As manchas roxas e contusões

Como prevenir manchas roxas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 setembro 2017
Como prevenir manchas roxas
Imagem: lifeline.de

As manchas roxas ou hematomas costumam ocorrer quando após um forte golpe, os vasos sanguíneos da zona afetada se rompem dando lugar a essa característica marca escura, em maior medida de cor roxa, que aparece em nossa pele. Embora estejam muito associadas a quedas e batidas, muitas pessoas podem ter tendência ao aparecimento de manchas roxas sem razão aparente, nestes casos é conveniente estar atento a alguns aspectos para evitar sua presença. Em umComo.com.br explicamos como prevenir manchas roxas.

Passos a seguir:

1

À medida que envelhecemos, e como nossa pele vai se tornando mais fina e fraca, temos maior tendência a sofrer de manchas roxas. No entanto, aquelas pessoas com problemas circulatórios sofrem mais com as manchas roxas quando ocorre qualquer simples batida, ou inclusive sem razão aparente. Nestes casos é importante tomar algumas medidas que podem ajudar a evitar seu aparecimento.

2

Para começar é recomendável realizar atividade física para melhorar a circulação sanguínea, deste modo as possibilidades de sofrer de hematomas perante qualquer batida são reduzidas, além de favorecer sua saúde geral.

Como prevenir manchas roxas - Passo 2
3

O aumento na ingestão de vitamina K, que favorece a coagulação sanguínea, é também uma excelente alternativa para prevenir manchas roxas e melhorar a aparência de sua pele. As verduras de folha verde costumam ser ricas neste nutriente, por isso é recomendável somar à sua dieta alimentos como brócolis, espinafre, acelga ou soja.

Como prevenir manchas roxas - Passo 3
4

Os bioflavonoides, um tipo de antioxidante conhecido como a vitamina P, influenciam de forma favorável na circulação sanguínea, a produção de colágeno e a absorção da vitamina C, por isso sua ingestão frequente ajudará você a prevenir as manchas roxas de forma eficiente. Este nutriente encontra-se em alimentos como as frutas cítricas, pimento, feijão ou uva.

Como prevenir manchas roxas - Passo 4
5

Você também pode optar por ingerir algum suplemento farmacêutico que ajude a melhorar a circulação sanguínea, prevenindo assim as manchas roxas. Na farmácia existem várias alternativas para consumo; consulte seu farmacêutico para escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.

6

Leve em conta que se apresentar hematomas frequentemente e desconhecer sua origem, é necessário que visite seu médico para uma revisão. Condições como as plaquetas baixas, carências nutricionais importantes e outras patologias podem levar a este sintoma.

Veja também: Por que tenho manchas roxas nas pernas?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir manchas roxas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lifeline.de
1 de 4
Como prevenir manchas roxas