Reduzir a ingestão de glicose

Como reduzir o nível de glicose no sangue

Como reduzir o nível de glicose no sangue

A hiperglicemia ocorre quando os níveis de glicose no sangue são muito altos, devido ao organismo não possuir a quantidade suficiente de insulina ou esta estar escassa. Trata-se de uma condição que muitas pessoas com diabetes sofrem e que pode provocar sintomas como boca seca, fraqueza, necessidade frequente de urinar e inclusive coma diabético se não receber o tratamento médico adequado. É possível também proporcionar essa descida de açúcar com alguns hábitos de vida saudáveis, neste artigo de umCOMO sobre como reduzir o nível de glicose no sangue mostramos-lhe todos.

Vai precisar de:
  • Glicosímetro
Também lhe pode interessar: Como medir o nível de glicose no sangue

Índice

  1. Quais os valores normais de glicose no sangue?
  2. Glicose 260, o que fazer?
  3. Como reduzir o nível de glicose no sangue naturalmente
  4. Posso fazer exercício em jejum?

Quais os valores normais de glicose no sangue?

É conveniente que primeiro verifique o seu nível de glicose no sangue com um glicosímetro. A sua leitura pré-prandial (antes de comer) deve estar entre 90 e 120 miligramas por decilitro (mg/dl). O seu nível pós-prandial (depois de comer), não deve ser superior a 140 mg/dl. A hiperglicemia define-se medicamente como uma leitura de glicose superior a 180 miligramas por decilitro e deve ser tratada medicamente de forma imediata apenas se detetada, uma vez que caso contrário pode acarretar problemas de saúde muito graves.

Leitura complementar: Todos os valores normais de glicose no sangue

Como reduzir o nível de glicose no sangue - Quais os valores normais de glicose no sangue?

Glicose 260, o que fazer?

Qualquer valor de glicose no sangue acima de 126 mg/dL em jejum ou superior a 200mg/dL já pode ser considerado um quadro de hiperglicemia e deve ser investigado imediatamente, mas é importante ter em conta que os níveis de glicose no sangue variam ao longo do dia, principalmente antes e depois das refeições.

Como reduzir o nível de glicose no sangue naturalmente

A longo prazo, existem hábitos que ajudam a prevenir a hiperglicemia:

Modere o açúcar

Uma das medidas imprescindíveis que deverá adotar para reduzir o seu nível de glicose será restringir e diminuir o consumo de açúcar diariamente. Tanto os açúcares refinados como os que se obtêm da fruta são açúcares simples, os quais são convertidos em glicose de forma muito rápida durante a digestão. Isto faz com que os níveis de glicose no sangue aumentem de forma excessiva, por isso recomendamos-lhe que controle a sua ingestão de açúcares.

Diminua o tamanho das porções

Outra recomendação para os pacientes que têm os níveis elevados de glicose no sangue é que tentem comer uma menor quantidade de alimentos às refeições. O melhor é comer porções mais pequenas e repartidas em diferentes momentos do dia, esta simples mudança pode levar a uma descida de açúcar importante. Além disso, isto facilitará também a digestão dos alimentos e, por conseguinte, o seu trânsito intestinal.

Aumente a ingestão de fibras

Continuando com as indicações alimentares, é importante também que aumente a ingestão de fibra dietética. Recomenda-se o consumo de alimentos ricos em fibra solúvel como as lentilhas, os feijões, a cenoura, os brócolis, a aveia... uma vez que este tipo de fibra ajuda a desacelerar o processo de absorção de açúcares regulando assim os níveis de glicose no sangue. Além disso, faz com que a absorção de gorduras também seja mais lenta e favorece o controle do colesterol.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercício físico aumenta a sensibilidade à insulina e quando se exercita o corpo, este utiliza a glicose como fonte de energia pelo que favorece a sua descida. Faça exercício de forma regular e tenha em conta que atividades como correr, nadar ou andar de bicicleta fazem com que o seu corpo queime mais calorias sendo assim mais eficientes.

Posso fazer exercício em jejum?

