Partilhar
Partilhar em:

Como reduzir o nível de glicose no sangue

A hiperglicemia ocorre quando os níveis de glicose no sangue são demasiado altos, devido ao organismo não possuir a quantidade suficiente de insulina ou esta estar demasiado escassa. Trata-se de uma condição que muitas pessoas com diabetes sofrem e que pode provocar sintomas como boca seca, fraqueza, necessidade frequente de urinar e inclusive coma diabético se não receber o tratamento médico. É possível também favorecer a descida de açúcar com alguns hábitos de vida saudáveis e no seguinte artigo de umComo sobre como reduzir o nível de glicose no sangue mostramos-lhe todos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como medir o nível de glicose no sangue
Passos a seguir:
1

É conveniente que primeiro verifique o seu nível de glicose no sangue com um glicosímetro. A sua leitura pré-prandial (antes de comer) deve estar entre 90 e 130 miligramas por decilitro (mg/dl). O seu nível pós-prandial (depois de comer), não deve ser superior a 140 mg/dl. A hiperglicemia define-se medicamente como uma leitura de glicose superior a 180 miligramas por decilitro e deve ser tratada medicamente de forma imediata apenas se detetada, uma vez que caso contrário pode acarretar problemas de saúde muito graves.

2

Uma das medidas imprescindíveis que deverá adotar para reduzir o seu nível de glicose será restringir e diminuir o consumo de açúcar diariamente. Tanto os açúcares refinados como os que se obtêm da fruta são açúcares simples, os quais são convertidos em glicose de forma muito rápida durante a digestão. Isto faz com que os níveis de glicose no sangue aumentem de forma excessiva, por isso recomendamos-lhe que controle a sua ingestão de açúcares.

3

Outra recomendação para os pacientes que têm os níveis elevados de glicose no sangue é que tentem comer uma menor quantidade de alimentos às refeições. O melhor é comer porções mais pequenas e repartidas em diferentes momentos do dia, esta simples mudança pode levar a uma descida de açúcar importante. Além disso, isto facilitará também a digestão dos alimentos e, por conseguinte, o seu trânsito intestinal.

4

Continuando com as indicações alimentares, é importante também que aumente a ingestão de fibra dietética. Recomenda-se o consumo de alimentos ricos em fibra solúvel como as lentilhas, os feijões, a cenoura, os brócolis, a aveia... uma vez que este tipo de fibra ajuda a desacelerar o processo de absorção de açúcares regulando assim os níveis de glicose no sangue. Além disso, faz com que a absorção de gorduras também seja mais lenta e favorece o controle do colesterol.

5

A prática de exercício físico aumenta a sensibilidade à insulina e quando se exercita o corpo, este utiliza a glicose como fonte de energia pelo que favorece a sua descida. Faça exercício de forma regular e tenha em conta que atividades como correr, nadar ou andar de bicicleta fazem com que o seu corpo queime mais calorias sendo assim mais eficientes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como reduzir o nível de glicose no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem uma glicêmia de 240 mg / dl, não faça exercício. Você tem cetonas, um ácido, presente na corrente sanguínea. O exercício fará com que a sua glicose presente no sangue aumente ainda mais. Visite o seu médico para detectar as mudanças de estilo de vida que reduzam os seus níveis de glicose de forma segura.
Comentários (71)

Escrever comentário sobre Como reduzir o nível de glicose no sangue

71 comentários
Fábio
Minha glicose fica entre 200 e 380 e nada nesse mundo baixa, nem mesmo a insulina com remédios. Aguardo um estudo da NASA.
alvaro
Com problema nas aritulacoes dos dedo das maos, fui ao ortopedista hoe (02.10.17), dai fiz um pre atendimento na enfermagem, quando verificado minha glicemia, em 326, e nao sabia que que sou diabetico!., O que fazer para controlar, e se posso continuar a caminhar?., Agradecido
José dos Reis Alves
Minha glicemia fica em torno de 250/270, quer dizer que não posso fazer caminhada, por causa da "cetona" no sangue?
A sua avaliação:
Edson de Souza Lima
Quero ficar informado sobre toda matéria do combate a glicose muito alta....
A sua avaliação:
MARIA LUCIA DOS SANTOS
COMO PODEMOS CONSIDERAR UM PRE DIABETICOS
A sua avaliação:
keide
mto bom adorei! keide
A sua avaliação:
paulo da silva ataide
minha mulher tem pedra na vesicula,mas também constatou um aumento na glicose,porem o anestesista so vai liberar ela para retirar as pedras quando baixar esta glicose.o que eu pergunto é quais os alimentos que ela pode comer
A sua avaliação:
Fernando Leitão
Sou diabético tomo metformina 1000mg 1/2 comprimido ao jantar a minha média é de 148mg de glicemia estou neste momento com 280mg pois sinto tonturas estou deitado que poderei tomar para estes valores actuais baixarem
Obrg Fernando tu
A sua avaliação:
Frederico saúde Justino tome
Eu tenho 132 dos níveis da clicemia, o que posso fazer para baixar? Abraço
Fátyma
Eu gostaria de saber pq minha glicose diminui quando me alimento. Teste de hoje: jejum 138 pós prandial: 114 (feito 2h depois de me alimentar). Devo destacar que sempre realizei exames e sempre deram essa diferença. Pós prandial sempre inferior ao exame de jejum

1 de 5