Partilhar

Como tratar uma unha roxa

Como tratar uma unha roxa

As unhas roxas ou unhas negras costumam aparecer depois de um forte golpe, mas também aparecem de forma frequente em quem sai para correr médias e longas distâncias, devido aos microtraumatismos constantes que acabam causando hematomas sob as unhas, deixando-as roxas com sangue acumulado. Este problema, tanto antiestético como incômodo, se não for cuidado a tempo, pode conduzir à perda da unha, que cairá ao se iniciar o crescimento de uma nova por baixo. Para saber como tratar uma unha roxa e conseguir que o hematoma desapareça, entenda todas as causas e tratamentos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como prevenir manchas roxas

Unha do pé roxa, o que pode ser?

A unha roxa e dolorida nem sempre significa que ela está machucada por pancada, apesar de ser a causa mais comum.

Quando não se trata de um golpe, é conveniente identificar as causas pelas quais o traumatismo aparece, para poder realizar algumas mudanças quanto ao uso e escolha do calçado ou do estilo de rotas para correr, com o objetivo de prevenir futuros hematomas:

Unha machucada por pancada

A unha roxa é produto de um traumatismo local que pode ser produzido por um golpe forte, pela queda de um objeto muito pesado na zona e também pela repetição constante de um mesmo pequeno golpe nesta área, algo que acontece com frequência nos atletas. Pode originar um hematoma debaixo da unha.

Unha roxa por causa do sapato

Se a unha roxa estiver no pé e não for causada por um golpe, ela pode ter aparecido pelo uso de calçados inadequados e muito apertado na ponta, o que gera pressão na unha afetada e aparência de sangue preso na unha. Neste caso, além de procurar um podólogo e seguir os conselhos deste artigo, é essencial que você avalie os sapatos que costuma usar. Sugerimos as dicas do artigo sobre como escolher os sapatos adequados para evitar o retorno deste tipo de problema.

Unha roxa e dolorida porque está muito comprida

Ter as unhas do pé muito compridas ou apresentar uma deformidade nas mesmas, aumentando a possibilidade de que qualquer pequeno golpe gere traumatismos. No caso dos atletas, trata-se de um problema comum em quem costuma correr em descidas.

Mas na hora de tratar uma unha roxa é importante agir rápido pois após os primeiros 3 dias da lesão já não será possível drenar o sangue acumulado na zona: a unha ficará preta até crescer ou até aparecer uma nova.

Unha roxa por micose

Os fungos nas unhas também podem se manifestar pela coloração roxa, amarela ou marrom. Se você já descartou as possibilidades anteriores, observe sintomas de micose nas unhas além das cores como elas estarem mais grossas, quebradiças, descamando, opacas, com pus, cheiro estranho e uma espécie de pozinho. Se você notou qualquer um destes sintomas junto à cor alterada, é muito provável que seja micose.

Doenças que causam unhas roxas

As unhas dos pés ou das mãos roxas também podem indicar problemas de saúde cujo diagnóstico precisa ser feito por um médico mediante avaliação de outros sintomas e exames específicos.

As doenças mais comuns que causam unhas roxas estão relacionadas ao funcionamento dos rins, figado, sistema cardiovascular e respiratório e são:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Encocardite bacteriana;
  • Enfisema;
  • Insuficiência adrenal crônica;
  • Meningite;
  • Policitemia;
  • Septcicemia.

Unha roxa pode ser por causa do frio?

Sim. Temperaturas baixas podem justificar uma leve coloração roxa das unhas no frio pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, cujos efeitos da melhor circulação sanguínea são mais facilmente perceptíveis nas pontas dos dedos das mãos e dos pés. No entanto, antes de justificar o frio como causador desse escurecimento, considere também os outros fatores e, principalmente, se não está usando sapatos fechados muito apertados, que também podem explicar porque você tem a unha roxa no frio.

O que fazer quando a unha fica preta ou roxa?

Não adianta tentar disfarçar a unha roxa com esmalte ou arrancando, isso só vai piorar a situação.

Se você tem certeza que a unha está roxa por pancada ou sapato fechado e não se trata de nenhum problema mais sério ou micose, assim que notar que a unha começou a ficar roxa, você deverá drenar o sangue acumulado na zona com o objetivo de evitar que fique preta. A primeira coisa que deve saber é que se trata de um procedimento que não dói, no entanto deve realizá-lo com muito cuidado para obter melhores resultados.

Existem duas formas de fazê-lo: usando um clipe ou a agulha de uma seringa nova; vamos explicar ambos os procedimentos de seguida.

Como tirar sangue pisado da unha com seringa

Para tratar a unha roxa com uma agulha de seringa, você precisará de:

  • Álcool, iodo ou qualquer outro líquido para desinfetar.
  • Uma seringa nova.