Após ter passado toda a noite dormindo e, obviamente, sem ter comido nada, o organismo precisa receber uma contribuição de energia importante para realizar as atividades cotidianas. Se o que vamos fazer é esporte, deveremos preparar um café da manhã completo ainda mais reforçado para ganhar força. Por isso, nunca faça exercícios pela manhã sem ter se alimentado. Explicamos agora porque não fazer exercício em jejum, principalmente se você quer baixar o açúcar no sangue:

Níveis de açúcar no sangue

Após passar toda a noite sem ter comido, os níveis de açúcar são muito baixos, de forma que se fizermos esportes sem tomar café da manhã, corremos um provável risco de ficarmos enjoados. Além disso, ninguém deveria começar a fazer sua atividade diária, ainda que não seja esportiva, sem antes ter se alimentado. Só devemos nos movimentar em jejum quando for obrigatório, por exemplo, em virtude da necessidade de fazer um exame médico nestas condições.

Isto se deve ao fato do organismo não poder abrir mão de carboidratos como combustível e começaria diretamente a queimar gordura para proporcionar a energia necessária ao esporte. No entanto, como dissemos, uma noite inteira sem comer é muito tempo e os níveis de açúcar descem muito para conseguirmos fazer exercícios normalmente.

Mais gordura corporal

Além disso, fazer esportes em jejum, especialmente se for de forma habitual, pode chegar a ser contraproducente. Isto ocorre porque o corpo se acostumará a trabalhar a um ritmo exigindo com poucas energias e, a longo prazo, precisará de menos combustível para se mover, de maneira que o alimento que ingerir se transformará em gordura em maior medida.

Desidratação

Se você ainda não se convenceu do quão prejudicial é é fazer esportes em jejum, deve saber que se cansará mais cedo que em condições normais, com a possibilidade de que faça um treinamento completo é mínima, e correrá um alto risco de desidratação.

Digestão correta

O fato de não dever fazer exercícios sem ter se alimentado não implica que tenha que fazê-lo logo após o café da manhã ou de qualquer outra das refeições do dia. Devemos esperar algum tempo para que o estômago esteja descansado. Recomendamos que leia este artigo no qual explicamos em detalhes como comer antes de fazer esportes.

A importância do café da manhã

Não se esqueça de que o café da manhã deve ser a principal refeição do dia, já que nos confere a energia para a parte mais intensa do dia. Além disso, se você se alimentar bem na primeira hora, poderá fazer refeições, lanches e jantares mais leves e reduzirá as possibilidades de engordar. Assim, a sua dieta deve ser equilibrada e combinada com algum tipo de exercício.

Como reduzir o nível de glicose no sangue -
Como reduzir o nível de glicose no sangue -

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o nível de glicose no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem uma glicêmia de 240 mg / dl, não faça exercício. Você tem cetonas, um ácido, presente na corrente sanguínea. O exercício fará com que a sua glicose presente no sangue aumente ainda mais. Visite o seu médico para detectar as mudanças de estilo de vida que reduzam os seus níveis de glicose de forma segura.
Bibliografia
  • https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/diabetes-mellitus-dm-e-dist%C3%BArbios-do-metabolismo-da-glicose-no-sangue/diabetes-mellitus-dm#v25184558_pt

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
92 comentários
margot soares
Ansiedade aumenta a glicose????

