Como se manifesta a diabetes mellitus não insulino-dependente
A diabetes mellitus é uma doença metabólica de causa endocrinológica, em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue, como consequência de uma diminuição da secreção de insulina ou de uma resistência à ação periférica da insulina. Na diabetes mellitus não insulino-dependente a insulina está presente, mas sua secreção ou ação é defeituosa. São várias as suas manifestações, mas aqui trata-se de detalhar as mais importantes.
Passos a seguir:
Muitos dos pacientes com diabetes mellitus não insulino-dependente não diagnosticada são assintomáticos. É muito frequente que estes pacientes sejam detectados por exames de rotina de laboratório de sangue ou urina.
Estas pessoas apresentam frequentemente sobrepeso e têm antecedentes familiares desta patologia.
Se são mulheres, talvez tenham tido filhos que ao nascer apresentaram um peso elevado (mais do que 4 kg), mortes fetais, pré-eclampsia ou polihidrâmnios.
Quando são sintomáticos, apresentam aumento na frequência e quantidade de urina, acompanhado de muita sede.
Também têm o apetite aumentado, mas podem apresentar dificuldade de engolir os alimentos.
Pode vir acompanhado de vômitos e alternância de diarreia e constipação.
A nível muscular, apresentam diminuição das massas musculares, com diminuição da força, acompanhadas de fadiga e sensação de formigamento nas extremidades.
É frequente apresentarem alterações da refração visual, diminuição da agudeza visual, visão turva intermitente, cataratas e glaucoma.
Estas pessoas muitas vezes têm infecções cutâneas persistentes e recorrentes, bacterianas ou psicóticas. Também infecções urinárias, severas, persistentes e recorrentes.
O prurido (coceira) generalizado é um sintoma comum.
As mulheres podem ter vulvovaginites por cândida, com prurido genital.
Alguns homens podem ter histórico de impotência. A balanopostite pode ser uma forma de apresentação.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a diabetes mellitus não insulino-dependente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Na presença de alguns destes sintomas, procure um médico.