o proteger. De qualquer forma, seria bom que se aconselha-se junto do seu médico para saber quais os alimentos mais indicados para você nessa condição. Obrigada por comentar e continue seguindo o nosso site!
Quais são as contraindicações de tomar chia