Graziele
Eu li um artigo a onde fala que quem tem a glicose alta para controlar naturalmente fazer um chá de folha de repolho ou amassar folha de saião e ingerir que é muito bom pra abaixar a glicose.
VALESCA MACIEL
Vocês recomendam a cenoura como alimento para controle do nível de glicose no sangue. Entretanto, segundo os nutricionistas, a cenoura NÃO é aconselhada para os diabéticos. Gostaria de saber se os seguintes alimentos podem ser consumidos pelos diabéticos: abóbora, batata doce, inhame, aipim e beterraba crua. Desde já, agradeço a informação.
Editor umComo.com.br
Oi,Valesca. De fato, a cenoura é um legume rico em açúcar. No entanto, de forma geral, quando consumida com moderação ela não deve afetar drasticamente os níveis de açúcar e é rica em fibras. Mesmo assim, o ideal é que você consulte o seu médico ou nutricionista. O mesmo vale para os alimentos que você mencionou.
Francisco Xavier de Lisboa
Minha diabete está difícil de abaixar oque posso comer para abaixar?
Fábio
Minha glicose fica entre 200 e 380 e nada nesse mundo baixa, nem mesmo a insulina com remédios. Aguardo um estudo da NASA.
alvaro
Com problema nas aritulacoes dos dedo das maos, fui ao ortopedista hoe (02.10.17), dai fiz um pre atendimento na enfermagem, quando verificado minha glicemia, em 326, e nao sabia que que sou diabetico!., O que fazer para controlar, e se posso continuar a caminhar?., Agradecido
José dos Reis Alves
Minha glicemia fica em torno de 250/270, quer dizer que não posso fazer caminhada, por causa da "cetona" no sangue?
A sua avaliação:
Edson de Souza Lima
Quero ficar informado sobre toda matéria do combate a glicose muito alta....
A sua avaliação:
MARIA LUCIA DOS SANTOS
COMO PODEMOS CONSIDERAR UM PRE DIABETICOS
A sua avaliação:
keide
mto bom adorei! keide
A sua avaliação:
paulo da silva ataide
minha mulher tem pedra na vesicula,mas também constatou um aumento na glicose,porem o anestesista so vai liberar ela para retirar as pedras quando baixar esta glicose.o que eu pergunto é quais os alimentos que ela pode comer
A sua avaliação:
Fernando Leitão
Sou diabético tomo metformina 1000mg 1/2 comprimido ao jantar a minha média é de 148mg de glicemia estou neste momento com 280mg pois sinto tonturas estou deitado que poderei tomar para estes valores actuais baixarem
Obrg Fernando tu
A sua avaliação:
Frederico saúde Justino tome
Eu tenho 132 dos níveis da clicemia, o que posso fazer para baixar? Abraço
Fátyma
Eu gostaria de saber pq minha glicose diminui quando me alimento. Teste de hoje: jejum 138 pós prandial: 114 (feito 2h depois de me alimentar). Devo destacar que sempre realizei exames e sempre deram essa diferença. Pós prandial sempre inferior ao exame de jejum
Adelina lopes moura
A minha mäe e diabetica a glicemia veio pra 26 e agora permanece 256 a326 o que fazer ela toma medicaçäo metformina.
Sueli Ferreira de lima
Ok devo fazer p reduzir meu diabetes Pois todos os dias faço uma hora de caminhada E por tanto não baixa e tomo metformina três vezes ao dia
Priscila oliveira silva
Oi boa noite nome e Priscila mim vovó ta Açúcar ta alta 300mg cou uma a alimentos que reduzir
Marilena da Silva Villar Santos
Boa noite! sou Marilena Villar ,moro no Espirito Santo e me encontro muito preocupada com o estado de saúde da minha mãe.Ela tem 74 anos e desde 04 de maio o nivel de diabetes dela não baixa estive com ela no ponto socorro as pressa pois estava com o nível de glisemia altissimo 479 ela tomou 4 isulinas com 6 unidades .Então após uma madrugada apreensiva ela recebeu alta com diabetes em 203,desta data em diante comecei uma dieta rigorosa com um cardápio sugerido de vcs mais não surgiu efeito pois ela todos os dias esta com diabetes altíssimo 592 .Ela ja toma a muitos anos todos os dias pela manhã Metformina 850mg ,glimenclamida 0,5 mg ,e a noite toma de novo. Gostaria de uma ajuda de especialistas nessa doença terrível .obrigado.!
WALTER BARBOSA DA SILVA
Ela devera se consultar com o medico e explicar essa situaçao,se o nivel de glicose nao es baixando com os medicamentos que ela toma,vai ter que tomar insulina,
Jose Abdenes de Jesus
Senti tonturas e sensação de desmaio fazendo caminhada, ai fiz um exame de glicemia, colesterol e triglicemia, a glicemia deu 113mg/dl e me consultei com um medico mostrando o exame e ele me passou uma poção de medicamentos para diabete durante 40 dias seguido de uma dita alimentar e me autorizou a fazer os mesmos exames mais hemoglobina glicosada após o termino dos medicamentos. Mais os medicamentos não surtiu efeito. Ai veio o resultado do segundo exame e a glicemia aumentou para 133, então ele receitou uns medicamentos ainda mais forte entre eles um medicamento para diabete tipo 1 que ser usado para diabete tipo 2 e mesmo assim os sintomas de tonturas não passaram, o que devo fazer, estou impossibilitado de realizar minhas atividades no meu serviço, pois o meu serviço depende muito do meu condicionamento físico e qualquer esforço físico que faço eu passo mal.
claudia
Preciso faser um exame onde vou ingerir uma dose de glicose Só q a minhataxa de glicose tá alta O q faço p baixar rápido
1 de 4
Como reduzir o nível de glicose no sangue