Partilhar

Como tratar a flebite

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a flebite

A flebite ocorre quando se inflama uma veia, geralmente de uma perna. Trata-se de uma inflamação que pode ser espontânea ou devido à penetração de um vírus, pus ou matéria estranha ao organismo da pessoa que sofre dela, entre outras causas da flebite. Embora possam não aparecer sintomas, também é possível que se formem dilatações ou protuberâncias nas veias devido ao trombo e, às vezes, a pessoa sofre de febre com calafrios e dores pulsantes. Para que possa saber mais sobre esta doença, neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como tratar a flebite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a flebite com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que a flebite é uma doença que deve receber tratamento médico urgente para reduzir assim o risco de trombose que pode surgir devido ao coágulo sanguíneo. Deste modo, os especialistas deverão administrar os medicamentos anticoagulantes apropriados para desfazer o trombo ou coágulo e reduzir por sua vez a inflamação.

2

Embora nos primeiros dias de tratamento seja conveniente que a pessoa que sofre de flebite repouse na cama para evitar assim situações estressantes, a verdade é que o sedentarismo é um dos principais inimigos desta condição. Além de evitar este fator de risco, encontrará também outras recomendações a seguir para prevenir a flebite.

3

Será recomendável também elevar a extremidade afetada para facilitar assim a circulação do sangue. Recomenda-se levantar a perna ou o braço acima do nível da cabeça para facilitar o risco sanguíneo.

4

Do mesmo modo, as aplicações de frio-calor na zona afetada podem ajudar também no tratamento da flebite. No entanto, deve se lembrar que nunca deverá aplicar gelo diretamente sobre a pele, visto que poderia causar queimaduras na pele. É por isso que deverá recorrer a compressas frias ou cobrir o gelo com um pano limpo, assim como cataplasmas para aplicar calor.

5

As pessoas com flebite deverão manter-se hidratadas a todo o momento, visto que a desidratação é outra das possíveis causas da formação de coágulos. Assim, será recomendável beber água e outros líquidos (sucos, bebidas não carbonatadas, infusões,...) em quantidades abundantes, pelo menos uns dois litros por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a flebite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte o nosso artigo sobre a prevenção da flebite e siga todos os passos.

Escrever comentário sobre Como tratar a flebite

O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
waldyr
como usar arnica para tratamento da flebite?
A sua avaliação:
Sidney Alencar
Foi muito útil o artigo, tomarei alguns cuidados a partir dessas informações.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Sidney! Que bom que as dicas foram úteis. Rápidas melhoras!
luzia Fernandes
Eu tomei soro ,e a veia estourou, E virou febrite,e o braço está muito dolorido ,e a veia alta e dolorida também ,o que fazer.
Izabel Braconi Antoniassi
Agradeço a dica só em dizer que é preciso beber muita a água ja foi muito bom pois não bebo quase nada .Obrigado.
Miriam Almeida
Olá, sou portadora de fibromialgia, de quase 1 ano pra cá tive que parar de trabalhar, pois não aguentava as dores. Tenho protrusão em L4-L5, além de outros problemas na coluna, na bacia, edemas nos glúteos médios e mínimos, protrusão nos fêmures, tendinopatia. Nos punhos, além do problema sinovial, tenho um cisto e nos joelhos (sempre inchados), tem cisto de Baker. Além disso tenho lipomas, inclusive nas axilas apareceu algo do tipo do cisto de Baker, mas também parecia lipoma.. Bem, dores sinto todos os dias, uns mais outros menos, mas de uns dias pra cá, a perna direita está doendo bem mais que a esquerda, a panturrilha fica endurecida, não é câimbra, mas como tenho passado muito tempo na cama, até pela depressão que estou, fico com medo de poder ser o começo de uma flebite. Muito grata.
Vera
Boa tarde. Fiz uma cirurgia de varizes, há 5m, e ficou com feblite, ou seja já estava, foi feito tratamento antes, mais não resolveu por completo, até hoje continuo com o problema, vou fazer o tratamento de gelado pra ajudar, pois estou tomando medicamentos receitados pelo médico, espero que tenha bons resultados. VERA
Judite
Como tratar febrite nas pernas com plantas medicinais
Marcos Augusto Campana
Fui diagnósticado com flebite, mas a Dra q me diagnosticou-me não recomendou repouso do uso de remédios. O repouso e essencial?
Lisa
Ola!Tenho 43 anos e desde 2010 sofro com a flebite! Tomo remedios para a circulacao desde entao e aspirina prevent quando noto a flebite e cada vez ela esta maior. Tenho varizes e a safenas das duas pernas estao comprometidas e segundo o medico, sao elas que estao acabando com minhas pernas e causando riscos. Em breve farei cirurgia e aconselho, caso o.medico sugira tb a cirurgia, que vcs nao adiem,.Sei que cada caso é um caso, mas se eu tivesse feito a cirurgia aos 30 anos, como foi sugerido, eu nao estaria passando pelo q passo hj, pois alem da dor, as vzs minhas pernas ficam quentes e inquietas, preciso andar! Tdo é mto incomodo! Boa sorte a todos!
giovana anchieta
Olá já tive uma tranbose uma ulsera varicasa e estou com uma flebite no tornozelo esquerdo....tem uma veia q passa por cima do osso do tornozelo....meu deus foi demais....ja fui ao medico.....estou tomando venalil de 12 em 12hrs a uma semana e ador não passa....oq fasso....ador e muita principalmente quando tento caminhar....
Sheila
Vitamina k2 , estou tomando e não sinto mais dor. 1 cápsula 1vez ao dia ,após às refeições.

Como tratar a flebite
Como tratar a flebite

Voltar ao topo da página