Então, siga o passo a passo:

  1. Aplique, com um algodão, o álcool ou iodo na zona para a desinfetar;
  2. Depois pegue na agulha e com muito cuidado enterre-a pouco a pouco no centro da zona roxa da unha. A ideia é que abra um buraquinho na unha para que o sangue possa se drenar, portanto é um procedimento que não dói já que não deverá tocar na pele que se encontra por baixo;
  3. Quando tiver aberto o pequeno orifício, o sangue começará a drenar;
  4. Deixe que o faça por completo e depois desinfete e cubra com uma gaze ou bandagem.

Unha roxa machucada: como tratar com um clipe

Se você preferir um clipe para tratar a unha roxa por pancada então precisará de:

  • Um clipe reto
  • Um isqueiro
  • Álcool ou iodo

O procedimento é o seguinte

  1. Primeiro desinfete a área aplicando álcool ou iodo sobre a unha com um algodão;
  2. Depois pegue no clipe previamente esticado e esquente a ponta com a ajuda de um isqueiro;
  3. Quando estiver vermelho, coloque diretamente na unha no centro da zona roxa;
  4. Você deverá repetir este processo todas as vezes necessárias até abrir um buraco na unha e começar a drenar o sangue;
  5. Depois de drenar, desinfete e aplique um band aid ou curativo.

Como aliviar a dor de pancada na unha

Para reduzir a dor produzida pelo traumatismo que causou a unha roxa você pode tomar analgésicos de venda livre como o ibuprofeno. Você também pode aplicar gelo na unha roxa, pois esta é a melhor solução para hematomas. É recomendável ir ao médico se:

  • O golpe produziu uma forte dor no dedo.
  • Se tiver muitas dificuldades para mexer o dedo ou não o sentir.
  • Se após 3 dias do golpe continuar com uma dor intensa.

Como tratar unha roxa por micose

Se você percebeu que a causa da sua unha escura é micose, assim como nos outros casos o ideal é sempre ir a um especialista. Enquanto você não marca a consulta, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar. Sugerimos estes dois artigos com dicas sobre como tratar a unha roxa por micose:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma unha roxa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar uma unha roxa

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Luis fernando
Minha unha do dedo indicado do pé esta roxa e amanhã eu tenho jogo de futebol na minha escola
Ana Beatriz
A minha unha ta saindo e amanhã eu tenho jogo pra ir.Como que eu faço para tirar sem doer ?
A sua avaliação:
EuLáli
Eu bate a unha do meu dedinho do pé em uma porta de guarda roupa desmontado (estou de mudança), emfim, meu dedo sangrou pelos lados, a unha aparentemente se descolou da pele, porém um liquido branco saiu debaixo da unha. Eu preferi não drenar o sangue pq tive medo que esse liquido branco fosse essencial. Não é pus já que foi segundos após a pancada. Isso foi hoje, não sei o q fazer, não consigo colocar meias não sei como irei sair de casa amanhã. Vocês podem me ajudar, ou nesse caso é melhor procurar um médico?
Editor umComo.com.br
Oi EuLáli! Recomendamos que você procure um médico com urgência.
ODAIR
Perfeito, o alivio foi imediato, procedimento foi realizado conforme artigo acima. Muito obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Odair! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
ANTONIO FELIX NETO FELIX
BOM DIA. ÁGUA MORNA SERVE PARA AMENIZAR A DOR DA UNHA ROXA?
ELZA MARIA RIBEIRO RIBEIRO
Eu dei uma topada na escada de casa, a unha está preta e tem certas oras que começa a doer o que eu poço fazer !
A sua avaliação:
Sergio
Quem pesquisar sobre o assunto e cair nesta página, posso garantir que o método do clips funciona, pois acabei de testar na unha do meu pé que ficou roxa devido ao uso de chuteira nova. Fiz porque chequei outras fontes também que falavam deste método do clips. Obviamente fiz com receio e medo de perfurar a unha e chegar na pele com o clips quente, mas em contato com a unha ele já esfria bem e fui fazendo várias vezes até perfurar com calma, e quando consegui praticamente "jorrou" sangue. Mas principalmente fiz porque dizem nos sites que a unha cai, e isto não quero, porque senão fico quase dois meses sem jogar! :) Obrigado pela matéria!
Editor umComo.com.br
Oi Sergio! Que bom que a matéria te ajudou. Continue acompanhando o umCOMO :)
Tallisr2@gmail.com
Vou fazer esses procedimento pra não perde minha unha, ela ta roxa do lado e ta latejando mais tirei o sangue tirei ja 2 vezes
A sua avaliação:
Nivaldo
Dicas boas, fiz o procedimento com seringa, funcionou corretamente.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Nivaldo! Que bom saber que a dica deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como tratar uma unha roxa
Como tratar uma unha roxa

Voltar ao topo da página