Partilhar

O que posso comer se sou resistente à insulina

O que posso comer se sou resistente à insulina
Imagem: llanoalmundo.com

A insulina é um hormônio produzido pelo nosso pâncreas que tem como obejtivo controlar os níveis de glicose no sangue e fazer com que a mesma se transforme em energia para favorecer nosso funcionamento corporal. Quem sofre de resistência à insulina produz de forma adequada este hormônio, mas as células não respondem a ele, por este motivo o pâncreas reage produzindo ainda mais insulina, o que com o tempo fará com que a glicose no corpo aumente e com isso também a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Uma mudança na dieta pode ser muito favorável para melhorar esta condição, por isso em umComo explicamos a você o que comer se você for resistente à insulina para cuidar da sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como aplicar insulina

Riscos da resistência à insulina

O principal e mais claro risco de sofrer de resistência à insulina é a possibilidade de sofrer de diabetes tipo 2 em um futuro próximo, por isso esta doença é conhecida como pré-diabetes. A mudança nos hábitos de vida, especialmente em pacientes com obesidade e sedentarismo, pode marcar a diferença regulando o corpo e favorecendo o desaparecimento da resistência à insulina.

Este ponto é de extrema importância, pois com uma verdadeira mudança no estilo de vida do paciente e seguindo as indicações médicas necessárias, será possível lutar contra esta condição e beneficiar a saúde.

O que posso comer se sou resistente à insulina

A chave fundamental da dieta em pessoas resistentes à insulina é ingerir alimentos com um índice glicêmico baixo ou médio, isto é, aqueles que fornecem glicose ao nosso sangue de forma lenta.

Por outro lado é necessário controlar ou evitar os de índice glicêmico alto que ao enviar glicose de forma rápida ao organismo fazem com que o pâncreas deva produzir mais insulina, mas não se esqueça que ele já se encontra produzindo uma quantidade elevada deste hormônio, pelo que o excesso deste tipo de alimentos poderia levar direto à diabetes tipo 2.

Assim, é recomendável que sua alimentação seja baseada em:

  • Alimentos com índice glicêmico baixo: peixes, carnes, especialmente as magras, ovo, frutas secas, frutas como a maçã, o kiwi, os mirtilos, os pêssegos, a pera, o morango ou as laranjas. Além disso, você pode incluir legumes e verduras de folha verde ou alternativas como a cenoura e a abobrinha, e lacticínios sem adição de açúcar.
  • Alimentos com índice glicêmico médio: estes devem ser incluídos em quantidades moderadas. Entre eles destacam-se os cereais integrais como a aveia ou o arroz integral e frutas como a banana, a manga ou o melão.
O que posso comer se sou resistente à insulina - O que posso comer se sou resistente à insulina
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br

O que devo evitar se sou resistente à insulina

É conveniente evitar os alimentos com alto índice glicêmico e com alto teor de gordura. Assim, recomenda-se reduzir ao mínimo a ingestão de:

  • Açúcar refinado ou branco.
  • Produtos de panificação, sobremesas e doces.
  • Guloseimas.
  • Chocolate, a não ser que seja sem açúcar.
  • Geleias com adição de açúcar.
  • Farinhas brancas ou refinadas e cereais açucarados.
  • Batatas.
  • Todo o tipo de xaropes e mel.
  • Bebidas açucaradas e álcool.
  • Frituras e junk food.
O que posso comer se sou resistente à insulina - O que devo evitar se sou resistente à insulina
Imagem: aencoal.org

Aumento da atividade física

Além de uma mudança na dieta, o aumento da atividade física será essencial para melhorar a condição de resistência à insulina e garantir um corpo bem mais saudável. Por isso convidamos você a praticar exercício pelo menos três vezes por semana para obter melhores resultados.

O que posso comer se sou resistente à insulina - Aumento da atividade física
Imagem: intramed.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que posso comer se sou resistente à insulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que posso comer se sou resistente à insulina

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
helena alzira corso
Oque posso comer se sou resistente a insulina para melhorar minha saúde, antecipadamente agradeço a atenção, obrigado. um grande beijo no coração dos senhores.

KATIA REGINA VIGANON
PRECISO SABER O QUE POSSO COMER , TENHO INSUFICIÊNCIA RENAL E SOU RESISTENTE A INSULINA ? OBRIGADA PELA RESPOSTA JÁ ANTECIPADA .
Editor umComo.com.br
ARI SANTOS
fui medir a glicose estava 491 esta alta .eu estou diabetico .o que eu posso comer.
Editor umComo.com.br
ana cristina
Prezado, deseja receber informações sobre o que comer para melhora a resistência á insulina
ARI SANTOS
oi bom dia ana cristina .duas semanas atras eu tive percar pesso emagreci 14quilos fui posto saude a medir glicose ela muito alta com 491 voce pode me ajudar .obrigado
Eloiza Gurgel
Tenho uma filha com 23 agora há três anos faz tratamento pra resistência a insulina. Uma preocupação constante com alimentação. Gostaria de saber se o açucar de coco pode ser consumido por ela? Em doses moderadas com certeza. Ela não suporta mais adoçantes. Muito obrigada!
Elvio
Desejo receber informações sobre a resistência à insulina.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elvio, nesse link poderá encontrar mais informações acerca da resistência à insulina: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/8027/q/resistencia%20a%20insulina
Alzeni C. Toledo
Adorei ler as dicas. A minha glicemia deu 116 e estou muito preocupada, com medo mesmo. Estou indisposta para caminhar, sem ânimo algum. Tenho fome e fico pensando o que comer, se vai subir...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alzeni, o melhor seria você consultar o seu médico para saber que medidas tomar. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras!
keila A Dutra
adorei as dicas.....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Keila, que bom saber que você gostou! Muito obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)

O que posso comer se sou resistente à insulina
Imagem: llanoalmundo.com
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br
Imagem: aencoal.org
Imagem: intramed.net
1 de 4
O que posso comer se sou resistente à insulina

Voltar ao topo da página