Partilhar
Partilhar em:

Quais são os valores normais de glicose no sangue

Avaliação: 4,8 (5112 votos)
212 comentários
302 vezes partilhado
 
Fonte: clientesapc.com

A glicemia é a glicose que circula pela corrente sanguínea. Para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio de um estado de saúde é necessário que seus níveis estejam estáveis. Seu valor é extraído de uma amostra de sangue que pode ser coletada através de uma pequena punção na gema de um dedo da mão ou diretamente com um acesso venoso/analítica. Costuma se medir em jejum e seu valor é medido com mg/dL. Em umComo.com.br vamos explicar quais são os valores normais de glicose no sangue.

Também lhe pode interessar: Como medir o nível de glicose no sangue

Normoglicemia

Entende-se por normoglicemia aqueles parâmetros, resultantes da medição da glicose, que se encontram entre valores de normalidade. Os valores normais de glicose no sangue em um dos testes devem mostrar valores entre 60 e 110 mg/dL. Valores inferiores a 60 ou superiores a 110 mg/dL correspondem a problemas relacionados com a hipoglicemia ou, talvez, com a diabetes mellitus.

Hiperglicemia

A hiperglicemia ocorre quando os valores de glicose no sangue em jejum superam a quantidade de 110mg/dL. Para o diagnóstico da diabetes mellitus existem diferentes formas de detecção:

  • Quando os parâmetros de glicose no sangue são iguais ou superiores a 126mg/dL (7mm/mol) em duas provas de medição de glicose em diferentes ocasiões.
  • Quando uma glicemia ao acaso tem por resultados níveis superiores a 200mg/dL (11.11mm/mol) e com sintomatologia clínica de hiperglicemia associada (sede, visão turva, fraqueza, sensação de precisar de urinar constantemente,...).
  • Quando duas horas após o teste de tolerância da glicose oral percebem-se valores iguais ou superiores a 200 mg/dl (11.11 mm/mol) e pelo menos em duas ocasiões em um ano.

Hipoglicemia

A hipoglicemia define-se como o valor baixo do nível de glicose no sangue. Ao contrário da hiperglicemia, que é mais discreta e silenciosa quanto aos sintomas, a hipoglicemia pode ser assintomática ainda que na maioria das vezes se manifeste por visão dupla, sudorese, tremores, batimentos cardíacos rápidos ou fortes, sensação de tontura, entre outros. Para sua detecção é necessário fazer uma medição de glicose, seus resultados indicarão valores menores de 60mg/dl. Se não for detectada a tempo, pode-se chegar à perda de consciência e, inclusive, à morte.

Recomendações de acordo com o nível de glicose

Em caso de normoglicemia deve-se insistir na alimentação correta, evitar uma vida sedentária, manter o corpo hidratado e, sobretudo, controlar ou fazer revisões anuais para verificar se a glicose no sangue está entre os valores normais.

Para os pacientes diagnosticados com diabetes aconselha-se uma alimentação com pouca ou nenhuma ingestão de carboidratos e açúcar, exercício físico, controle glicêmico de acordo com os valores normais. Combine junto à sua enfermeira quando deve fazer controle de seu nível de glicose no sangue.

Nos casos de pacientes que tendem à hipoglicemia (normalmente os diabéticos insulinodependentes), aconselha-se ter sempre à mão sachês de açúcar para poder ingerir via oral. Quando a pessoa perde a consciência e fica evidente uma hipoglicemia deve-se administrar por via subcutânea uma seringa pré-carregada de glucagon (todo paciente diabético tratado com insulina deve ter uma em sua geladeira).

Fonte: elblogdelasalud.info

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de glicose no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (212)

Escrever comentário sobre Quais são os valores normais de glicose no sangue

212 comentários
A sua avaliação:
Joaquim neves silva
fiz análises ao sangue à cerca seis meses e acusou 135 de glicose, voltei a fazer este mês e acusou 8.1% será que piorei.
Angela Mota
A minha mãe esta aferindo a taxa de glicemia pela manhã em jejum, por exemplo a taxa em 106 ela toma a insulina, 7:00h toma café sem açúcar, pão zero e queijo branco, fruta as 9:00h, 11:30h almoça, a tarde lancha e a noite um dejejum. Depois do almoço a glicemia esta caindo para 35 ou 50. Como devo proceder? Os outros exames estão normais. Antes ela tomava insulina sem aferí-la e comi o que queria. Fazia hidroginástica e caminhada, mas esta com o calcâneo quebrado fazendo repouso direto.
marinês
hoje 28/2 fui ao PS, pois estava sentindo dormência no braço, mão esquerda e boca, desde ontem. foi verificado pressão, saturação, tomografia, tudo normal ,mas a glicemia o resultado foi 143 , fiquei mui assustada pois não como arroz e nem feijão ,não uso trigo, meu alimento é a base de frutas, legumes, aveia tapioca .não como carne e nem frituras...Sempre faço glicemia e nunca alterou. Existe mesmo diabete de stress. que devo fazer? será que estou com diabete?
A sua avaliação:
MARCIA
ESTOU MUITO PREOCUPADA ,,FIZ EXAME DE SANGUE E MINHA GLICOSE DEU 98 ESSE VALOR É CONSIDERADO UMA PRE DIABETE.
Sara Viega
Oi Marcia! Os valores de glicose no sangue considerados normais encontram-se entre 60 e 110 mg/dL, por isso os seus valores estão normais. De qualquer forma, sempre que você fizer exames deverá mostrar os resultados no seu médico. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
alexandre
hj estava sentindo rui visao pezada esta em jejum e andondo no sol ..passei numa farmacia e medi minha clicemia deu 27 mas a presao normal ,,ai chupei duas balas comi e melhorei nao fiz outro teste ainda ,e nosrmal esta queda ,lembrando que meu trigliceres estava em 360 alto
A sua avaliação:
Doroti Maria Alves
qual e o normal medi hoje deu 141 ta ruim ou não
Sara Viega
Oi Doroti! Os valores de glicose no sangue normais em jejuns são entre 60 e 110 mg/dL. Fez a medição em jejum?
A sua avaliação:
JOSEFA BEZERRA
QUAL O MAIOR RISCO;
A sua avaliação:
vilcimar
fiz exames de hemoglobina glicada e deu 7,5% glicose deu 117mg/dl glicemia apos DEXTROSOL deu 234mg/dl e a media glicemica deu 168,6 meu colesterol ruim está alto posso desenvolver diabetes? obrigado!
Sara Viega
Oi Vilcimar! Com o valor da glicemia acima dos valores considerados de referência pode desenvolver diabetes sim. É importante que consulte o seu médico e mostre os resultados dos exames que fez. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
JOANA DARC SOUZA SOUZA
cuido de um idos ele ta 69 glicose esta baixa?
Sara Viega
Oi Joana! Esses valores estão dentro dos valores considerados normais, mas é sempre bom ir no médico mostrar o resultado dos exames que fazemos. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
lucidalva
eu descobri agora que esto com diabete eu estou com 175 eu quero saber se ja esta grave ou nao
Sara Viega
Oi Lucidalva! Os seus valores de glicose estão acima dos valores considerados normais, por isso deve ir no seu médico e seguir as suas indicações. Obrigada!

Fonte: clientesapc.com
Fonte: elblogdelasalud.info
1 de 3