Partilhar
Partilhar em:

Como diminuir a resistência à insulina

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (923 votos)
20 comentários
205 vezes partilhado
 
Como diminuir a resistência à insulina

Quando uma pessoa é diagnosticada com resistência à insulina, significa que o pâncreas produz insulina, mas o seu corpo não a está utilizando corretamente. Como resultado, as células dos músculos, a gordura e o fígado de uma pessoa não respondem à insulina da maneira adequada. A insulina é uma hormona que se produz no pâncreas. A insulina é o que ajuda o corpo a utilizar a glicose para obter energia.A resistência à insulina, também conhecida como pré-diabetes, é um problema muito sério. O desenvolvimento da diabetes pode se evitar por vezes com apenas algumas alterações simples no estilo de vida. As pessoas podem ajudar o seu organismo a utilizar a insulina de maneira mais eficiente ao serem fisicamente ativas, na correta eleição de alimentos e mantendo um peso saudável.

Também lhe pode interessar: Como lidar com a resistência à insulina
Passos a seguir:
1

Eleger alimentos saudáveis para comer é fundamental na diminuição da resistência à insulina. Para começar, o corpo resistente à insulina não utiliza a insulina da maneira mais apropriada. Os alimentos devem ser escolhidos de modo a que não contribuam para o problema de aumento dos níveis da glicose no sangue. Evite comer hidratos de carbono, pois estes estimulam uma grande quantidade de secreções de insulina depois de comer. Incluídos nos hidratos de carbono estão os alimentos que contêm grãos refinados brancos e alimentos e bebidas açucaradas. A melhor maneira de evitar os hidratos de carbono é utilizar os alimentos naturais, alimentos não processados, como carnes, frutas, verduras e gorduras monoinsaturadas, como as nozes, manteiga de amendoim e o azeite ou o abacate.

2

Planeie pelo menos 30 minutos de atividade física diária para ajudar as suas células a aumentarem a sensibilidade à insulina. Isto pode ser qualquer tipo de exercício físico, como por exemplo caminhar, correr, exercícios aeróbicos e treino de força. Varie as rotinas de exercício para que todas as partes do corpo sejam beneficiadas. Em conjunto com o aumento da sensibilidade das células à insulina, também terá benefícios emocionais e físicos.

3

Mantenha o seu peso no intervalo normal para a sua estatura. As pessoas com excesso de peso devem perder peso de maneira segura. Uma redução de apenas 10 por cento pode melhorar significativamente a sensibilidade das células à insulina. Perder peso pode ser atingido de modo segura com uma redução de apenas 500 calorias por dia.

4

Se esforce por se manter o mais afastado possível de situações de estresse, pois o cortisol aumenta os níveis de insulina. Também se recomenda a prática de exercícios de relaxamento e que durma o suficiente, de modo a conseguir diminuir os níveis já elevados de insulina.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como diminuir a resistência à insulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se estes conselhos não forem suficientes para diminuir a resistência à insulina, consulte o seu médico.
Comentários (20)

Escrever comentário sobre Como diminuir a resistência à insulina

20 comentários
AnaPaula De Oliveira
Minha filha tem 13 anos e tem resistência a insulina esta fazendo uso do glifage junto com a dieta e a
insulina não baixa fico com muito medo de ficar diabética!!
sonia
estou com resistencia a insulina usei victoza tres meses perdi 14 kgs nao posso fazer hidro que me dou muito bem pois adquiri umas dematite poucas na pele esta em investigaçao porque nao é alergia medicação que devo fazer
Rosimary
Boa noite Meu filho de 13 anos tem resistência insulínica, ele está fazendo natação duas vezes por semana e estou cuidando da alimentação dele, diminuindo a ingestão de carboidrato. Isso vai ajudar? Obrigada.
A sua avaliação:
renan
Pessoal,a unica maneira de combater a resistencia insulina é fazendo a dieta cetogênica,pesquisem sobre essa dieta,esse dieta intercala com jejum,o que faz aumentar a resistencia de insulina e altos niveis de açucar no sangue é o CARBOIDRATO,fujão do CARBOIDRATO, a dieta cetogenica é boa porque você não passa fome,não sou médico,mais aprendi com o melhor médico .Pesquisem sobre os videos do doutor LAIR RIBEIRO,espero ter ajudado .
Girdão
Escutei um papo de que essa dieta cetogênica pode te causar pedra no rins ou vesícula biliar, pois baixas calorias você cria corpos cetônicos que vão virando cristais e formam as pedras! Dizem ser perigoso!
ana Cristina navarro
Tenho resistência a insulina estou na luta para diminuir o peso e não estou conseguindo já tomo glifage xr há quase um ano.
noemi de oliveira fonseca tavares
qual o tratamento para diminuir aresistencia a insulina estou acima do peso e manchas escuras na pele
maria ferreira
boa tarde. fui a endocrinologista e sou resistente a insulina nao sou ainda diabetica acontece que eu de 3 em 3h tenho um mau estar e muita fome acontece que a medica me disse que eu sempre que tiver esses sintomas devo medir os açucares estou a tomar metformina. ja nao sei que pensar
Vilma Ribeiro
estou tomando glifage xr e fui orientada pelo endocrinologista a procurar uma nutricionista, já estou usando o medicamento e já estou providenciando a nutricionista.
luciana
Estou tentando engravidar já faz tempo e não consigo minha insulina está muito alta será que é isso mas já estou tomando glifagio.
Vilma Ribeiro
Adorei esse artigo espero receber mais, artigos sobre essa doença.

Como diminuir a resistência à insulina
Como diminuir a resistência à insulina