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Como prevenir a hipoglicemia

Por Sara Viega. Atualizado: 26 julho 2017
Como prevenir a hipoglicemia

A hipoglicemia manifesta-se quando os níveis de açúcar no sangue descem a menos de 70 mg/dL, uma situação que costuma estar muito associada a pacientes com diabetes, mas que também pode ocorrer em pessoas com outros problemas de saúde. Uma queda drástica nos níveis de açúcar não só pode levar a experimentar desagradáveis sintomas, mas, além disso, pode colocar em risco a saúde do paciente, por isso torna-se importante saber o modo de evitá-la. Em umComo.com.br damos a você algumas chaves para descobrir como prevenir a hipoglicemia.

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Passos a seguir:
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A hipoglicemia ou queda de açúcar pode ocorrer por diversos motivos, entre eles:

  • Uma liberação excessiva de insulina no sangue.
  • Uma liberação de insulina muito lenta no sangue.
  • Um esgotamento muito rápido da quantidade de glicose no sangue.

Em qualquer destes casos, é importante ter em conta algumas medidas preventivas para evitar uma queda de açúcar repentina que possa colocar em risco o bem-estar do paciente.

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Para prevenir a hipoglicemia é importante realizar várias refeições por dia, de preferência entre 5 e 6, respeitando sempre os horários e sem pular nenhuma refeição. Como o corpo tem uma maior demanda de glicose, é importante dar-lhe constantemente alimentos para que possa obtê-lo desta fonte.

As pessoas com tendência à queda de açúcar devem estabelecer um horário de alimentação que deve ser respeitado sempre.

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Os alimentos consumidos devem incluir carboidratos complexos, que têm açúcar de lenta absorção, alimentos ricos em fibra e em menor medida alimentos com gorduras insaturadas. É importante controlar a qualidade dos alimentos que se consomem para garantir que ofereçam uma boa contribuição de açúcar ao corpo.

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Um aspecto-chave para prevenir a hipoglicemia e impedir que uma queda de açúcar afete severamente a nossa saúde, é ter sempre à mão alimentos ricos em açúcar, deste modo quando forem sentidos os primeiros sintomas , estes poderão ser atacados de forma rápida. Convidamos você a consultar nosso artigo alimentos para aumentar o açúcar para você descobrir os ingredientes mais indicados e fáceis de transportar.

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Além disso, é importante não realizar atividade física excessivamente extenuante, pois esta fomenta a descida nos níveis de glicose do corpo, podendo levar a uma queda de açúcar. Em pacientes com hipoglicemia é importante medir o nível de glicose antes da prática esportiva e ingerir um alimento rico em açúcar se o mesmo for inferior a 100 dg/dL. Uma banana ou uma maçã são boas alternativas.

Dica: Acesse esse artigo para saber quais são os valores normais de glicose no sangue.

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Além disso, para prevenir a hipoglicemia é importante:

  • Evitar a ingestão excessiva de álcool, especialmente quando se está em jejum.
  • Controlar rigorosamente a alimentação e evitar a desordem nas refeições, que pode levar a uma queda de açúcar.
  • Seguir ao pé de letra as recomendações médicas para manter ao máximo a saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a hipoglicemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

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