Quais são as contraindicações de tomar chia


A chia é o alimento da moda, uma semente cheia de benefícios que cada vez está mais presente nas dietas de emagrecimento e também em regimes alimentares vegetarianos. Mas apesar de ser uma opção natural da qual todos falam maravilhas, a verdade é que esta semente também apresenta contraindicações e casos nos quais não é conveniente consumi-la pois, ao invés do habitual, pode ser prejudicial para nós. Se quer conhecer mais a respeito deste assunto continue lendo, pois em umComo.com.br explicamos a você quais são as contraindicações de tomar chia.
Passos a seguir:
Os benefícios da chia para a nossa saúde são muitos, sendo para algumas pessoas uma das melhores sementes que podemos encontrar; no entanto, não é conveniente consumir em todos os casos.
A chia está contraindicada para pacientes com determinadas condições intestinais e estomacais, por isso não se recomenda em casos de:
- Diarreias frequentes, pois trata-se de um alimento muito rico em fibra.
- Justamente por sua quantidade de fibra, os pacientes com diverticulose, cólon irritável que apresentam diarreias frequentes, quem sofre de obstruções intestinais e também as pessoas operadas ao cólon ou ao estômago recentemente devem evitar este alimento.
As sementes de chia contam, entre seus benefícios, com propriedades para reduzir a tensão arterial, por este motivo os pacientes que sofrem de tensão arterial baixa não devem consumir chia com frequência ou poderiam aumentar esta condição. Do mesmo modo, se toma medicação para a tensão arterial alta, é conveniente consultar seu médico a respeito da ingestão deste alimento.
Devido ao seu conteúdo em Ômega 3, as sementes de chia são um excelente anticoagulante natural, favorecendo em grande parte a saúde de nosso coração. No entanto, estão contraindicadas para todos aqueles pacientes que ingerem medicamentos anticoagulantes, incluindo as aspirinas, pois poderiam potencializar seu efeito. Também não se recomenda consumi-las antes de uma intervenção cirúrgica, para evitar a excessiva coagulação do sangue.
A chia é uma aliada para reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento em geral benéfico para os diabéticos. Apesar disso, deve ter muito cuidado em sua ingestão quando se toma medicação para a diabetes, pois poderiam potencializar os efeitos. Consuma com moderação e perante qualquer dúvida consulte seu médico.
As pessoas alérgicas às frutas secas e às sementes devem provar a chia em uma pequena quantidade antes de ingeri-la com frequência, pois existe a possibilidade de que também possam apresentar reações alérgicas a esta semente.
Além disso, recomenda-se deixar a chia de molho antes de usá-la em qualquer preparação, deste modo a semente absorverá o líquido da água do molho, evitando que se expanda em seu estômago ou na zona do esôfago.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações de tomar chia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.